O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e muitas vagas de emprego, mesmo para os recém-formados, exigem certo nível de experiência. Mas como conseguir o primeiro emprego se até mesmo as vagas “Junior” estão exigindo experiência prévia? É aí que entra a importância do estágio.
Ao longo do tempo, o conceito de estágio passou por algumas mudanças. Na Idade Média, por exemplo, era simplesmente uma atividade de acompanhamento prático a um mestre. Hoje em dia, é uma atividade curricular muitas vezes obrigatória nos cursos ofertados pelas universidades. Sem dúvidas, o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho.
A importância do estágio
Para o estagiário
A faculdade é um período extremamente importante, mas uma coisa é fato: só conhecemos a realidade da profissão quando entramos no mercado de trabalho. Além de aprender na prática com profissionais da área e agregar diversos conhecimentos para o currículo, o estágio permite explorar as possibilidades da profissão.
Independentemente da sua área, você pode utilizar o estágio como uma maneira de testar as áreas que você mais gosta. Se você cursa Publicidade e Propaganda, por exemplo, você pode atuar com atendimento, redes sociais, design criativo, etc. Se está na faculdade de Direito, pode experimentar um estágio na área de direito penal, ambiental, trabalhista, empresarial, entre outros. É um caminho para entender o que você mais gosta.
Mais do que ganhar experiência na sua área de atuação, o estágio permite desenvolver habilidades de comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, resolução de problemas e conflitos e, claro, autoconhecimento.
Para a empresa
O benefício mais óbvio é ser uma forma ágil e de baixo custo para contratação de um futuro profissional. O estagiário está ali para aprender, pois ele ainda não tem toda a bagagem e know-how que os outros profissionais da empresa possuem, por isso sua hora de trabalho vale menos financeiramente.
Ao contratar um novo colaborador efetivo, ele chega carregado de bagagem: experiências anteriores, know-how, preconceitos, etc. Um estagiário, por sua vez, ainda será marcado pelas suas primeiras impressões e experiências no mercado de trabalho, sendo estimulado a vestir a camisa da empresa desde o início.
Estagiários costumam ser sedentos por novas aprendizagens, possuem conhecimentos diferentes e podem acrescentar muito para uma instituição. Dessa forma, ele faz parte do processo de intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias, sempre trazendo um novo olhar para as situações, livre de vícios e preconceitos profissionais.
Por fim, a empresa que contrata estagiários ainda ajuda a cumprir seu papel social, colaborando com a formação da nova geração de profissionais que o mercado necessita.
Como contratar um estagiário ou encontrar um estágio?
O estagiário deve passar por um processo seletivo assim como os demais funcionários da empresa. Para se candidatar para um estágio, você pode acompanhar empresas do seu interesse nas redes sociais, já que normalmente elas divulgam as vagas no próprio perfil, ou também enviar uma mensagem perguntando sobre o processo de estágio e demonstrando interesse.
Outra forma é buscar em redes profissionais, como o LinkedIn. Essa rede é um terreno muito fértil para encontrar vagas, filtrar por área, região, habilidades, etc. Siga as empresas do seu nicho de atuação e fique atento à divulgação das vagas.
Uma prática muito recorrente é a parceria entre empresas e universidades, na qual a empresa seleciona e dá prioridade de oportunidades de estágio para alunos de determinada universidade. Por isso, converse com a sua universidade para saber se eles oferecem esse tipo de benefício.
Empresas: divulguem seus processos seletivos nas redes sociais da marca e em redes de relacionamento profissional, como o LinkedIn. Entrem em contato com as universidades da região e façam uma proposta de parceria: já pensou que a sua empresa pode ser a primeira a lançar um grande talento no mercado de trabalho?
Mas não adianta querer contratar estagiários se a sua organização não estiver disposta a:
- Garantir a integração dos estagiários, para que eles realmente se sintam parte da equipe, afinal é preciso que todos se ajudem, sejam receptivos e estejam dispostos a tirar dúvidas;
- Criar uma cultura de time, para que o colaborador vista a camisa da empresa desde o início;
- Oferecer oportunidades de treinamento, para que os estagiários desenvolvam as habilidades necessárias para exercer suas funções dentro da empresa;
- Ser flexível, principalmente em relação aos horários, já que o estagiário também possui aulas, trabalhos e provas para se preocupar.
Quer saber como é estagiar na Macfor?
A Amanda Bergmann, estudante de Publicidade e Propaganda, é nossa ex-estagiária (recém-efetivada no time) e contou um pouquinho sobre como foi sua experiência de estágio na Macfor. Olha só:
“Na Macfor, o pessoal sempre foi super receptivo comigo, desde o momento em que cheguei. Fui recebida com cartinhas e um presentinho (um porquinho de brinquedo! haha), que fazem parte da cultura e tradição macforniana. Já nesse dia percebi que estava no lugar certo.
Aqui, temos muita liberdade em diversas questões e todos entendem que você está aprendendo, mas isso não te livra de grandes responsabilidades.
Se você não consegue executar um job, por exemplo, é preciso conversar com seu líder, renegociar prazos e explicar suas dificuldades para executar a tarefa. Somos um time e, com certeza, alguém da equipe poderá te ajudar.
Até hoje, mesmo depois de 6 meses na empresa, quando tenho alguma dúvida sobre qualquer assunto referente a trabalho, o pessoal está disposto a me ensinar, com paciência e sem julgamentos.
Responsabilidade e reconhecimento
Uma empresa que contrata estagiários, precisa saber que em alguns momentos será necessário ter flexibilidade em relação ao horário de trabalho. Afinal, a faculdade envolve aulas, trabalhos, provas, atividades extras, etc.
A Macfor entende essa nossa rotina e nos apoia: todos da equipe podem fazer seus horários de acordo com suas necessidades e trabalhar remotamente (home office) quando for preciso. Mas é claro que isso envolve MUITA responsabilidade.
O que mais me motiva a trabalhar na Macfor é ver que os profissionais reconhecem o meu desempenho nas atividades. Temos alguns ritos internos, como o Macforniano Estrela, que reconhece o profissional que se destacou durante o mês e os Colaboradores Platina, que são premiados pelo seu esforço e desempenho no trimestre.
Além disso, a equipe identifica o seu potencial de crescimento e te encaixa na função em que você se sairá melhor aqui dentro. Eu, por exemplo, comecei como estagiária de Atendimento e me efetivei como Social Media, pois foi a área em que me destaquei.
Eventos e integrações
Ah, e o melhor de tudo: os eventos que a Macfor proporciona são incríveis! Tem desde eventos internos, como aulas de gramática e talking feminino no Dia da Mulher, até confraternizações de Halloween e Carnaval.
Lembra que eu falei de liberdade? Se você tiver uma sugestão bacana de treinamento ou palestra é só marcar a data! O mais incrível de tudo isso é que nesses eventos toda a equipe consegue interagir, mesmo as que são de diferentes áreas.
E como todo bom estagiário, é claro que eu já paguei alguns micos. Antes da confraternização da empresa, falei no grupo do Telegram que eu adorava um tipo de bebida. No dia da festa, algumas pessoas apareceram lá com essa bebida para mim.
É claro que deu ruim, falei um moooonte de besteira e virei meme (óbvio!). Mas faz parte, né? Essa história sempre é lembrada entre o time com um gostinho de diversão.
Para finalizar, queria dizer o que sempre falo para quem me pergunta: o que eu aprendo na Macfor todos os dias, não se compara a um semestre inteiro de aula. Aqui aprendi minha profissão na prática, tendo os melhores profissionais como orientadores.”