Depois de um ano muito agitado nas redes sociais, veja as principais tendências de social media para 2023.
Quem trabalha com marketing em social media sabe que o ano de 2022 foi caótico para a área. Vimos o Facebook continuar a cair na preferência do público, enquanto o TikTok se manteve em ascensão e uma sensação de “tudo pode acontecer” no Twitter com a nova gestão de Elon Musk.
Tudo isso, entre outras mudanças, torna difícil prever um panorama do que será o gerenciamento de social media em 2023. Mas com base no que vem acontecendo ultimamente e nos dados obtidos a partir das estratégias que mais deram certo, aqui vão as principais tendências das maiores redes sociais atualmente.
O que você verá neste artigo
- Novidades do Instagram
- Novidades do LinkedIn
- Novidades do TikTok
- Novidades do Facebook
- Novidades no Twitter
Novidades no Instagram
Mais conteúdos recomendados pelo Instagram e reels
2022 foi um ano bem agitado para o Instagram, na sua tentativa de acompanhar os updates dos apps mais usados atualmente e replicando vários recursos do TikTok à sua maneira.
A simplicidade da rede social que servia só para ver fotos dos amigos já ficou no passado, e o que ela deve entregar em 2023 é o seguinte.
Desde julho do ano passado, o Instagram está trabalhando para atender reclamações de usuários que querem mais conteúdo de perfis que realmente seguem e não o amontoado de contas aleatórias que aparecem no feed.
Inclusive, o feed cronológico do Instagram é uma função bastante esperada para 2023.
No geral, a rede social mais popular da Meta está buscando o caminho ideal para entregar aos usuários conteúdos de perfis que eles seguem, mas também recomendar posts para engajar os criadores de conteúdo. Os creators são uma parcela que a Meta pretende atrair para produzir conteúdo também no metaverso.
A partir disso, podemos esperar mais conteúdos recomendados pelo algoritmo e, consequentemente, mais reels. Nada surpreendente.
Novas integrações do Instagram
Para levar os criadores de conteúdo para o metaverso, o Instagram está oferecendo mais recursos a eles.
Por isso, podemos esperar mais ferramentas de criação, incluindo uso de Realidade Aumentada e posts em 3D, além de integrações com artes em NFT.
O que provavelmente vai estar disponível mais em breve são ferramentas para facilitar a criação de gifs e a integração de recursos para 3D, a fim de que tudo seja criado na própria plataforma do Instagram, a rede social que quer facilitar a vida dos creators ao máximo.
Novidades no LinkedIn
Mais dados e insights do LinkedIn
O ano de 2022 foi de recorde de engajamento para a “maior rede profissional do mundo”, embora essas métricas tenham sido obtidas por vários textões e posts pessoais.
Apesar dessas interações dispersarem do foco principal dessa rede social, o LinkedIn vai usar esse volume de interações para, em 2023, fortalecer sua plataforma com mais dados e mais linkagem para os cursos do LinkedIn Learning para enriquecer as suas ofertas.
Quem procura por emprego, portanto, deve contar com recursos aprimorados este ano, sobretudo, para desenvolver as skills exatas para conquistar as vagas anunciadas na plataforma.
Isso deve facilitar tanto a procura quanto a oferta de empregos, pois o LinkedIn deve incorporar, em breve, mais dados e insights na categorização de vagas a fim de oferecer ferramentas mais intuitivas e preditivas nessa área.
Feed do LinkedIn com mais áudio e vídeo
Como todas as plataformas de social media, o LinkedIn viu o público consumir cada vez mais vídeos e, certamente, isso incentivou a melhoria das suas ferramentas de exibição e chat por vídeo.
Além disso, a rede deve oferecer espaços para eventos em áudio focando em networking. Essas salas de áudio estão em desenvolvimento pelo LinkedIn desde 2021, portanto, podemos esperar reuniões e encontros bem destacados nesses novos ambientes da plataforma neste ano.
Evidentemente, esses novos recursos terão mais destaque no feed que, assim como em outros apps de social media, deve ficar mais movimentado por vídeos e por conteúdos de criadores, os influencers do LinkedIn. Alguns especialistas falam, inclusive, sobre o surgimento de uma “TV do LinkedIn”. Veremos.
Novidades no TikTok
TikTok deve apresentar novas formas de pagamento para creators
Apesar das polêmicas do TikTok com seu uso de dados dos usuários, especialmente, por sua associação ao governo chinês, fator que até levou ao banimento da plataforma em partes do Estados Unidos, essa é a rede social do momento em todo o mundo.
Sendo a rede social que mais atrai criadores de conteúdo, uma vez que facilita seus processos de criação e monetização.
Anteriormente, o TikTok teve problemas com o pagamento desses influencers, por isso, agora está testando novos modelos para manter esse sistema fluindo de forma mais eficiente.
Provavelmente, o processo de pagamento do TikTok deve se tornar mais parecido com o do YouTube na seção de shorts, em que a receita dos vídeos com melhor performance garante uma porcentagem de todos os anúncios para o criador, baseado no número de visualizações.
Novidades no Facebook
Facebook deve ter mais posts de realidade virtual
Assim como o Instagram, o Facebook vai seguir com algumas medidas pouco populares em prol do engajamento do usuário por meio de recursos de inteligência artificial.
O resultado disso é mais publicações recomendadas por algoritmo e menos posts de familiares e amigos aparecendo no feed.
O foco da Meta para o Facebook, entretanto, é a promoção do metaverso, que deve ser feita por meio de posts da realidade virtual, incluindo o já divulgado reels nesse novo espaço.
Esses posts devem destacar a gama de experiências disponíveis no ambiente de realidade virtual da Meta. Até o momento, a plataforma de VR da Meta foi bem criticada, a experiência proporcionada pelo Horizon Worlds não satisfez o público.
Recursos como chamadas em vídeo e publicações em realidade virtual e realidade aumentada devem ser aprimoradas em 2023.
Novidades no Twitter
Algoritmos variáveis do Twitter
Considerando os vórtices em que o novo presidente do Twitter, Elon Musk, tem submetido a plataforma, é difícil prever o que vem pela frente nessa rede social.
Uma novidade bem provável, contudo, é que a visualização de como os algoritmos do Twitter trabalham na experiência do usuário fique cada vez mais clara. Já estamos vivenciando isso com o volume de métricas exibidas sobre cada tweet.
A evolução desses recursos deve seguir o caminho de fazer as pessoas entenderem o processo de ler as métricas e selecionar as que fazem mais sentido para a sua experiência no Twitter, seja como um usuário comum, um verificado ou um anunciante.
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