Big techs: 3 gigantes do digital que inspiram o TikTok
Nos últimos anos, ser mais como o TikTok tem se tornado o objetivo de muitas empresas, mesmo que elas não admitam. Os apps mais parecidos com a plataforma de vídeos curtos, por exemplo, adquiriram novos recursos com as mesmas funcionalidades que o novo rival: o Instagram vem se tornando uma rede social de vídeos e o YouTube lançou os Shorts.
Mas o TikTok também trabalha para ser mais como alguns outros players e é sobre eles que vamos falar neste artigo. Quem são as big techs que inspiram a plataforma chinesa e de quais soluções deles ela pretende criar uma concorrente à altura.
Confira.
Ser igual ao TikTok
A rede social de vídeos verticais da empresa chinesa ByteDance fez tanto sucesso em todo mundo que “ser igual ao TikTok” se tornou uma estratégia de negócio para todos os tipos de empresas, pequenas, médias, grandes e até as big techs.
O que pode explicar o fato de que até as corporações gigantes do mundo estão aderindo ao fenômeno da TikTokficação, é a forma como a plataforma transformou a cultura como um todo, influenciando no modelo como as marcas e as pessoas se comunicam e produzem conteúdo. Por isso, mesmo as big corps buscam formas de incluir recursos do TikTok nas soluções que oferecem.
E o TikTok, por sua vez, é totalmente original ou nutre uma admiração mútua por essas empresas que se inspiram nele? As notícias do mercado digital mostram que, sim, o TikTok também olha para as big techs com muito interesse, tanto que ele já vem desenvolvendo soluções avançadas para competir diretamente com eles.
Quem são essas big techs e quais soluções delas inspiram o TikTok? É o que vamos ver agora.
O que são as big techs
Primeiramente, é válido fazer uma definição do que são as big techs até para deixar claro por que esse tipo de corporação tem o potencial de inspirar até mesmo o aplicativo mais popular do mundo.
Big techs são as maiores empresas de tecnologia que dominam o mercado global nos seus respectivos setores. Seus produtos e serviços são usados no mundo todo, porque, além da sua qualidade e eficiência, eles asseguram os usuários em relação a questões de privacidade e segurança.
A partir desse conceito, você já pode concluir quais são as big techs do mundo e já deve ter se lembrado de quais serviços dessas corporações você mais usa no dia a dia.
Big techs em maior concorrência com o TikTok
As big techs que mantêm uma maior rivalidade com o TikTok, de acordo com o que fica mais evidente para o grande público, são a Meta e o Google.
As provas disso são que o Instagram, da Meta, criou o reels para se igualar ao TikTok e cada vez mais vem se consolidando como um app de vídeos e o YouTube, do Google, lançou o Shorts, também uma opção para disputar a audiência dos vídeos curtos e verticais.
A Amazon também está testando um feed com uma estética e uma dinâmica bem baseada nas do TikTok e vem expandindo seus recursos de compras em livestream.
Além dos gigantes, o Spotify vem fazendo experimentos, desde 2021, de um recurso de descoberta de novidades que lembra bastante a estrutura de algoritmos do app de vídeos.
TikTok desenvolve novos recursos para concorrer com big techs
Não é só as big techs que olham para o TikTok e criam novos recursos para competir com o app mais popular do mundo. A plataforma chinesa também vem desenvolvendo projetos para competir frente a frente com esses gigantes.
Confira os novos projetos do TikTok.
TikTok vs Google
O TikTok está mirando no Google Search e já se estabeleceu como um rival de peso, porque o próprio vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan, disse em uma conferência, em julho deste ano, que quase 40% do público mais jovem deixaram de usar o recurso de busca da sua plataforma quando procuram por lugares para comer, beber ou ter algum tipo de entretenimento. Agora eles usam o Instagram e, principalmente, o TikTok.
Isso tem boas razões para estar acontecendo, inclusive, entre o público adulto. Quando você busca por algum barzinho na sua cidade no Google, por exemplo, milhares de resultados aparecem. No TikTok, por outro lado, a mesma pesquisa terá menos resultados, no entanto, eles serão bem mais dinâmicos com vídeos curtos feitos dentro do bar, com as pessoas se divertindo, mostrando as opções de consumo, etc.
Para se manter à altura do rival nesse quesito, além de fazer uma espécie de cópia do TikTok, o YouTube Shorts, o Google planeja indexar vídeos do TikTok e do Instagram no recurso de busca, assim o futuro pode apresentar ao usuário uma experiência de mescla entre Google Search e TikTok e Instagram.
TikTok vs Amazon
TikTok se inspira, inclusive, em recursos das big techs que vão além de melhores experiências para usuários de redes sociais. A plataforma chinesa está planejando construir seus próprios centros de distribuição nos Estados Unidos a fim de criar uma cadeia de suprimentos eficiente para quem compra produtos pela sua interface.
Isso revela que o TikTok está comprometido em avançar na sua operação de e-commerce e competir frente a frente com a Amazon.
Porta-vozes do TikTok já disseram que com isso pretendem oferecer serviços de armazenamento, entrega e customer experience para, além de aumentar a satisfação dos clientes, melhorar a capacidade e a eficiência dos comerciantes em vender mais e ter uma operação cada vez melhor.
Tudo indica que o TikTok acaba de destravar uma grande fonte de lucros em potencial.
TikTok vs Spotify
O TikTok também está com planos para competir de igual para igual com os gigantes dos streamings de áudio. Sim, o aplicativo de vídeos curtos está focado também em crescer no mercado da música.
Como você já deve saber, geralmente, o usuário ouve alguma música no TikTok e deixa o aplicativo para procurá-la em algum streaming como o Spotify. Mas o TikTok não quer mais que esse abandono de plataforma aconteça. Sua estratégia, portanto, foi criar o seu próprio streaming de música.
O Resso, plataforma de música do TikTok já existe e funciona como um Spotify com mais cara de rede social. Com seu streaming já desenvolvido, o TikTok contempla um mercado de players que já devem se preparar para um novo e poderosíssimo concorrente.
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