10 técnicas de brainstorming eficientes para times de marketing
Em busca de técnicas de brainstorming para seu time ter ideias cada vez melhores? Então, confira o texto até o final.
A busca por aquela ideia brilhante que motiva equipes e atrai o público nunca foi tão crucial. No entanto, encontrar essa ideia e preencher o calendário editorial pode ser um desafio formidável para as equipes de marketing de conteúdo.
Com prazos apertados e indicadores-chave de desempenho (KPIs) a atingir, um brainstorming eficaz é essencial e pode ser uma maneira divertida e produtiva de fortalecer relações de equipe, estimular a criatividade e manter a produção de conteúdo fluindo.
A seguir, apresentamos 10 técnicas de brainstorming em grupo que podem ajudar sua equipe de marketing de conteúdo a acessar sua criatividade e gerar suas melhores ideias.
O que é brainstorming?
O brainstorming é uma técnica criativa que envolve a geração de ideias para resolver um determinado problema. É uma prática popular no mundo dos negócios e também pode ser aplicada em outras áreas, como marketing, design e arte.
No brainstorming, um grupo de pessoas se reúne para discutir e expor suas ideias em um ambiente criativo e sem julgamentos. O objetivo é gerar o maior número possível de ideias, por mais improváveis que possam parecer, para depois avaliá-las e selecionar as mais viáveis.
Essa técnica é especialmente útil para estimular a criatividade e a inovação, permitindo que equipes enfrentem desafios complexos com soluções mais imaginativas e eficazes.
Por sua simplicidade e versatilidade, o brainstorming é uma das técnicas mais populares de resolução de problemas em todo o mundo.
Quais são as técnicas de brainstorming mais usadas?
Algumas das técnicas tradicionais de brainstorming incluem a tempestade de ideias, em que os participantes geram o maior número possível de ideias em um curto período de tempo.
A escrita livre, em que as ideias são registradas em um formato livre e espontâneo; e o mapa mental, que permite a criação de um diagrama visual interconectado de ideias.
1. Crie uma história contínua
Nesta atividade, os participantes escrevem uma ideia de história, passam a caneta e escrevem uma frase de cada vez. Uma variação envolve contar uma história sobre um dia típico na vida do seu cliente em potencial, focando em suas frustrações e problemas.
Isso ajuda a criar conteúdo que soluciona esses problemas de maneiras novas e eficazes. A run-on story é excelente para desenvolver a escuta ativa e a colaboração criativa.
2. Pratique escrita livre
O brain writing permite que todos contribuam com ideias sem julgamento. Cada um escreve suas ideias em um papel, que é passado adiante para ser complementado por outros. Essa técnica pode ser expandida usando quadros brancos, Google Docs ou outras plataformas digitais, permitindo a adição de ideias ao longo do tempo.
3. Embaralhe cartões
Aqui, uma sugestão é fazer análises dos conteúdos do seu blog para gerar uma lista do conteúdo de melhor desempenho.
Desmembre cada título em componentes principais e escreva-os em cartões índice. Ao misturar e reorganizar esses cartões, novos títulos e ideias de conteúdo podem ser criados, revelando tópicos inesperados.
4. Use post-its e cronômetro
Anote um problema central que seu público está tentando resolver. Distribua pilhas de notas adesivas para a equipe e defina um cronômetro para dois minutos.
Todos devem escrever o máximo de soluções possíveis. Depois, agrupe as ideias semelhantes e discuta-as. Esta técnica estimula a rapidez e a criatividade sob pressão.
5. Faça uma matriz de brainstorming
Use uma planilha simples para gerar conteúdo para cada estágio do funil de vendas. Escreva o tópico principal, o nível de conhecimento do público (iniciante, intermediário, avançado), o tipo de conteúdo desejado (lista, tutorial, Q&A, etc.), e o formato (post de blog, infográfico, vídeo, etc.).
Finalize com o máximo de títulos possíveis para as opções selecionadas.
6. Faça pesquisa de audiência
Descubra o que seus clientes em potencial querem ler, pesquisando em plataformas como Quora, subreddits, páginas de Facebook e comentários em postagens de blog. Construa tópicos baseados nos interesses e perguntas do seu público.
7. Faça o jogo das 100 perguntas
A partir de um tópico principal ou título de postagem recente, questione tudo sobre esse tópico. Explore diferentes ângulos e perguntas para gerar uma ampla variedade de ideias.
8. Procure palavras-chave
Pesquise tópicos e palavras-chave para descobrir o conteúdo de sucesso e as perguntas frequentes nas SERPs. Use essas informações como inspiração para melhorar abordagens e explorar novos pontos de vista ou formatos.
9. Desenhe
Ao invés de usar palavras, peça à equipe para desenhar o que associam a um tópico ou palavra-chave. Isso estimula a criatividade visual e pode levar a títulos e frases inovadoras.
10. Priorize um fluxo contínuo de ideias
Gerar um fluxo contínuo de ideias criativas para a produção de conteúdo não precisa ser estressante. Novas ideias estão em toda parte, e muitas vezes é apenas uma questão de estimular a criatividade por meio da escrita ou do desenho de diferentes ideias, e depois refinar o foco. Utilize estas técnicas de brainstorming em grupo para motivar sua equipe e manter a fonte de conteúdo sempre renovada.
Como aplicar técnicas eficientes de brainstorming na prática?
Para aplicar o brainstorming na prática, é importante definir claramente o problema ou desafio a ser abordado. Em seguida, escolha a técnica de brainstorming mais adequada e reúna um grupo de pessoas para participar da sessão.
Durante o brainstorming, encoraje a livre expressão de ideias, facilite o debate e aprimore as soluções geradas através de discussões e refinamentos.
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