Social selling: por que esta é supertrend de marketing digital em 2024
Em 2022, a gente vivenciou o B2P: a estratégia de marketing Business to Peer que nos fez perceber que as estratégias B2B estão longe de ser tão impessoais quanto nós pensávamos que eram. A Gerdau no Rock In Rio provou isso com sucesso. E agora vem aí o social selling para deixar, especialmente o B2B ainda mais atraente. Veja as novidades.
Nos ciclos de vendas mais longos e complexos do B2B, as estratégias B2P – Business to Peer, marcas para pessoas – devem se tornar cada vez mais dominantes visto o seu êxito em vários casos.
É aí que o social selling entra como uma supertrend de marketing já que muito em breve, as empresas devem perceber pelos próprios resultados que essa é uma das melhores estratégias para fechar negócios no B2B.
Veja o que há de novo nas estratégias de social selling, sobretudo no contexto B2B e como se diferenciar usando tudo que esta tendência de marketing para 2024 tem de mais forte! Confira.
O que você verá neste artigo
- Como fazer social selling eficiente
- Use a principal ferramenta de social selling no B2B
- Como empoderar seu time para fazer social selling
- Como fazer social selling no LinkedIn para B2B
Como fazer social selling eficiente
Social media é um canal muito poderoso para conectar os seus times de vendas aos seus potenciais clientes. Disso, você já sabe. Mas existe uma diferença gigante entre postar conteúdo que direciona para um CTA genérico e realizar uma comunicação poderosa para criar conexões.
Em 2024, de acordo com especialistas, haverá uma clara distinção entre as empresas que só aumentam o volume de conteúdo para tentar vender nas redes sociais e aquelas que mantêm um fluxo de comunicação pelo qual realmente ajudam e fazem a diferença na vida de seus potenciais clientes.
Para fazer social selling eficiente, principalmente no B2B, é preciso compreender as redes sociais como muito além de mais um canal de comunicação. É necessário não negligenciar o seu potencial para gerar interesse de muitas pessoas e construir relacionamentos com os leads qualificados.
Fazer isso na prática depende das seguintes táticas.
Use a principal ferramenta de social selling no B2B
A principal ferramenta de social selling no B2B é um time de vendas empoderado. O que exatamente isso significa?
De forma geral, as empresas se mantêm muito presas ao uso convencional de suas redes sociais. Isso acontece porque elas usam apenas os canais institucionais, devido ao medo que têm de dar controle e permitir que os integrantes de suas equipes falem mais abertamente em seu nome por meio da social media.
Há também quem não deposite muita confiança nas skills de criação de conteúdo do time de vendas, mesmo que dependa da sua capacidade de persuasão para atingir as metas. Vai entender!
Contudo, o time de vendas é o principal contato do cliente com a sua marca para conversas mais pessoais e possibilidade de relacionamento.
Veja como funciona o growth hacking no B2B.
Como empoderar seu time para fazer social selling
Diante disso, a solução para empoderar seu time nas redes sociais é a curadoria de conteúdo. Sua marca não precisa ficar dependendo da criação de conteúdo do seu sales team, e nem eles precisam arcar com mais essa tarefa.
Basta focar numa curadoria que gere o que falar, que leve conteúdo estimulante para o seu público, cheio de insights e que demonstre que a sua empresa está sempre por dentro do que acontece no seu segmento.
Você pode deixar um responsável por essa curadoria e, a partir dela, transformar seu time de vendas em porta-vozes poderosos da sua marca nas redes sociais.
A partir de uma cultura forte, um tom de voz bem definido, uma curadoria de conteúdo bem feita e um time de vendas engajado, sua marca pode dar liberdade para sua equipe interagir com os clientes nos canais digitais para alcançar resultados surpreendentes com social selling.
Como fazer social selling no LinkedIn para B2B
LinkedIn é a rede social corporativa onde profissionais de todos os níveis navegam para se informar e se inspirar. Nesse contexto para as companhias B2B, uma forma de se diferenciar com social selling é apostando fortemente em vídeos para o seu ciclo de vendas.
Os vídeos no LinkedIn, além de chamarem mais atenção, aumentam a possibilidade dos usuários criarem conexões com quem está falando, a partir do reconhecimento e dessa forma, sua marca vai se tornando cada vez mais popular justamente por meio do seu time de vendas.
Além disso, o LinkedIn já tem muitos dados das interações das pessoas com várias empresas, por isso é um canal ideal para a produção de User Generated Content.
Portanto, invista tempo na curadoria de conteúdo e empodere seu time para apresentar a sua visão de especialista por meio de formatos variados, sobretudo, vídeos no LinkedIn e sua estratégia de social selling será capaz de gerar resultados históricos!
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