Um dos aspectos mais desafiadores no processo de digitalização é a mudança de cultura, que envolve mais do que apenas ajustar práticas ou implantar novas tecnologias, pois reflete nos valores, comportamentos e atitudes de toda a empresa.
Durante toda a minha jornada em grandes empresas que passaram por essa transformação, observei e atentei para alguns pontos fundamentais.
O primeiro passo é estabelecer claramente os valores e a missão que guiarão essa mudança. Esse propósito deve ser bem claro e inspirador para que haja o alinhamento dos colaboradores a um objetivo comum, pois sem esse engajamento não há uma transformação que se sustente.
Um segundo passo é sobre a liderança, pois os líderes têm um papel fundamental nesse processo, que não é apenas comunicar a mudança, mas agir como exemplos vivos desses novos valores. Se a liderança não adota genuinamente a nova cultura, os colaboradores não seguirão acreditando no processo.
O essencial na construção do engajamento é sempre manter uma comunicação transparente. Todos os colaboradores precisam entender o porquê da mudança, os benefícios e o papel de cada um nesse processo, mas é preciso atentar que a comunicação deve ser frequente, abrangente e capaz de envolver todos os níveis da empresa.
Com esse movimento partindo da liderança, o envolvimento dos funcionários se apresentará em forma de “pertencimento” de toda a mudança, contribuindo com ideias, preocupações e feedbacks. Ouvir e valorizar os colaboradores permite uma transição mais fluida e eficiente.
Um passo fundamental para que essa mudança de cultura seja bem-sucedida é fornecer treinamento e ferramentas que possibilitem aos colaboradores a adoção de novas práticas e comportamentos.
Construir uma mudança de cultura sólida leva tempo, mas com um propósito claro, liderança forte e o envolvimento de toda a equipe, é possível. A mudança não acontece da noite para o dia, por isso, não se pode esquecer de monitorar o progresso, ajustando as estratégias para garantir que a transformação seja sustentável no longo prazo.
Paula França é gestora especialista em planejamento estratégico e transformação digital com mais de 20 anos de experiência em varejo.
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As opiniões aqui contidas são de responsabilidade de seu autor e não refletem necessariamente a opinião da Bring Me Data e do blog da Macfor.