Dia da Mulher: iniciativas das empresas com menores níveis de desigualdade de gênero no Brasil
Todo ano, o Dia da Mulher se torna, muito além de uma comemoração, uma oportunidade para chamar todos para a ação em prol da equidade de gêneros a fim de criar várias e melhores oportunidades para as mulheres em diferentes âmbitos da sociedade. O que as grandes marcas têm feito nesse sentido?
Por iniciativa de grupos feministas, organizações governamentais ou não governamentais e até empresas, é comum vermos algumas manifestações como marchas e protestos em todo o mundo.
Esses movimentos são para celebrar as conquistas das mulheres até agora e, principalmente, reivindicar espaços que ainda são, em boa parte, inacessíveis para elas.
Contudo, para além dos atos simbólicos, o que as marcas com grande influência e visibilidade internacional têm realizado para transformar o cenário da desigualdade de gênero em uma realidade com mais oportunidades para mulheres?
Aqui, você verá o que objetivamente precisa ser feito por parte das empresas para criar mais oportunidades para as mulheres e quais marcas vão além dos atos simbólicos do Dia da Mulher e apresentam ações de mudança.
O que você verá neste artigo
- Dia Internacional da Mulher: posicionamento das grandes marcas na data
- Dia da Mulher: o papel das empresas para acabar com a desigualdade de gênero
- O papel das empresas para acabar com a desigualdade de gênero
- Dia da Mulher: veja as empresas com menores níveis de desigualdade de gênero
Dia Internacional da Mulher: posicionamento das grandes marcas na data
O Dia da Mulher é uma oportunidade que as marcas aproveitam para ampliar a voz das mulheres que fazem parte da sua história, tanto interna quanto externamente, ou seja, enquanto líderes, colaboradoras, clientes e integrantes das suas comunidades.
Além disso, elas também dão maior visibilidade para projetos de luta contra a desigualdade de gêneros que desenvolvem ao longo da sua trajetória. Alguns críticos podem observar que esse maior relevo a essas ações deveriam acontecer constantemente e não apenas na data.
Contudo, a comemoração é um grande ensejo a fazer mais pessoas pensarem no assunto, já que é um período em que o tema tem maior circulação no mercado e na sociedade como um todo.
Marcas como Natura, Dove, Magazine Luiza, Azul e a Netflix já receberam muitos holofotes nos últimos anos por aproveitar a data para colocar em cena pautas como empoderamento feminino, mulheres em cargos de liderança e até a violência contra a mulher.
O papel das empresas para acabar com a desigualdade de gênero
No atual panorama da desigualdade de gênero no mundo, com as ações que são realizadas por empresas e governos no ritmo em que são feitos hoje, a igualdade buscada só será alcançada daqui a 132 anos, de acordo com o relatório Global Gender Gap, do Fórum Econômico Mundial de 2022.
As grandes empresas, especialmente, têm um papel fundamental para mudar esse cenário, pois é no mercado onde se observa as maiores disparidades da pauta. Ou seja, é no mundo corporativo que se observa os maiores gaps entre os gêneros, mas é nesse contexto também que há maior capacidade para influenciar pessoas e mudar a dinâmica do mercado de trabalho.
Dia da Mulher: veja as empresas com menores níveis de desigualdade de gênero
Nesse sentido, é importante olhar para as empresas que não apenas mostram seu posicionamento em datas comemorativas como o Dia Internacional da Mulher, mas que, principalmente, atuam para gerar mais oportunidades e mostram isso por meio de dados.
Em 2022, a Bloomberg publicou o GEI: Gender Equity Index, onde apresentou dados de empresas de 45 países em relação à igualdade de gênero no ambiente de trabalho.
De acordo com a publicação, as empresas brasileiras com os melhores níveis de igualdade entre os gêneros são:
- Afya;
- Bradesco;
- BB Seguridade;
- Braskem;
- Comgás;
- Cosan;
- Eletrobrás;
- Itaú Unibanco;
- Odontoprev;
- GPA.
Entre as principais iniciativas de empresas como essas para constar nas melhores posições dessa lista estão:
- Definição de metas específicas para aumentar a representação das mulheres em cargos de liderança e outras posições de destaque.
- Estabelecimento de políticas de licença maternidade e paternidade mais abrangentes e flexíveis.
- Investimento em programas de desenvolvimento de liderança para mulheres.
- Treinamentos de diversidade e inclusão para criar ambientes de trabalho mais acolhedores e inclusivos.
- Atuação eficiente para eliminar a disparidade salarial entre homens e mulheres.
Para aumentar a presença de mulheres nas empresas, oportunizar seu crescimento, criar um ambiente inclusivo de livre expressão e sem temor de assédios com maior representatividade de lideranças femininas a fim de colher os benefícios que a presença da mulher pode trazer, ainda é necessário que mais marcas tenham mais iniciativas.
É necessário que as empresas que já realizam ações em prol da causa, atuem com ainda mais firmeza. As demais marcas devem acompanhar o trabalho dessas empresas em destaque para se inspirar e aplicar à realidade dos seus segmentos aquilo que é mais eficaz.
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