Case de marketing digital para supermercados: conheça o projeto do Mart Minas
A maior rede de atacarejos de Minas Gerais ampliou sua presença digital para realizar um grande projeto de expansão de negócios. O resultado: mais de 5 milhões de pessoas impactadas e inauguração de lojas.
A iniciativa
Em 2021, o Mart Minas tomou a decisão de executar um grande projeto de expansão de negócio. O período era de incertezas, tendo em conta que o mercado como um todo acabava de passar pelos momentos mais críticos da pandemia.
Mesmo assim, o maior atacarejo de Minas Gerais viu no marketing digital para supermercados uma oportunidade para gerar maior impacto e novos negócios.
Assim, formou a parceria com a Macfor, agência de marketing digital full service especializada em supermercados, para executar seu projeto de expansão de negócios e alcançar a meta de ser o maior player do varejo supermercadista no digital.
Nesse sentido, a Macfor se tornou a parceira estratégica para garantir o alcance das metas e a superação dos desafios atuando em frentes como as seguintes:
- sendo uma agência de marketing de performance para entregar a sua autoridade em plataformas como o Google Ads, construindo jornadas que permitem registrar e monitorar o histórico das ações online.
O panorama
O Mart Minas é o atacarejo mais importante do estado de Minas Gerais, pois está presente em 95% das cidades mineiras acima de 100 mil habitantes e segue consolidando a sua autoridade no segmento nas cidades menores e seu entorno.
Sua atuação de alta performance se dá no B2B e B2C em razão da sua alta qualidade no atendimento e nos mais de 10 mil produtos oferecidos.
O plano de expandir a empresa a nível nacional faz parte de um projeto que visa alcançar a marca de 75 lojas em operação nos próximos anos para levar a qualidade do Mart Minas, inclusive, para outros estados do Brasil. Para isso, o grande player mineiro viu no digital a possibilidade de expandir a nível nacional com menor custo e menos riscos.
Dados do setor supermercadista nos últimos anos
De acordo com levantamentos da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados – 2021, apesar da incerteza econômica se fazer presente na maior parte dos lares brasileiros, para o setor supermercadista o ano foi de crescimento.
Esse aquecimento se percebeu por meio dos seguintes números:
- R$ 611,2 bilhões de faturamento anual;
- mais de 7% de representação do Produto Interno Bruto (PIB).
- mais de 3,1 milhões de empregos diretos e indiretos gerados pelo varejo alimentar.
Os especialistas da ABRAS atribuem esses índices positivos a uma operação que também cresceu: o número de estabelecimentos aumentou e com isso a capilaridade da distribuição e da comunicação dessas empresas com o público também se ampliou.
Diante desse cenário, 2021 era ao mesmo tempo um momento promissor para o projeto de expansão do Mart Minas, mas também o um período de elevada competitividade. Então, uma estratégia de marketing digital para supermercados foi o caminho para atingir as metas e sair na frente da concorrência.
A estratégia
Ao formar a parceria estratégica com uma agência de marketing digital especializada em supermercados, o primeiro passo foi fortalecer os canais digitais. Assim o Mart Minas contou com a Macfor para criar uma estratégia de conteúdo focada em:
- encantar novos clientes;
- fidelizar clientes em um mercado extremamente competitivo;
- destacar e declarar a autoridade da marca em um cenário marcado pela atuação de players gigantescos do varejo supermercadista.
Vale destacar que as redes sociais têm um impacto imenso nos resultados financeiros do varejo. Um estudo do Think With Google aponta que um terço de todo o investimento em marketing digital para supermercados vai para as estratégias de social media.
Uma das razões para essa importância tão grande das mídias sociais no varejo, é que esses canais facilitam a produção de user generated content, isto é, o conteúdo gerado a partir do comportamento do usuário. Além disso, as redes sociais são um lugar propício para transformar seguidores em propagadores das marcas.
Estratégia de marketing de performance para supermercados
Além de criar conteúdo e fazer todo um planejamento de social media para impactar mais pessoas e gerar mais clientes, o Mart Minas queria uma solução para um grande desafio das empresas de varejo supermercadista: ser uma marca top of mind também no digital.
Para isso, a parceria com a Macfor se mostrou ainda mais relevante, tendo em vista que ser uma marca de autoridade lembrada em todas as etapas da jornada de compra demanda vários processos complexos. Além disso, identificar as estratégias digitais que aceleram essa jornada é um processo ainda mais minucioso.
Assim, o projeto de marketing digital do Mart Minas inclui monitorar a performance a fim de analisar os resultados das campanhas online. Nesse contexto, o atacarejo também conta com a expertise da Macfor em Analytics, para explorar os recursos das sofisticadas ferramentas de análise, mensuração e rastreamento de dados que existem hoje.
Próximos passos
A partir das etapas apresentadas, além de alavancar a performance digital, o Mart Minas garante o monitoramento constante de todas as ações online por meio do histórico de performance.
Com os dados gerados a partir das estratégias realizadas, será possível analisar e mensurar com precisão os resultados de cada processo para determinar o que é satisfatório e o que não é. Dessa forma, as ações data driven permitem a contínua melhoria das campanhas, identificando o que deve ser alterado ou mantido.
Os resultados
Com a contribuição das estratégias digitais, o Mart Minas inaugurou vários pontos de venda físicos entre 2021 e 2022 e hoje conta com mais de 50 lojas no estado de Minas Gerais.
A colaboração das estratégias de marketing digital para supermercados nessa expansão se vê pelas seguintes métricas:
Números do 2º trimestre de 2022
+ de 2,7 milhões de contas impactadas em social media.
+ de 15,2% de crescimento no alcance no comparativo mês a mês até maio deste ano.
+ de 2,4 milhões de novas contas impactadas.
+22,22% de novos seguidores no Facebook.
+ de 12,42% de novos seguidores no Instagram, alcançando quase 100 mil novos followers ao perfil só nesse segundo trimestre.
+ de 161 mil visitas às lojas impulsionadas por Google Ads entre setembro de 2021 e julho de 2022.
+60,5% dos comentários com elogios, sugestões ou críticas nas redes sociais são positivos.
+de 900 criativos por mês exibidos em 50 campanhas realizadas mensalmente.
Vale destacar que este alto volume de conteúdos produzidos no prazo certo e com peças completamente corretas em relação aos textos e preços dos produtos apresentados é um fator essencial para o sucesso das campanhas online do varejo. Isso, de fato, contribuiu para alcançar ótimos resultados em curto e médio prazo.
O squad
Para esse grande projeto de expansão de negócios do Mart Minas, a Macfor formou um squad que teve como Project Manager Officer um especialista em varejo supermercadista.
Por ser uma agência full service, a Macfor disponibiliza squads multidisciplinares para cada conta. Assim, o time responsável pelo projeto do Mart Minas conta com especialistas em data science, conteúdo do varejo e do setor supermercadista, social media, performance digital, atendimento e fluxo.
Agência Google Partner Premier
A Macfor é Google Partner Premier, por isso seus squads entregam aos clientes os maiores benefícios e ferramentas especiais do Google, já que esse é um selo que somente os 3% de empresas do país com melhor desempenho em Google Ads tem.
Faça como o Mart Minas e outros grandes supermercados do Brasil: expanda os seus negócios com marketing digital para o varejo.
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