Agência full service ou agências especializadas? Veja o comparativo.
O que é melhor para a estratégia de comunicação e marketing da sua empresa: uma agência full service ou agências especializadas para cada canal (online e offline)?
Conheça as vantagens de terceirizar o time de marketing.
Quando uma empresa se encontra diante dessa questão, geralmente a sua comunicação está desenvolvida a tal ponto que já são necessários vários métodos, estratégias e canais para manter ou gerar crescimento, criar e distribuir conteúdo.
Portanto, a pergunta certa não é qual é a agência ideal, mas quando sua empresa precisará desses serviços.
O objetivo deste artigo, contudo, é acabar com a dúvida de várias grandes empresas: “Posso confiar a minha estratégia de comunicação a uma agência full service, ou devo dividi-la entre várias agências especializadas?”.
Procuramos respostas fundamentadas por experiências reais, que trouxessem as opções mais viáveis e rentáveis a essa questão. Continue lendo.
Primeiramente, é necessário diferenciar os dois modelos de agência.
O que é uma agência full service?
Uma agência full service é aquela que assume todas as estratégias de comunicação e marketing do seu cliente. As agências nesse modelo contam com times altamente capacitados em muitas áreas, a fim de que todo o atendimento prestado parta do trabalho desenvolvido completamente in-house.
A principal vantagem de uma agência full service é que ela oferece às empresas o acesso a uma estratégia de marketing e comunicação completa: isso permite a integração completa dos processos e uma visão mais clara de negócio, que impulsiona os resultados.
No caso da Macfor (uma das maiores agências de marketing digital full service do país), a inovação constante é garantida pelo setor de Creative Strategy: um núcleo criado dentro da agência exclusivamente para acompanhar as tendências e a celeridade da transformação digital.
Por essa razão, a Macfor é uma agência de alta performance em todas as frentes do digital:
Enterprises
A Macfor oferece consultoria sob medida para que o marketing e a comunicação atendam os desafios de grandes empresas, com precisão.
A partir de dados, análises e diagnósticos, os consultores apresentam caminhos estratégicos por meio de conteúdo, business intelligence, CRM, design, inbound, assessoria de imprensa digital, mídias de performance, SEO e outros.
Conheça a área de Enterprises da Macfor.
Content
Conteúdo data driven e design criativo fazem uma comunicação assertiva e estratégica, por meio de um processo imersivo junto aos líderes de marketing de cada empresa, com base em análises qualitativas e quantitativas.
A partir de análises feitas por cientistas de dados, o plano de comunicação é construído e executado full service por squads que contam com design, copywriting e SEO.
Conheça a área de Content da Macfor.
Performance e Mídia Paga
Uma área especializada em criação e gestão de campanhas de mídias de performance, por meio de tecnologia preditiva desenvolvida em parceria com alunos da Unicamp.
No Adtech, as campanhas são automatizadas para obter resultados assertivos e escaláveis, e o trabalho está aliado aos maiores canais de mídias digitais: Facebook Ads, Google Ads, Google DV360, Bing Ads e LinkedIn Ads.
Conheça a área de Performance e Mídia da Macfor.
Analytics
Uma área focada em coletar, analisar e padronizar os dados digitais de todas suas iniciativas de marketing e comunicação.
Nossa equipe é formada por cientistas de dados e matemáticos, que implementam processos de melhoria e organização dos dados em dashboards em tempo real.
Com esse trabalho, é possível apurar, a qualquer momento, os resultados precisos de todas as campanhas de marketing digital.
Conheça a área de Analytics da Macfor.
Agências especializadas
As agências de comunicação e marketing especializadas são aquelas que oferecem expertise em apenas um ou alguns canais, estratégias ou tipos de negócio.
Seu diferencial são serviços exclusivos para uma especialidade. Por exemplo: agências de branding, agências de design gráfico, agências de design de produtos/embalagens, agências de mídias de performance, agências de mídias offline etc.
Elas são ideais para empresas com um orçamento limitado para o marketing, ou para quem precisa de uma estratégia muito específica.
No entanto, quem contrata uma agência especializada para cada serviço deve estar ciente dos seguintes pontos:
- Há falta de alinhamento entre os diversos prestadores de serviço.
- Os custos são maiores, uma vez que cada agência cobrará um valor completo pela estrutura de atendimento em que atua.
- Existem limitações no compartilhamento de insights: cada agência cuida de um canal específico, o que gera “silos” de informações que não são compartilhadas abertamente.
Nesse sentido, muitas agências especializadas mantêm parcerias com agências full service, prestando consultorias.
Quais serviços uma agência full service oferece?
Diferentemente das agências especializadas (que oferecem uma lista de serviços limitada a um tipo de negócio, estratégia ou canal), uma agência full service oferece uma solução completa em marketing digital para os parceiros.
Algumas agências full service podem se destacar por certas especialidades; mas, no geral, todas oferecem uma combinação dos seguintes serviços:
- branding;
- estratégias de marketing digital;
- estratégias de growth hacking;
- SEO;
- criação de conteúdo especializado;
- mídia paga (Google Ads, Facebook Ads etc.);
- tráfego orgânico;
- social media;
- e-mail marketing e CRM;
- web analytics;
- desenvolvimento web e web design.
Geralmente, as agências especializadas oferecem apenas um, ou uma gama menor dos serviços citados acima.
Agência full service ou agências especializadas: qual é melhor?
A resposta para essa questão depende das necessidades da sua empresa.
Uma agência full service é a melhor escolha tanto para multinacionais, grandes e médias empresas, quanto para as pequenas empresas e startups que procuram a facilidade na gestão de apenas um fornecedor integrado, concentrando todas as estratégias de marketing.
Lembrando que a full service atende, inclusive, quando há demanda por estratégias em um só canal, já que seus serviços são modulares.
Assim, ela é ideal para a empresa que deseja que as suas campanhas sejam criadas dentro de uma estratégia integrada, com visão de negócio e foco em resultados gerais.
Por outro lado, uma agência especializada é a melhor escolha se a empresa é média ou pequena e tem um público muito específico, ao qual pretende atrair por meio de uma estratégia igualmente específica.
Ela é indicada se a empresa busca atender necessidades que não vão mudar em um futuro próximo, se precisa atuar em uma frente de marketing digital específica – já que deve escolher frentes para investimento devido ao budget limitado – ou se deseja um trabalho pontual (como, por exemplo, auxiliar o time de marketing interno).
Veja o comparativo a seguir.
Nível de expertise
Agência Full Service | Agência Especializada |
A maior vantagem das agências full service é a abrangência de especialidades em canais, métodos e estratégias que podem oferecer aos clientes. De pequenas a grandes empresas, não importa: é muito produtivo contar com especialistas que sabem guiar cada passo da estratégia em cada canal (desde o início de uma campanha de atração até o aprimoramento das vendas em grandes e-commerces). | Especialista em um número limitado de áreas, a agência especializada geralmente conta com grandes profissionais em seus times, que tendem a prestar consultoria para outras empresas e agências. Ou seja: a expertise de uma agência especializada sempre precisa estar alinhada a um fluxo de trabalho com outras agências e expertises. |
Facilidade
Agência Full Service | Agência Especializada |
Uma agência full service entende todas as necessidades e objetivos da empresa e faz todos os diagnósticos para, em seguida, estabelecer os squads (isto é, os times multidisciplinares criados para alcançar as metas do cliente). Dessa forma, ela assume toda a responsabilidade pelas estratégias de comunicação e marketing, restando à empresa somente o gerenciamento, a escalabilidade e o avanço do próprio negócio. | Geralmente, uma empresa tem mais de uma necessidade específica de comunicação e marketing – e elas vão aumentando com o passar do tempo e com a própria evolução dos negócios. Ao contratar uma agência especializada, é preciso estar ciente de que outras precisarão ser contratadas ao longo do crescimento: isso aumenta a complexidade da comunicação e do gerenciamento do seu negócio. |
Custos
Agência Full Service | Agência Especializada |
Os custos sempre variam de acordo com as necessidades e objetivos do negócio. Conforme os resultados forem gerados, provavelmente suas necessidades aumentarão. Por isso, nesse quesito, uma agência full service é a melhor escolha, já que atende às suas necessidades presentes e futuras, sem grandes movimentações ou burocracias para expandir ou contratar novos serviços. | Os custos aumentam a cada novo serviço necessário, porque há também o custo com novas contratações. Contratar serviços separadamente pode custar mais caro do que uma full service, pois seus pacotes são exclusivos (ao contrário da agência que faz o serviço completo e oferece maiores possibilidades de negociação pelos seus pacotes). Trabalhando com uma agência especializada, é mais econômico contratar e pagar especificamente por um serviço. No entanto, dessa forma, você elimina a possibilidade de contar com a expertise de especialistas em diversas áreas, que podem fornecer ao seu negócio a visão que você procura para expandir e gerar mais resultados. |
Como fazer a escolha certa
Se sua empresa tem vários objetivos a alcançar com estratégias de comunicação e marketing, é muito provável que uma agência full service seja a escolha certa.
Nesse caso, você pode considerar a Macfor como sua melhor opção, porque:
- Trabalhamos com squads de marketing e comunicação sob medida para cada empresa, usando a metodologia ágil.
- Executamos todos os serviços de uma agência de comunicação e marketing com equipes de tecnologia, data science e criação.
- Nossas soluções em consultorias se dividem em núcleos específicos para atender a cada empresa:
- Enterprises.
- Content.
- Performance e Mídia Paga.
- Analytics.
Conheça a Macfor e descubra o que uma agência full service pode fazer pela comunicação da sua empresa.