Agência full service ou agências especializadas? Veja o comparativo.
O que é melhor para a estratégia de comunicação e marketing da sua empresa: uma agência full service ou agências especializadas para cada canal (online e offline)?
Conheça as vantagens de terceirizar o time de marketing.
Quando uma empresa se encontra diante dessa questão, geralmente a sua comunicação está desenvolvida a tal ponto que já são necessários vários métodos, estratégias e canais para manter ou gerar crescimento, criar e distribuir conteúdo.
Portanto, a pergunta certa não é qual é a agência ideal, mas quando sua empresa precisará desses serviços.
O objetivo deste artigo, contudo, é acabar com a dúvida de várias grandes empresas: “Posso confiar a minha estratégia de comunicação a uma agência full service, ou devo dividi-la entre várias agências especializadas?”.
Procuramos respostas fundamentadas por experiências reais, que trouxessem as opções mais viáveis e rentáveis a essa questão. Continue lendo.
Primeiramente, é necessário diferenciar os dois modelos de agência.
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O que é uma agência full service?
Uma agência full service é aquela que assume todas as estratégias de comunicação e marketing do seu cliente. As agências nesse modelo contam com times altamente capacitados em muitas áreas, a fim de que todo o atendimento prestado parta do trabalho desenvolvido completamente in-house.
A principal vantagem de uma agência full service é que ela oferece às empresas o acesso a uma estratégia de marketing e comunicação completa: isso permite a integração completa dos processos e uma visão mais clara de negócio, que impulsiona os resultados.
No caso da Macfor (uma das maiores agências de marketing digital full service do país), a inovação constante é garantida pelo setor de Creative Strategy: um núcleo criado dentro da agência exclusivamente para acompanhar as tendências e a celeridade da transformação digital.
Por essa razão, a Macfor é uma agência de alta performance em todas as frentes do digital:
Enterprises
A Macfor oferece consultoria sob medida para que o marketing e a comunicação atendam os desafios de grandes empresas, com precisão.
A partir de dados, análises e diagnósticos, os consultores apresentam caminhos estratégicos por meio de conteúdo, business intelligence, CRM, design, inbound, assessoria de imprensa digital, mídias de performance, SEO e outros.
Conheça a área de Enterprises da Macfor.
Content
Conteúdo data driven e design criativo fazem uma comunicação assertiva e estratégica, por meio de um processo imersivo junto aos líderes de marketing de cada empresa, com base em análises qualitativas e quantitativas.
A partir de análises feitas por cientistas de dados, o plano de comunicação é construído e executado full service por squads que contam com design, copywriting e SEO.
Conheça a área de Content da Macfor.
Performance e Mídia Paga
Uma área especializada em criação e gestão de campanhas de mídias de performance, por meio de tecnologia preditiva desenvolvida em parceria com alunos da Unicamp.
No Adtech, as campanhas são automatizadas para obter resultados assertivos e escaláveis, e o trabalho está aliado aos maiores canais de mídias digitais: Facebook Ads, Google Ads, Google DV360, Bing Ads e LinkedIn Ads.
Conheça a área de Performance e Mídia da Macfor.
Analytics
Uma área focada em coletar, analisar e padronizar os dados digitais de todas suas iniciativas de marketing e comunicação.
Nossa equipe é formada por cientistas de dados e matemáticos, que implementam processos de melhoria e organização dos dados em dashboards em tempo real.
Com esse trabalho, é possível apurar, a qualquer momento, os resultados precisos de todas as campanhas de marketing digital.
Conheça a área de Analytics da Macfor.
Agências especializadas
As agências de comunicação e marketing especializadas são aquelas que oferecem expertise em apenas um ou alguns canais, estratégias ou tipos de negócio.
Seu diferencial são serviços exclusivos para uma especialidade. Por exemplo: agências de branding, agências de design gráfico, agências de design de produtos/embalagens, agências de mídias de performance, agências de mídias offline etc.
Elas são ideais para empresas com um orçamento limitado para o marketing, ou para quem precisa de uma estratégia muito específica.
No entanto, quem contrata uma agência especializada para cada serviço deve estar ciente dos seguintes pontos:
- Há falta de alinhamento entre os diversos prestadores de serviço.
- Os custos são maiores, uma vez que cada agência cobrará um valor completo pela estrutura de atendimento em que atua.
- Existem limitações no compartilhamento de insights: cada agência cuida de um canal específico, o que gera “silos” de informações que não são compartilhadas abertamente.
Nesse sentido, muitas agências especializadas mantêm parcerias com agências full service, prestando consultorias.
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Quais serviços uma agência full service oferece?
Diferentemente das agências especializadas (que oferecem uma lista de serviços limitada a um tipo de negócio, estratégia ou canal), uma agência full service oferece uma solução completa em marketing digital para os parceiros.
Algumas agências full service podem se destacar por certas especialidades; mas, no geral, todas oferecem uma combinação dos seguintes serviços:
- branding;
- estratégias de marketing digital;
- estratégias de growth hacking;
- SEO;
- criação de conteúdo especializado;
- mídia paga (Google Ads, Facebook Ads etc.);
- tráfego orgânico;
- social media;
- e-mail marketing e CRM;
- web analytics;
- desenvolvimento web e web design.
Geralmente, as agências especializadas oferecem apenas um, ou uma gama menor dos serviços citados acima.
Agência full service ou agências especializadas: qual é melhor?
A resposta para essa questão depende das necessidades da sua empresa.
Uma agência full service é a melhor escolha tanto para multinacionais, grandes e médias empresas, quanto para as pequenas empresas e startups que procuram a facilidade na gestão de apenas um fornecedor integrado, concentrando todas as estratégias de marketing.
Lembrando que a full service atende, inclusive, quando há demanda por estratégias em um só canal, já que seus serviços são modulares.
Assim, ela é ideal para a empresa que deseja que as suas campanhas sejam criadas dentro de uma estratégia integrada, com visão de negócio e foco em resultados gerais.
Por outro lado, uma agência especializada é a melhor escolha se a empresa é média ou pequena e tem um público muito específico, ao qual pretende atrair por meio de uma estratégia igualmente específica.
Ela é indicada se a empresa busca atender necessidades que não vão mudar em um futuro próximo, se precisa atuar em uma frente de marketing digital específica – já que deve escolher frentes para investimento devido ao budget limitado – ou se deseja um trabalho pontual (como, por exemplo, auxiliar o time de marketing interno).
Veja o comparativo a seguir.
Nível de expertise
Agência Full Service | Agência Especializada |
A maior vantagem das agências full service é a abrangência de especialidades em canais, métodos e estratégias que podem oferecer aos clientes. De pequenas a grandes empresas, não importa: é muito produtivo contar com especialistas que sabem guiar cada passo da estratégia em cada canal (desde o início de uma campanha de atração até o aprimoramento das vendas em grandes e-commerces). | Especialista em um número limitado de áreas, a agência especializada geralmente conta com grandes profissionais em seus times, que tendem a prestar consultoria para outras empresas e agências. Ou seja: a expertise de uma agência especializada sempre precisa estar alinhada a um fluxo de trabalho com outras agências e expertises. |
Facilidade
Agência Full Service | Agência Especializada |
Uma agência full service entende todas as necessidades e objetivos da empresa e faz todos os diagnósticos para, em seguida, estabelecer os squads (isto é, os times multidisciplinares criados para alcançar as metas do cliente). Dessa forma, ela assume toda a responsabilidade pelas estratégias de comunicação e marketing, restando à empresa somente o gerenciamento, a escalabilidade e o avanço do próprio negócio. | Geralmente, uma empresa tem mais de uma necessidade específica de comunicação e marketing – e elas vão aumentando com o passar do tempo e com a própria evolução dos negócios. Ao contratar uma agência especializada, é preciso estar ciente de que outras precisarão ser contratadas ao longo do crescimento: isso aumenta a complexidade da comunicação e do gerenciamento do seu negócio. |
Custos
Agência Full Service | Agência Especializada |
Os custos sempre variam de acordo com as necessidades e objetivos do negócio. Conforme os resultados forem gerados, provavelmente suas necessidades aumentarão. Por isso, nesse quesito, uma agência full service é a melhor escolha, já que atende às suas necessidades presentes e futuras, sem grandes movimentações ou burocracias para expandir ou contratar novos serviços. | Os custos aumentam a cada novo serviço necessário, porque há também o custo com novas contratações. Contratar serviços separadamente pode custar mais caro do que uma full service, pois seus pacotes são exclusivos (ao contrário da agência que faz o serviço completo e oferece maiores possibilidades de negociação pelos seus pacotes). Trabalhando com uma agência especializada, é mais econômico contratar e pagar especificamente por um serviço. No entanto, dessa forma, você elimina a possibilidade de contar com a expertise de especialistas em diversas áreas, que podem fornecer ao seu negócio a visão que você procura para expandir e gerar mais resultados. |
Como fazer a escolha certa
Se sua empresa tem vários objetivos a alcançar com estratégias de comunicação e marketing, é muito provável que uma agência full service seja a escolha certa.
Nesse caso, você pode considerar a Macfor como sua melhor opção, porque:
- Trabalhamos com squads de marketing e comunicação sob medida para cada empresa, usando a metodologia ágil.
- Executamos todos os serviços de uma agência de comunicação e marketing com equipes de tecnologia, data science e criação.
- Nossas soluções em consultorias se dividem em núcleos específicos para atender a cada empresa:
- Enterprises.
- Content.
- Performance e Mídia Paga.
- Analytics.
Conheça a Macfor e descubra o que uma agência full service pode fazer pela comunicação da sua empresa.