Uma verdade do mundo do marketing, que se aplica bem ao mercado das cooperativas agrícolas e você pode comprovar por conta própria, é que as maiores e melhores empresas do mundo contratam agências de marketing digital além dos seus times internos.
Isso acontece em gigantes do agro como a Syngenta, entre muitas e muitas outras. Portanto, você pode se perguntar, por que grandes players com a possibilidade – e principalmente, o budget – para formar os melhores times de marketing escolhem contratar uma agência?
A resposta é a seguinte: porque essas empresas entendem que contratar uma agência não é um sinal de que o seu time de marketing internalizado não é capaz de atingir as metas. A agência, nesse sentido, é quem garante que as metas sejam alcançadas com mais eficiência, menor prazo e o mais importante: antes da concorrência.
Cooperativas que terceirizam o marketing crescem 2x mais rápido
Pesquisas internacionais realizadas até 2020, como o estudo da Association of National Advertisers (ANA), mostraram que empresas que terceirizam o marketing digital são capazes de apresentar um crescimento de receita 25% maior que as demais que mantêm somente o marketing interno.
Em levantamentos mais recentes, contudo, essa variação se mostrou ainda maior, como apontado pela Forbes, em 2022. De acordo com o registro, a terceirização do marketing promove um crescimento até 2,8 vezes mais rápido do que o das companhias que focam em times internalizados.
Outra evidência indicada pelo veículo, foi que as empresas que contratam agências de marketing digital têm maiores chances de superar a concorrência e inovar o seu mercado.
Como escolher a agência de marketing digital ideal para sua cooperativa
No Brasil, o agro é responsável por cerca de metade de todas as exportações realizadas, de acordo com levantamento do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) feito em 2021. Mesmo com todas as crises dos últimos anos, o setor segue em plena expansão, inclusive, com recordes de produção e geração de receita.
Esse sucesso é devido, em sua maior parte, à transformação digital no agronegócio, tanto nas tecnologias de produção e transporte, quanto na comunicação com os públicos do setor. Portanto, na hora de escolher uma agência de marketing digital para sua cooperativa agrícola, é preciso encontrar uma que ofereça expertise específica que só esse mercado exige.
Entenda melhor por que os resultados que uma cooperativa busca no on-line só podem ser alcançados por estratégias executadas por uma agência de marketing digital especializada em agronegócio.
Por que escolher uma agência de marketing especializada em agronegócio
O marketing digital para o agronegócio oferece a possibilidade de fazer negócios de forma mais ágil e ao mesmo tempo aumentando a visibilidade e o alcance da marca. Isso é muito eficiente, principalmente para negócios B2B, como é o caso de muitas cooperativas, em que os leads qualificados demandam mais conteúdo técnico e aprofundado sobre os produtos.
Além disso, com agências de marketing que atendem cooperativas, essas empresas podem crescer de forma escalável e aumentar o seu impacto em todas as regiões do país sem a necessidade de despender grandes investimentos em expansão de negócios.
No entanto, como mostrou uma pesquisa recente sobre inovação no agronegócio, o setor ainda investe menos em estratégias de marketing digital ou marketing de conteúdo que os demais setores como o varejo, por exemplo.
Apenas 78% das empresas de agronegócio têm uma estratégia sólida de marketing digital, enquanto os demais setores de atividade econômica têm uma parcela que conta com mais de 88% das empresas.
Como funciona o marketing digital para cooperativas
O fato de as empresas de agronegócio investirem um pouco menos em marketing digital que as demais, o que acontece também nas cooperativas, aponta para uma ideia de que os canais off-line e as estratégias mais tradicionais de marketing funcionam melhor para o setor. Mas, na verdade, isso não é acurado.
O que acontece é que o agronegócio tem características de negócio como: público, jornadas de compra, e ciclos de plantio e colheita, que são muito específicas do setor. Por isso, é necessário realizar estratégias digitais que se adequem a essas especificidades para aí, sim, o sucesso ser certo.
Conheça o case da líder mundial do agro
A Syngenta, líder mundial do agro, teve um aumento de brand awareness de 498% em apenas 5 meses com marketing digital, algo que não seria possível por meio de ações de marketing tradicionais.
Ela levou a transformação digital para a sua forma de se comunicar com o público. O resultado: consolidou sua presença online e elevou a brand awareness em quase 500%.
Um levantamento de 2020, feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, mostrou que apenas 1% das empresas do agronegócio investem solidamente em marketing digital – e o mais interessante é que, nesse 1%, encontram-se as multinacionais que dominam o mercado.
Parceria Syngenta e Macfor
Foi aí que a Syngenta encontrou a grande oportunidade de se destacar imensamente: usando a comunicação omnichannel que o digital oferece para mostrar todos os diferenciais das suas soluções, a empresa apropriou-se desse espaço, ainda pouco usado pelos seus concorrentes.
Para isso, ela escolheu a Macfor, agência de marketing digital full service especializada em agronegócio, com um núcleo de atendimento totalmente voltado para o agro e liderado por engenheiros agrônomos.
A partir dessa parceria e com ganho de resultados em curto prazo, a líder mundial do agro provou que os custos em marketing digital no agronegócio são sempre investimentos altamente lucrativos.
A estratégia da Syngenta é sempre buscar as melhores formas de ajudar seus clientes e prospects a superar os desafios diários. No digital, ela passou a fazer isso através da criação de conteúdo, alcançando seu público de todo o Brasil em momentos estratégicos.
Segmentação de marketing digital no agronegócio
Segmentação é a palavra-chave para o marketing digital no agronegócio, e foi por meio dela que a Syngenta passou a levar conteúdo para diversos produtores rurais em diferentes regiões do Brasil, em variadas épocas de plantio e colheita e fases do funil.
Com conteúdo sempre relevante para cada uma dessas especificidades, criado a partir de informações apuradas de mercado e tecnologia, a Syngenta declarou sua autoridade no online.
Com produção em escala – cerca de 300 conteúdos por mês otimizados em SEO –, alinhada a ações de performance com anúncios em Google Ads e Facebook Ads, a líder mundial do agro subiu no ranqueamento dos resultados de buscas do Google e aumentou em aproximadamente 100% o número de visitantes ao seu site.
Com a autoridade conquistada na web, o próximo passo foi aproximar-se do seu público, com a presença nas redes sociais e estratégias de CRM. Assim, foi possível estabelecer uma comunicação assertiva e personalizada com cada um dos diversos clientes atendidos em todo o país.
Uma poderosa ferramenta de Business Intelligence foi empregada no projeto para monitorar e mensurar a performance dos fluxos de comunicação em todos os canais. Assim, a empresa se mantém relevante e próxima de seus prospects, leads e clientes, com análise de resultados em tempo real.
Além disso, na parceria com a Macfor, a Syngenta criou uma das maiores centrais de conteúdo de agronegócio: o Mais Agro, iniciativa pela qual até ganhou prêmios. Veja mais.
Uma agência de marketing digital especializada em agro para sua cooperativa
Assim como o sucesso da Syngenta, a Macfor é a agência responsável pela performance digital de cooperativas como a Cocamar.
Parceria Macfor e Cocamar
A cooperativa agroindustrial com mais de 18 mil cooperados em vários estados do Brasil, fechou parceria com a Macfor, maior especialista em marketing digital no agro do país, para o projeto de comunicação e performance do seu e-commerce.
Com crescimento na casa dos 3 e dos 4 dígitos, mais de 1400% de aumento mensal de engajamento, a Cocamar vem se superando com a Macfor. A cooperativa estipulou metas agressivas para a performance do seu e-commerce e vem superando cada uma com todas as estratégias de marketing digital no agro da Macfor.
Nessa parceria entre Cocamar e Macfor, a meta de engajamento anual já foi superada e várias outras vêm sendo.
A integração da comunicação de todos os canais da marca vem alavancando a plataforma de e-commerce da Cocamar e gerando dados para otimização cada vez maior.
As melhores empresas do agro escolhem a Macfor
Assim como Syngenta e Cocamar, a Macfor é agência de marketing digital escolhida por outras grandes multinacionais do agronegócio como Citrosuco e Bunge.
Seu método é ter a especialidade em atender o público diversificado do agro com campanhas ultrassegmentadas.
Veja aqui como fazer campanhas ultrassegmentadas no agronegócio.
De acordo com Diogo Luchiari, head de agronegócio e sócio da Macfor: “não basta garantir presença digital no agro, é preciso conhecimento, visão estratégica e técnica para interagir de maneira correta com um dos setores mais promissores da economia brasileira. Logo, as porteiras se abrirão para os próximos anos. As cooperativas que não se adequarem aos desafios da modernidade líquida, latente também no agronegócio, correm o risco de perder saborosas fatias desse bolo”.
Descubra por que as melhores empresas do agro escolhem a Macfor
Veja por conta própria, porque as grandes empresas do agro escolhem a Macfor como agência de marketing digital e descubra como podemos alavancar os resultados da sua empresa.
Converse com um especialista da maior agência de marketing para agro do Brasil.