Futuro dos negócios: 3 previsões que todo gestor de marketing deve conhecer já
O planejamento é uma constante na vida do gestor de marketing, pois além de se preparar para todas as campanhas e estratégias, este é um setor que também precisa se planejar para a inconstância própria do mercado. As tendências que estão sempre mudando, as instabilidades econômicas e tudo aquilo que enche de incertezas o futuro dos negócios.
Por essa razão, ter ferramentas e um perfil analítico capaz de extrair o máximo de insights para prever circunstâncias futuras a fim de aumentar o poder de adaptação, especialmente das estratégias de marketing digital é essencial.
Os recursos mais poderosos de análise que têm sido utilizados pelos profissionais de marketing digital nos últimos anos, já obtiveram um volume de dados grande e bastante consistente para fazer algumas previsões de como serão os cenários e as mudanças em relação à próxima década.
Em vista disso, confira 3 previsões do futuro dos negócios para os próximos 10 anos e como a área de marketing digital já pode se preparar para se adaptar a algumas transformações.
1 Ferramentas de automação de marketing serão ainda mais relevantes
O marketing digital tem cada vez mais recursos para garantir que a entrega da mensagem correta aconteça para o público certo no momento certo. Por isso a inteligência artificial está cada vez mais presente em ferramentas e em constante evolução para que essa dinâmica se torne cada vez mais assertiva.
Com as restrições da nova Lei Geral de Proteção de Dados, a IA não se tornou apenas um diferencial das ferramentas avançadas, mas sim requisito básico para qualquer estratégia de comunicação online que usa abordagens personalizadas e segmentação de público.
Ferramentas de inteligência artificial
Por ter se tornado uma necessidade do marketing digital, as ferramentas baseadas em IA se tornarão ainda mais práticas e intuitivas na próxima década.
Cumprir as diretrizes da LGPD deve ser menos complexo para que as marcas possam realizar suas estratégias em escala cada vez maior, oferecendo recursos de automação de marketing que vão ter maior aprimoramento na seleção de criativos, orçamentos, lances e ir além.
Nos próximos, 10 anos, de acordo com o próprio Google, que já realizou diversos upgrades nesse âmbito de performance, com essas possibilidades os anúncios online serão ainda mais específicos, personalizados, atendendo os alto padrões de privacidade que já existem e evoluindo com novas especificidades que podem surgir com o tempo.
2 Geração Z deve priorizar ainda mais as marcas que expressam seus valores
O futuro dos negócios deve contemplar uma geração Z que já é muito fiel aos valores relacionados ao respeito à diversidade racial, étnica e cultural, e que vai amadurecer e consolidar esses princípios.
Hoje, essa faixa de consumidores já têm grandes expectativas em relação às marcas nas quais elas investem e se tornarão ainda mais seletivas.
Isso deve acontecer não só porque, a geração Z vai ficar ainda mais restritiva, mas pela razão de que todas as gerações estão, em alguma medida, desconstruindo e redefinindo suas percepções de gênero e equidade. Portanto, além dos mais jovens, os públicos mais velhos também devem se tornar mais críticos.
Políticas internas
Além de repensar a comunicação, nos próximos 10 anos, as marcas devem reconfigurar suas políticas internas, posicionamentos e alinhamentos políticos.
Outro fator muito importante e que vai ficar cada vez mais forte é que as empresas devem construir uma identidade forte com princípios muito claros. Isso se deve à questão de que a história das empresas será vista e considerada pelo público não só pela publicidade das marcas, mas sim por tudo que as empresas fazem.
3 Evolução do User Generated Content e da economia da atenção
Em relação a conteúdo, já é bem conhecido que estamos cada vez mais consumindo mais do mesmo, graças aos algoritmos de recomendação que estão presentes tanto nos sites em que fazemos compras e vemos notícias, quanto nas plataformas de streaming de áudio e vídeo.
Como você já deve saber, esses recursos são os softwares que recomendam produtos ou conteúdos a um usuário com base em critérios obtidos a partir do comportamento ao longo do uso dessas plataformas.
Em vista disso, manter a atenção do público requer mecanismos que recomendem conteúdos que mais se pareçam com o que já foi consumido antes. Contudo, neste contexto da economia da atenção, essas ferramentas citadas anteriormente já estão se mostrando bem superiores às mídias convencionais.
UGC
O futuro dos negócios deve apresentar uma necessidade crescente da aplicação de inteligência artificial à criação de conteúdo.
Isso deve ajudar não apenas a conhecer melhor o público para fazer melhores recomendações, como a aperfeiçoar a produção de UGC, o User Generated Content, que é a criação especialmente a partir daquilo que o próprio usuário expressa que é importante para si: suas avaliações e comentários registrados nas plataformas em que está presente.
Futuro dos negócios: o propósito da próxima década é aumentar a conexão
Diante de um mercado com consumidores cada vez mais exigentes, os objetivos do marketing devem ser, em sua maioria, voltados a gerar e aumentar a conexão com as pessoas.
Contudo, o propósito não será simplesmente conectar um consumidor a um produto, mas sim uma pessoa a uma marca e aos valores que ela declara.
Para mais conteúdos de marketing acompanhe o blog da Macfor.
Você também pode receber toda segunda de manhã conteúdos exclusivos com insights e dados apurados com os principais updates de marketing e growth hacking no Brasil e no mundo. Para isso, cadastre seu e-mail na BRING ME DATA.