Como criar campanhas personalizadas de marketing digital de alta performance
A transformação digital que vem acontecendo numa velocidade incrível nos últimos anos, permitiu que as empresas encontrassem suas maiores fontes de crescimento, tanto pela inovação em produtos, quanto na comunicação com o público de cada segmento.
Será que a sua empresa é capaz de explorar todo o potencial do digital, agora também aliado às inteligências artificiais, para impactar o seu público do jeito certo e no timing ideal? Neste artigo, você vai ver o que pode estar faltando para sua empresa obter os melhores resultados possíveis com campanhas digitais.
Por que criar campanhas personalizadas de comunicação
Ao criar campanhas personalizadas de marketing digital, uma empresa consegue atender com a mesma competência públicos diferentes estados do Brasil e que se encontram em diferentes momentos da jornada de compra.
O processo de ultra segmentação da comunicação com diferentes públicos em realidades tão distintas como as que existem no país continental que é o Brasil é essencial. Por meio dele, é possível posicionar a sua marca como autoridade tanto para grandes quanto para pequenas e médias empresas, o que é muito importante para os negócios B2B.
Veja como inserir a presença da sua marca na rotina das mais diversas segmentações do seu público, levando conteúdo de valor de acordo com seus momentos particulares da jornada de compra.
Como criar jornadas personalizadas de comunicação
Para criar jornadas personalizadas de comunicação, inicie um plano estratégico para tangibilizar a totalidade dos seus investimentos e retornos a fim de identificar a sua performance com nichos específicos.
Essas análises aprofundadas são viáveis pelo marketing digital, que, com as novas tecnologias de mensuração, como o Google Analytics 4, e automação da comunicação, permite iniciativas mais rentáveis, tangíveis e com mais resultado em menor prazo.
Com as ferramentas de marketing digital avançadas, alimentadas por inteligências artificiais, você garante a criação de jornadas de comunicação personalizadas de sucesso, com foco nos seguintes fatores.
Sazonalidade
Insira a presença da sua marca no dia a dia de cada segmento de público, comunicando-se com cada um exatamente nos momentos em que se tornará claro que a sua marca é a escolha ideal. Por isso, além de conteúdo de alto valor, é preciso ter o timing perfeito.
O marketing digital possibilita definir prazos de circulação de campanhas, agendar postagens, interações diretas, divulgação de anúncios de acordo precisamente com os momentos ideais para entrar em contato com cada público.
Com o timing perfeito, sua marca consegue obter mais leads qualificados e muito mais conversões a partir da oferta de conteúdo relevante que solucione os problemas do público em momentos cruciais.
Ao levar as informações que o cliente procura em momentos oportunos, por meio da ultra segmentação, sua marca facilita a decisão de compra e acelera o avanço na jornada.
Fluxos de comunicação personalizados
O objetivo do marketing digital, além de vender, é ajudar o público a sanar suas dúvidas e necessidades.
Por isso, invista em know-how sobre como cada um dos seus produtos ou soluções podem ajudar o público, para poder canalizar essas informações em presença digital, com conteúdo de valor sempre acessível quando o cliente mais precisa.
Mostrar seu conhecimento sobre a realidade dos clientes – e no momento certo – é adequar sua estratégia à sua buyer persona (ou seja, seu “comprador ideal”). Dessa forma, é possível otimizar o orçamento e gerar mais valor para o público com iniciativas que o ajudam a resolver problemas atuais e atender demandas futuras.
Você pode usar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para garantir que suas interações com o público sejam feitas nos momentos certos e através dos canais certos.
Com esse contato direto com o público e com a captação de leads qualificados, sua empresa consegue traçar diversas réguas de relacionamento para interagir simultaneamente com vários segmentos de potenciais clientes em momentos específicos.
Regionalização
O marketing digital oferece ferramentas de automação que usam inteligência artificial e machine learning.
Isso permite que, além de ter todo esse conhecimento sobre cada cliente, você possa criar e gerenciar toda a sua jornada de compra, personalizando a experiência com interações ativadas de acordo com os hábitos e condições de cada região do Brasil.
Assim, você pode ter uma comunicação igualmente eficiente com públicos de todas as regiões do país, falando com cada um de forma assertiva e genuína ao levar em conta dados ambientais e geográficos, tendo como base seus interesses e suas metas.
Para isso, você pode melhorar o posicionamento da sua marca no Google Search para os principais termos de busca de cada público em cada região.
As campanhas de busca paga são uma excelente estratégia para alavancar sua performance digital em curto prazo.
Como ultra segmentar suas jornadas de comunicação e marketing digital
Ultra segmentação é uma palavra-chave no marketing digital, pois ela viabiliza que todas as ações sejam mensuráveis e tangíveis.
Por isso, ao criar jornadas de marketing digital com campanhas regionais segmentadas, sua empresa não só garante presença no mercado nacional, como também pode definir qual cliente quer alcançar e como e quando quer falar com ele.
Dessa forma, sua marca leva informação relevante para o cliente e oferece uma experiência de compra que conquista a sua fidelidade. Afinal, nada melhor do que estar presente e preparado com as informações mais úteis no momento em que seu cliente procura por elas.
Isso inclui, entre várias outras possibilidades:
- Aparecer no topo dos resultados das pesquisas do Google;
- Segmentar anúncios para os diferentes públicos-alvo;
- Obter altas taxas de conversão, mantendo uma comunicação assertiva por WhatsApp e e-mail marketing.
Com as ferramentas certas, você pode segmentar seu público por localização geográfica, idade, sexo, entre outros, além de determinar os prazos de circulação das suas campanhas.
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Com a parceria com uma agência full service, seu time de marketing se tornará apto a executar com alta performance todos os processos necessários para campanhas personalizadas de sucesso:
- Análise de dados;
- Aperfeiçoamento de timing de plantio/colheita;
- Criação de conteúdo;
- Boost dos seus canais de comunicação.
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