3 campanhas de Dia da Mulher para você se inspirar nesta data
Em 2023, as grandes marcas parecem estar muito mais focadas em ações para de fato favorecer as mulheres, como a luta contra a desigualdade de gênero, do que criando campanhas históricas para o Dia da Mulher.
De qualquer forma, a data em que o Dia Internacional da Mulher é comemorado é uma oportunidade para as empresas darem visibilidade às ações sociais relacionadas à luta pela maior presença feminina em todos os espaços mais favoráveis da sociedade. E também é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas dos produtos que as mulheres mais consomem.
Nos últimos anos, várias campanhas foram realizadas para interagir especialmente com o público e o universo feminino, tanto durante o período de comemorações do Dia da Mulher, quanto em outras épocas do ano.
Veja 3 campanhas de Dia da Mulher que inspiraram muitas marcas e pessoas nos últimos anos.
O que você verá neste artigo
- Grandes campanhas de Dia da Mulher
- Break the bias: TikTok
- Valeu aí, Haters: Guaraná Antarctica
- The story of she: Netflix
Grandes campanhas de Dia da Mulher
Como citado anteriormente, este ano as marcas estão muito preocupadas em ir além das campanhas publicitárias do Dia da Mulher para dar visibilidade a iniciativas que colaboram na luta contra a desigualdade de gênero e mais espaço para as mulheres nos cargos de liderança.
Em vista disso, este ano as marcas precisam saber como criar campanhas mais autênticas capazes de gerar um diálogo honesto com toda a sociedade
Nos últimos anos, especialmente, o 8 de março, dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, está cada vez mais popular entre os millennials e a gen Z. Esses segmentos do público são os que mais têm pessoas que se consideram feministas, por isso é fundamental atentar bastante a esses grupos nas campanhas comemorativas da data.
Veja campanhas de marcas famosas que fizeram sucesso e engajaram esse público no Dia da Mulher
1. Break the bias: TikTok
A campanha Break The Bias foi uma iniciativa de 2022 para conscientizar sobre o preconceito de gênero que as mulheres enfrentam todos os dias em todas as áreas de suas vidas.
O preconceito de gênero diz respeito a como os homens são favorecidos em vários aspectos da vida pessoal e profissional, sendo isso de forma consciente ou inconsciente na sociedade, mas de todas as formas isso impede que as mulheres avancem em várias áreas e desenvolvam todo o seu potencial.
O movimento #BreakTheBias foi criado para incentivar as pessoas a denunciar o preconceito de gênero quando perceberem que isso está acontecendo. Para caracterizar o movimento, existe um posicionamento das mãos fechadas com os braços cruzados na frente do rosto.
Com esses gestos, as pessoas fazem vídeos e fotografias para compartilhar nas redes sociais e declarar o seu apoio à campanha. Desde o Dia da Mulher do ano passado, o movimento viralizou especialmente no TikTok, levando milhões de pessoas em todo o mundo a cruzar os seus braços para mostrar sua solidariedade.
2. Valeu aí, Haters: Guaraná Antarctica
De acordo com a sua proposta de dar apoio ao futebol feminino no Brasil, o Guaraná Antarctica decidiu transformar comentários negativos sobre a modalidade feminina do esporte em um novo gramado destinado ao projeto denominado “Meninas em Campo”.
O ato da campanha foi imprimir as frases maldosas em papel semante para criar o gramado que deve ser palco para mais de 200 meninas que são atletas entre 9 e 17 anos e sonham com o futebol profissional.
Com isso, a ação do Guaraná Antarctica proporcionou que as meninas, literalmente, pisassem nos haters, ganhando motivação para deixar os comentários maldosos abaixo delas e seguir em frente na sua trajetória esportiva.
3. The story of she: Netflix
Para trazer a celebração pura do Dia da Mulher, a Netflix deu palco a algumas das mulheres que mais inspiraram a sua própria história, no caso, algumas de suas personagens mais marcantes.
A Netflix estabeleceu o posicionamento de que ao longo dos anos, emplacou diversas personagens femininas que marcaram a época do entretenimento e da cultura pop em que elas estavam inseridas. E já que elas eram mulheres e tiveram bastante visibilidade do público, por que não celebrá-las no Dia da Mulher?
A escolha do streaming foi postar no TikTok um vídeo com várias de suas melhores protagonistas femininas.
Além disso, a Netflix também criou uma coleção de dramas chamada The Story of She, com arte criada pela artista Twisha Patni, apresentando temas como mulheres fazendo história, mulheres incríveis, mulheres que nos fazem rir e filmes dirigidos por mulheres.
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