Comerciais do Super Bowl 2023 para você acompanhar
O Super Bowl 2023 acontece no segundo domingo do mês de fevereiro, dia 12, e já está cumprindo o seu papel como um dos maiores eventos esportivos do mundo.
Além de atrair fãs do mundo todo, ou melhor, justamente por isso, o evento tem um mercado de publicidade no seu entorno que faz com que os comerciais do Super Bowl impactem a economia globalmente.
Neste artigo, vamos falar sobre a indústria de publicidade no Super Bowl e algumas dinâmicas e estratégias em que todo profissional de marketing deve ficar ligado. Acompanhe.
O que você verá neste artigo
- Super Bowl 2023
- O que é o Super Bowl
- Comerciais do Super Bowl
- Quanto custa para exibir um comercial no Super Bowl
- Super Bowl Halftime Show
- Quais marcas terão comerciais no Super Bowl 2023
Super Bowl 2023
O Super Bowl acontece todo ano com performances icônicas dos maiores artistas da música internacional e comerciais com megaproduções financiadas pelas marcas mais famosas do mundo.
De acordo com um relatório do BTG, o Super Bowl é o 9º maior evento de esportes do mundo, numa lista liderada pelo Tour de France e pela Copa do Mundo.
Neste ano, teremos a 57ª edição do Super Bowl e além de ver quem será o grande campeão anual do futebol americano, fãs de todo o mundo querem apreciar o aguardado show da cantora Rihanna e conferir as prévias dos maiores lançamentos do cinema em 2023, durante os intervalos do jogo.
Ou seja, para a maior parte do público que acompanha o Super Bowl, as maiores atrações nem são o esporte. Diante disso, vamos falar sobre como as marcas usam esses espaços.
O que é o Super Bowl
Antes de conhecer mais detalhes, é importante esclarecer o que exatamente é o evento, já que é muito comum encontrarmos referências à competição como “a final do Super Bowl”, quando o evento em si já é a final do torneio.
O Super Bowl é a final anual da Liga Nacional de Futebol Americano, a NFL: National Football League, isto é, o jogo para definir o grande campeão da Liga no ano. Em 2023, os times que estarão no duelo são o Philadelphia Eagles e o Kansas City Chiefs e o jogo começa às 20h30, horário de Brasília, do domingo, dia 12 de fevereiro.
Comerciais do Super Bowl
Além dos fãs do esporte e do entretenimento, quem espera ansiosamente pelo Super Bowl são os profissionais de marketing e publicidade, porque o evento permite ver em primeira mão as estratégias em grandes produções das maiores marcas do mundo.
Quanto custa para exibir um comercial no Super Bowl
Os comerciais do Super Bowl são um show à parte, e só poderiam ser, afinal, este ano, as empresas vão pagar mais de US$7 milhões por 30 segundos de exibição dos seus anúncios no intervalo.
Em 2022, segundo a NBC Sports, o evento já teve um recorde de faturamento estabelecendo o minuto publicitário mais caro da história da competição: mais de US$6 milhões por 30 segundos. No ano passado, foram exibidos 58 anúncios, número que pode ser superado em 2023.
Levando em consideração apenas as cifras citadas, na última edição do Super Bowl, o faturamento foi mais de US$2 bilhões somente com publicidade.
Apesar do alto preço dos espaços publicitários do Super Bowl, eles esgotam rapidamente. Até setembro do ano passado, a emissora Fox, detentora dos direitos de transmissão do jogo, anunciou que 95% dos espaços para anúncios já haviam sido comercializados.
Veja algumas das principais publicidades do Super Bowl 2023.
Quais são os comerciais oficiais do Super Bowl
Os comerciais oficiais do Super Bowl são aqueles exibidos entre o início e o fim do jogo pela transmissão nacional da Fox, emissora oficial que passa os direitos de transmissão a emissoras de todo o mundo.
Super Bowl Halftime Show
A grande estrela do Halftime do Super Bowl será a cantora Rihanna que fará seu retorno aos palcos neste que é um dos eventos de maior audiência em todo o mundo.
Essa performance é muito aguardada, porque a artista fez uma pausa na música nos últimos anos para focar nas suas marcas de moda e beleza: Fenty Beauty, maquiagem, Savage X Fenty, lingeries e Fenty Skin, skincare.
Em 2023, em especial, o espectáculo será patrocinado pela Apple Music a seguir a 10 anos consecutivos de patrocínio da Pepsi. A marca inclusive se pronunciou na mídia de forma bem-humorada para dizer que o show da Rihanna vai unir todos os 32 times da NFL para cantar o hit “Stay”.
Quais marcas terão comerciais no Super Bowl 2023
Há os anunciantes “de sempre”, que têm comerciais há várias edições do Super Bowl como: Bud Light, TurboTax, WeatherTech, Squarespace e E-Trade.
As novidades desse ano são: Limit Break, empresa de games para Web3, Frito-Lay’s PopCorners, Downy, entre outros.
Outra mudança desta edição é que a InBev, maior multinacional de cervejas e outras bebidas do mundo, cedeu a sua exclusividade para outras marcas do segmento, assim veremos comerciais da Heineken, Molson Coors, Rémy Martin e Crown Royal.
Entre essas e outras marcas, o público pode esperar por ver muitos famosos estrelando comerciais, como a dupla da série Breaking Bad, Bryan Cranston e Aaron Paul, trabalhando em um laboratório para produzir e vender os salgadinhos da marca PopCorners.
A cerveja Michelob Ultra também trabalha uma vibe nostálgica, fazendo um tributo ao filme “Clube dos Pilantras”, de 1980, estrelando o ex-jogador de futebol americano Tony Romo e a tenista Serena Williams num comercial de mais de três minutos.
A Doritos, por sua vez, traz o cantor Jack Harlow trocando o rap pelo instrumento musical triângulo, numa referência ao formato dos salgadinhos. O anúncio também traz outra celebridade da música para rivalizar com o rapper.
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