Black Friday dos supermercados: por que o setor vai faturar mais no evento deste ano
A Black Friday aquece muito o varejo, sobretudo, o e-commerce. Por essa razão, a data é muito associada às marcas de comércio eletrônico, inclusive, entre as empresas mais buscadas no Brasil durante as promoções do evento estão: Amazon, Casas Bahia, Americanas e Submarino, como você pode verificar no Google.
Este ano, no entanto, devemos ter um fenômeno que deve ficar conhecido como a Black Friday dos Supermercados. A data deve ser a mais promissora dos últimos anos para o varejo supermercadista.
Os motivos para essa novidade animadora para o setor são uma combinação de fatores que você vai conhecer neste artigo, além de descobrir como explorar melhor esse período de oportunidades e transformações.
Entenda o que ocasionou a Black Friday dos supermercados
Embora a Black Friday seja uma data muito mais associada à compra de produtos para os quais o consumidor se planeja para adquirir, 2022 deve ser um ano diferente e muito melhor para o varejo dos produtos de consumo rápido durante o período do evento.
A razão, entre outras, para este acontecimento é a coincidência de calendários entre a Black Friday e a Copa do Mundo.
Agora, você vai entender por que essa interseção de datas é tão vantajosa para o varejo supermercadista, quais outras vantagens o período também pode trazer para o setor e como explorar a dinâmica do sucesso de vendas que só vai acontecer exatamente nesta época especial.
Black Friday e Copa: combinação ideal para campanhas de marketing digital para supermercados
A intenção de compras durante as promoções de Black Friday é mais voltada a produtos mais caros que ganham uma margem de desconto na data. No entanto, em 2022, o interesse do consumidor será atraído por produtos relacionados à Copa do Mundo, que vai começar bem na semana da BF.
Por essa razão, os supermercados já podem contar com uma procura muito maior de bebidas, itens para churrasco e produtos de limpeza, que geralmente são as categorias mais procuradas em períodos de competições que movem as torcidas nacionais.
Dados que indicam o sucesso da Black Friday dos supermercados
Em vista de uma maior procura de itens de consumo rápido durante o período da Black Friday, o varejo supermercadista pode aproveitar a oportunidade para fazer promoções ainda maiores dessas categorias marcando a sua performance no evento.
Segundo um levantamento da Nielsen sobre esta coincidência do calendário, a Black Friday deste ano deve contar com consumidores que vão comprar motivados pelo apreço por futebol, uma parcela de 87%, e também com os mais aficionados pelo esporte, os 65% que se consideram fãs e não vêem problemas em gastar mais por isso.
Outros índices que se elevam devido a essa combinação são a procura por cupons e acesso exclusivo a promoções personalizadas.
Isso é muito vantajoso para os supermercados, pois os cupons são justamente os benefícios associados a compras de menor valor como itens alimentícios e delivery de refeições. 75% dos consumidores devem ficar mais atentos aos cupons.
A busca por promoções personalizadas também é mais um ponto positivo para o varejo supermercadista, pois mostra que o consumidor está mais propenso a aderir aos programas de fidelidade que concedem descontos exclusivos para os associados em troca dos seus dados de cadastro. 40% é a parcela com maior interesse nesse tipo de promoções.
A Black Friday dos supermercados e o super trimestre
Além dessa série de fatores positivos, o varejo de forma geral têm a expectativa de um aumento de vendas que deve render um super trimestre. Mais um grande fenômeno que se deve à combinação do calendário:
Black Friday + Copa do Mundo + 13º salário + festas de fim de ano.
Embalado por essa soma de eventos, o consumidor, de acordo com levantamento do Think With Google, apresenta as seguintes intenções de compra:
- 93% devem comprar eletrodomésticos;
- 92% devem comprar TV’s;
- 26% devem comprar alimentos;
- 25% devem comprar bebidas;
- 19% devem comprar roupas e acessórios para casa;
- 17% devem comprar moda esportiva.
De forma geral, os itens mais comprados na Black Friday dos supermercados devem ser:
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