A BYD, montadora chinesa de veículos elétricos reconhecida por suas inovações em tecnologia de energia limpa, anunciou o lançamento de sua primeira picape híbrida off-road, a BYD Shark, durante um evento grandioso na Cidade do México.
by Freepik
Apesar de inicialmente disponível no mercado mexicano, a empresa já vislumbra um público em potencial no Brasil, especialmente no setor do agronegócio.
Este interesse é impulsionado pelo aumento da demanda por veículos elétricos e sustentáveis dentro do setor agro.
Inovação da BYD para o agronegócio brasileiro
A BYD Shark destaca-se pela sua robustez e características técnicas avançadas. Com uma distância entre eixos de 3.260 mm, ela supera modelos consagrados como a Toyota Hilux e a Ford Ranger, oferecendo uma combinação de motor a gasolina com sistema híbrido.
Este sistema permite uma autonomia de até 100 km apenas no modo elétrico e uma autonomia total de impressionantes 840 km.
Estratégia da BYD
O lançamento fora da China é uma estratégia da BYD, conforme explicado por Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD e CEO da BYD Americas: “como líder global em tecnologias de nova energia, estamos comprometidos em criar soluções inovadoras para usuários ao redor do mundo. O lançamento da BYD Shark tem potencial para redefinir o mercado de picapes à combustão, oferecendo tecnologia avançada e promovendo um estilo de vida de oportunidades ilimitadas.”
Tecnologia para agronegócio
A BYD Shark vai além de veículo utilitário oferecendo um hub tecnológico. Equipada com um ecossistema integrado que permite comandos de voz, os usuários podem ajustar desde as configurações de ar-condicionado até o sistema de entretenimento com facilidade.
A gestão remota do veículo é facilitada através do aplicativo BYD, que permite aos usuários ativar funções como ar-condicionado e ajuste dos assentos remotamente.
Além disso, a introdução da tecnologia de chave digital NFC permite o acesso ao veículo sem chave física, utilizando apenas um smartphone ou outros dispositivos inteligentes.
Este tipo de inovação é particularmente atrativo para o setor agrícola, que valoriza tanto a robustez quanto a modernidade dos equipamentos que facilitam o dia a dia no campo.
A chegada prevista da BYD Shark ao mercado brasileiro ainda não foi anunciada, mas a expectativa é que ela faça parte da transformação dos veículos utilizados no agronegócio, promovendo uma maior sustentabilidade e eficiência.
Com essas características, a BYD está bem posicionada para capturar uma grande fatia do mercado agro brasileiro, que está cada vez mais voltado para inovações que aliam performance e respeito ao meio ambiente.
O agronegócio brasileiro tem buscado inovação para o campo
O agronegócio brasileiro está se adaptando rapidamente às inovações tecnológicas para aumentar a produtividade e a sustentabilidade, uma tendência evidenciada por vários levantamentos.
- A aplicação de IoT na agricultura está crescendo muito. Estima-se que o mercado global de IoT na agricultura atinja US$48,71 bilhões até 2025, crescendo a uma taxa composta anual de 14,7% de 2019 a 2025 de acordo com pesquisas do MDPI.
- Esses dados também apontam que o uso de drones na agricultura pode aumentar em até 25% a produtividade das culturas, além de permitir uma aplicação mais precisa de insumos, reduzindo custos e impacto ambiental.
- Já são mais de 15% dos agricultores brasileiros que usam ferramentas de monitoramento por satélite, o que ajuda na tomada de decisão baseada em dados reais sobre condições de cultivo e clima.
- Cerca de 40% dos grandes produtores rurais no Brasil já utilizam algum tipo de software de gestão agrícola, visando melhorar a eficiência operacional e reduzir perdas.
- A utilização de TAP (Tecnologia de Agricultura de Precisão) pode reduzir o uso de água em até 30% e de pesticidas em até 20%, promovendo práticas mais sustentáveis e economicamente viáveis. Em resposta às pressões para sustentabilidade, 25% das fazendas no Brasil já incorporam alguma forma de energia renovável em suas operações, um aumento de 10% em relação a cinco anos atrás.
Assine a melhor newsletter de agronegócio
Receba quinzenalmente todas as notícias e análises que mais importam no agronegócio.
Assine a BRING ME DATA – Rotação de Culturas.