AdTech… o que é, como vive, como se reproduz? Calma, esse não é um especial do Globo Repórter e você não precisará esperar até uma fatídica sexta-feira a noite para saber sobre esse novo conceito do marketing que tem dado o que falar.
Se você é ligado em marketing, em métricas e resultados, é bom ir se acostumando. Afinal, essa é uma cultura de marketing voltada para a compra de mídia e anúncios cada vez mais comum.
Você já deve ter percebido que as coisas mudaram e que o modo de trabalhar com marketing já não é mais o mesmo.
Em tempos em que agregar valor através do digital e usar e abusar das tecnologias parecem ser palavras de ordem, implementar esse novo conceito de publicidade é fundamental.
Mas fique atento: se você acha que a AdTech é o ponto alto, vale dizer o conceito é relativamente novo, e segue em evolução.
O digital conquistando seu espaço
Independentemente do momento, o objetivo do marketing sempre foi levar a mensagem ao público certo, no momento certo e da melhor maneira.
No entanto, esse objetivo ganhou novo status: juntam-se a ele dados cada vez mais capazes de metrificar como essa experiência está ocorrendo e, principalmente, se o cliente está satisfeito com o que está recebendo.
Isso acontece porque o digital está, cada dia mais, conquistando o seu espaço. Duvida? Dá só uma espiada no que mudou em poucos anos:
- 1996: o primeiro banner publicitário em sites é lançado;
- 2000: o Google nasceu e logo veio o AdWords, plataforma que lançou de negociação de anúncios de forma online;
- 2004: nasce a rede social que se tornou uma das principais plataformas de todos os tempos: o Facebook;
- 2006: agora os vídeos ganham espaço e o YouTube chega para revolucionar o setor;
- 2007: o celular tijolo ficou pra trás e surgem os primeiros smartphones;
- 2015: os influenciadores digitais começam a ganhar o seu espaço.
De lá para cá, surgiram novos conceitos e soluções, sempre buscando adequar os novos gostos do consumidor.
E a AdTech segue nessa onda, evoluindo.
AdTech: publicidade e tecnologia
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é a AdTech, anote aí: seu nome tem origem nos termos que nomeiam essas ferramentas: Ad, que vem de advertising (publicidade) e Tech, de technology (tecnologia).
O termo reúne as diferentes tecnologias que são utilizadas para análise, gerenciamento de campanhas e monetização de espaços em mídias digitais.
É, basicamente, o modo como se tenta medir o “infinito”. Afinal, em tempos em que internet comanda tudo, a informação está a poucos cliques de distância.
Em uma AdTech, todo o processo está relacionado à entrega de anúncios digitais aos consumidores, desde a escolha do conteúdo que será trabalho até a seleção do destinatário final, ou seja, da persona.
Essas soluções tecnológicas buscam construir uma visão macro sobre as ações de publicidade, controlando todos os seus pontos de forma mais eficiente.
Com isso, além de uma análise mais exata das métricas, é possível alcançar outros benefícios como um maior reconhecimento da marca, a geração de leads qualificados, a redução dos gastos com anúncios, os impactos reais e, claro, obtenção de lucros mais altos.
Vale ressaltar que, por ser um conceito que ainda está sendo desenvolvido, muitas coisas relacionadas à AdTech ainda estão em, digamos, fase de teste.
Um exemplo disso são as equipes. A AdTech funciona, hoje, na maioria dos casos, como uma grande consultoria, com profissionais de diferentes áreas se especializando para auxiliar as organizações na criação de ambientes funcionais de publicidade.
E como funcionam as AdTechs?
As AdTechs buscam, em geral, a análise, gestão e entrega de anúncios visando alcançar um público maior e de mais qualidade, agregando valor ao consumidor final.
Em uma AdTech, a tecnologia é muito bem explorada para alcançar os melhores resultados como mais impressões, elevação de taxas de cliques, frequência e assim por diante.
Atualmente, o Google e o Facebook são referências em tecnologias através do Google Adwords e do FaceAds, mas é preciso estar atento às novas tecnologias que vêm surgindo.
É fundamental ter bons analistas de dados na equipe, capazes de gerar insumos que serão usados para a criação de novas estratégias e campanhas.
É preciso, ainda, contar com um corpo criativo forte, responsável por buscar soluções inovadoras.
Independente da área, um profissional AdTech deve entender a empresa, o mercado e, acima de tudo, o cliente. Assim, poderá identificar as tecnologias que melhor atenderão suas necessidades e conseguirão atingir o público alvo.
Macfor: no caminho certo
Se você quer um exemplo de AdTech, muito prazer! A Macfor foi apontada em relatório da Pipeline Capital como uma das AdTechs mais promissoras.
Vale dizer que a Pipeline atua de forma colaborativa para antecipar tendências e compartilhar conhecimentos do mercado de comunicação e tecnologia.
O levantamento, chamado de Scape Report, é uma iniciativa que tem como objetivo mapear ecossistemas do mundo digital e de tecnologia para que toda a indústria se enxergue neles.
E como a Macfor tem conseguido se destacar nessa área? Buscando reunir, em um só lugar, um time híbrido, que vai além do marketing, estudando o cliente, entendendo o seu perfil e suas dores e analisando dados e mais dados para que possa atingir seus objetivos da melhor maneira e no menor tempo possível.
Pode ter certeza que você ainda ouvirá muito sobre AdTech. E da Macfor, também!