7 estratégias de marketing digital para varejo que sua marca deve usar já
Toda marca de varejo quer ser top of mind para o consumidor. Hoje, o caminho mais fácil para isso é o marketing digital para varejo.
A forma mais assertiva e com menor custo de garantir que a sua marca seja a primeira a surgir na mente do consumidor quando ele pensa ou procura um determinado produto é expandir a sua presença online.
Mas para fazer isso é necessário ter objetivos muito claros a fim de que se possa tangibilizar a sua jornada até às metas determinadas.
Para isso, veja a seguir as 7 melhores estratégias de marketing digital para varejo para colocar sua marca no topo das intenções de compra do seu público hoje!
Pare tudo e priorize estas 7 estratégias de marketing digital para varejo
As estratégias de marketing para varejo apresentam um grau de complexidade alto, pois as ações envolvem imensos volumes de dados e é preciso atuar em B2C e B2B em algumas situações.
Para atuar em todas essas vertentes de comunicação, o digital se tornou a melhor ferramenta de marketing para varejo, já que só ele oferece a possibilidade de um alcance em larga escala e global, com uma comunicação assertiva e personalizada.
Por mais que o segmento tenha investido amplamente em marketing digital, vários players ainda fazem esse investimento sem estratégia, ou seja, um grande volume de recursos é usado sem inteligência de negócios.
Aqui, você vai ver estratégias de marketing digital para varejo com eficiência comprovada, inclusive, por cases de sucesso que serão apresentados também.
1 Comece a fazer uma análise de dados inteligente da sua loja
Hoje é possível analisar as jornadas de compra de forma integrada por diferentes dispositivos: computadores e smartphones.
Isso porque o Google Analytics passou pela maior transformação da sua história e agora está em uma nova versão, GA4, que permite uma análise muito mais exploratória, de acordo com os parâmetros da LGPD e rica em insights.
É preciso migrar para o GA4 imediatamente, ou você pode perder todos os dados de navegação do seu Analytics. Veja aqui como migrar para o GA4 agora.
Portanto, com o uso das ferramentas adequadas você pode realizar uma análise de dados que vai garantir muito mais confiança e resultados para o seu varejo.
Aprenda a usar o Google Analytics grátis aqui.
2 Descubra como medir o impacto digital nas vendas off-line
Você pode contabilizar as visitas às suas lojas provindas da visualização dos seus anúncios. Para isso, é possível usar o Google Analytics, que conta com recursos que permitem compreender como o número de cliques nas suas mídias impactam o número de visitas ao seu ponto de venda físico.
Este número de visitas à loja física são estimativas que a ferramenta oferece com base nos dados de pessoas que foram à sua loja com o histórico de localização ativado no Google.
Contudo, você só pode ter acesso ao volume dessas visitas. Outras informações relacionadas a elas como de onde essas visitas são provenientes – por exemplo, se são do seu site ou do clique em seus anúncios – não ficam visíveis em razão da privacidade.
Vale lembrar que as restrições em relação à privacidade do usuário ficaram ainda mais rigorosas com a chegada do Google Analytics 4. Veja aqui o que mudou.
3 Tenha uma comunicação omnichannel
As análises recentes mais aprofundadas do varejo mostram que as estratégias omnichannel não se tratam apenas de estar presente em vários canais, mas sim interconectar todos os canais onde a sua marca está.
O maior desafio para os grandes varejistas é a transformação para garantir no online a mesma qualidade das lojas físicas e conectar todos os pontos da experiência de comprar para oferecer, de fato, uma jornada híbrida.
O marketing digital é o melhor caminho para dominar a era das compras híbridas e é o aliado ideal para criar estratégias omnichannel mais assertivas para sua loja vender mais.
Nessa pesquisa da HarrisX sobre “A transformação da experiência das lojas”, é possível verificar que a maioria dos consumidores, globalmente, prefere as experiências online e híbridas de compra em relação às lojas físicas.
No Brasil, o índice é de 78% de consumidores que preferem online e híbrido ao varejo físico. É para atrair essa maior parcela que você precisa de marketing digital para varejo a fim de melhorar os principais pontos dessa nova jornada de compra.
4 Terceirize seu time de marketing digital
No marketing digital para varejo é preciso analisar quantidades enormes de dados, o que requer a capacidade de ferramentas avançadas e especialistas da área, além das áreas convencionais de marketing e comunicação. Por isso, a melhor decisão é terceirizar o time de marketing digital, procurando parceria com uma agência full service.
O diferencial de uma agência full service é que ela assume todas as estratégias de comunicação e marketing dos clientes que atende. No varejo, isso tem um peso ainda maior, pois o volume de conteúdo e dados usados nas estratégias é imenso.
Nesse atendimento integral, o trabalho dessas agências é mais rentável e organizado para marketing de varejo do que o de agências especializadas. Elas oferecem “pacotes” com vários serviços integrados, enquanto as especializadas trabalham com valores específicos por serviço, exigindo uma estrutura única para cada um.
Para oferecer uma gama de serviços integrados de marketing para varejo, as agências full service contam com times altamente qualificados em muitas áreas. Dessa forma, o atendimento prestado é realizado completamente in-house.
O grande benefício é justamente essa integração das estratégias de marketing e comunicação. Assim, há agilidade na gestão dos processos por meio de uma visão mais clara do negócio.
Isso é muito vantajoso, pois reduz a burocracia para as redes de varejo – que já têm muitos processos para gerir – e impulsiona os resultados, já que as estratégias são integradas.
Veja cases de sucesso de grandes varejistas que terceirizaram seus times de marketing como o Mart Minas e o Dalben Supermercados.
5 Use Data Science para criar campanhas segmentadas na sua loja
A jornada da grande maioria dos consumidores passa pelo online e como isso gera dados, a análise de dados se faz crucial para entender o atual comportamento, as tendências e fazer previsões do futuro.
A análise de dados estratégica permite, inclusive, que seu varejo identifique e aproveite tendências ou corrija falhas antes de seus concorrentes. Isso significa que essa prática pode garantir o caminho para sua marca se tornar o mais querido pelos clientes.
Uma pesquisa da Mckinsey mostrou que empresas que usam o marketing data driven, isto é, realizam campanhas orientadas por dados, obtêm os seguintes extras:
- Ganham 23 vezes mais novos clientes;
- Aumentam as probabilidades da jornada de compra converter em vendas em 19 vezes;
- Têm 6 vezes mais probabilidade de reter e fidelizar os clientes.
Assumir a análise de dados como uma constante no marketing digital para varejo é uma garantia de ganhos presentes e futuros.
6 Faça análises comparativas de marketing digital com seus concorrentes
No marketing digital, além de acessar todos os dados sobre a sua própria loja, você consegue acessar informações úteis sobre seus concorrentes.
Principalmente quando se trata de posicionamento em buscas por palavras-chave e volume de backlinks, pois você pode fazer comparações muito úteis entre sua empresa e a concorrência.
As análises de tráfego possibilitadas por ferramentas como o Google Analytics permitem identificar aquilo que você está explorando mais ou menos em comparação aos seus concorrentes no mercado.
Mesmo que o seu poder de marca seja menor do que o de alguns players, o marketing digital permite encontrar oportunidades de crescimento que você pode aproveitar de forma muito estratégica.
Por exemplo, você poderá ranquear melhor em palavras-chave mais específicas que os grandes players do mercado não estejam ranqueando.
A vantagem é essa: os mecanismos de busca não se importam com qual marca ou empresa é maior: eles apenas priorizam o conteúdo de maior qualidade e que atende melhor a necessidade do público.
É por meio dos comparativos que você identifica potenciais não explorados.
Solicite um diagnóstico comparativo da sua loja e de seus principais concorrentes.
Realize periodicamente essa comparação e veja o quanto você foi capaz de explorar as oportunidades melhor que os concorrentes. Você ficará contente com os resultados.
7 Use inteligência artificial a favor da sua marca
Copiar, imitar e ajustar: a mais velha – e melhor – estratégia de marketing. E é isso que as inteligências artificiais permitem fazer com muita eficiência hoje. Veja o que você pode fazer com elas em marketing digital para o varejo.
Criar várias versões de conteúdos
Os estudos em ciências comportamentais mostram que as pessoas respondem melhor à interações com as quais se identificam. Por isso, você pode usar IAs com o ChatGPT para criar versões de conteúdos que alcancem diferentes grupos de pessoas com comportamentos e opiniões diferentes, adaptando a mensagem de acordo com linguagem, tom e segmentação de público.
Simular diálogos
Ter um SAC eficiente é uma chave fundamental para o sucesso de estratégias de marketing digital para varejo. Como o ChatGPT é uma IA alimentada por muitos – muitos dados – gerados online, você pode usar essa inteligência para responder os usuários da melhor forma de acordo com perguntas e respostas que já foram feitas no passado.
Veja mais formas de usar o ChatGPT no marketing digital para varejo aqui.
As 7 melhores estratégias de marketing digital para varejo: por onde começar
Para realizar essas estratégias, saber por onde começar e mensurar os resultados, você precisa de um parceiro especialista em marketing digital.
Uma agência de marketing full service especializada no varejo realiza, além dos serviços em todas as frentes de atuação do digital, consultorias sob medida para alcançar e superar as metas do seu negócio.
Conheça a Macfor: agência especializada em marketing digital para varejo
De forma completa e integrada, os serviços que a Macfor, uma das maiores agências full service do país especializadas em varejo oferece, são os seguintes.
- Consultoria sob medida para que o marketing e a comunicação atendam aos desafios de cada loja com precisão. A partir de dados, análises e diagnósticos, os consultores apresentam caminhos estratégicos por meio de conteúdo, business intelligence, CRM, design, inbound, assessoria de imprensa digital, mídias de performance, SEO e outros.
- Conteúdo data driven e design criativo para garantir uma comunicação assertiva e estratégica, por meio de um processo imersivo junto aos líderes de marketing da loja, com base em análises qualitativas e quantitativas. A partir desse trabalho feito por cientistas de dados, o plano de comunicação é construído e executado full service por squads que contam com design, copywriting e SEO.
- Criação e gestão de campanhas de mídias de performance por meio de tecnologias preditivas. Nessa área, as campanhas são automatizadas para obter resultados assertivos e escaláveis, e o trabalho deve ser aliado aos maiores canais de mídias digitais, como Facebook Ads, Google Ads, Google DV360, Bing Ads e LinkedIn Ads.
- Coleta, análise e padronização de dados digitais de todas as iniciativas de marketing e comunicação das lojas. Nessa área, as equipes são formadas por cientistas de dados e matemáticos, que implementam processos de melhoria e organização dos dados em dashboards em tempo real. Com esse trabalho, é possível apurar, a qualquer momento, os resultados de todas as campanhas de marketing digital.
Descubra por que as melhores empresas de varejo escolhem a Macfor
Veja por conta própria, porque as grandes empresas de varejo escolhem a Macfor como agência de marketing digital e descubra como podemos alavancar os resultados da sua empresa.
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