Como usar análise de dados para aumentar vendas no seu supermercado
Usados dentro de todas as restrições e parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os dados podem ser sua principal fonte de inovação para atender a transformação dos hábitos de consumo dos clientes e aumentar vendas no seu supermercado.
Neste artigo, vamos revelar como usar a análise de dados como um ativo poderoso de marketing para supermercados e como essa análise deve ser feita para gerar todos os insights para suas campanhas digitais atingirem resultados cada vez melhores.
Entenda como deve ser a análise de dados dentro da LGPD.
Siga a leitura para ver como fazer a análise de dados para obter insights mais ricos e quais ferramentas devem ser usadas especialmente em marketing digital para supermercados.
Como agregar análise de dados a estratégias de marketing para supermercados
Os hábitos e a sociedade como um todo se transforma de forma mais acelerada de acordo com a transformação digital e o varejo tem que se reinventar constantemente para acompanhar essas mudanças. A vantagem é que nesta era digital, os consumidores geram cada vez mais dados.
E seu supermercados pode usá-los seguindo os devidos parâmetros legais e éticos. É por isso que você precisa dominar a “arte” da análise de dados no seu negócio, porque ela faz toda a diferença para a relevância e a permanência da sua marca no mercado.
A jornada da grande maioria dos consumidores passa pelo online e como isso gera dados, a análise de dados é crucial para entender o atual comportamento, as tendências e fazer previsões do futuro.
A análise de dados estratégica permite, inclusive, que seu supermercado identifique e aproveite tendências ou corrija falhas antes de seus concorrentes. Isso significa que essa prática pode garantir o caminho para seu supermercado se tornar o mais querido pelos clientes.
Uma pesquisa da Mckinsey mostrou que empresas que usam o marketing data driven, isto é, realizam campanhas orientadas por dados, obtêm os seguintes extras:
- ganham 23 vezes mais novos clientes;
- aumentam as probabilidades da jornada de compra converter em vendas em 19 vezes;
- têm 6 vezes mais probabilidade de reter e fidelizar os clientes.
Assumir a análise de dados como uma constante no marketing digital para supermercados é uma garantia de ganhos presentes e futuros.
Como usar data science no marketing digital.
Como fazer análise de dados para criar campanhas segmentadas no seu supermercado
Com a análise de dados inteligente, é possível criar promoções personalizadas para seus clientes e fazer campanhas segmentadas para alcançar públicos específicos que sejam impactos de forma efetiva por essas promoções.
O marketing data driven permite segmentar melhor as ações e otimizar o seu orçamento já que as suas campanhas terão chances muito maiores de conversão.
Ter campanhas de marketing totalmente orientadas por dados viabiliza estratégias muito mais customer centric que, como você já foi comprovado, garantem muito mais sucesso e vendas.
Passo a passo para uma análise de dados inteligente
Hoje é possível analisar as jornadas de compra de forma integrada por diferentes dispositivos: computadores e smartphones.
Isso porque o Google Analytics passou pela maior transformação da sua história e agora está em uma nova versão, GA4, que permite uma análise muito mais exploratória, de acordo com os parâmetros da LGPD e rica em insights.
É preciso migrar para o GA4 até julho deste ano, ou você pode perder todos os dados de navegação do seu Analytics. Veja aqui como migrar para o GA4 agora.
Portanto, com o uso das ferramentas adequadas você pode realizar uma análise de dados que vai garantir muito mais confiança e resultados para o seu supermercado.
Para isso, siga os seguintes passos.
- Implemente a nova versão do Google Analytics: saiba aqui como fazer.
- Crie uma propriedade no GA4, onde você poderá criar novas abordagens para suas análises baseadas em testes, novas explorações e aprendizados.
- Monitore todos os dados da interação do cliente com a sua marca e identifique padrões e tendências de comportamento, não apenas observando comparativos entre sua marca e os concorrentes.
- Mensure o impacto de cada ação com precisão e identifique rapidamente o que deve ser repetido e o que deve ser eliminado.
- Teste estratégias em públicos específicos com segmentação inteligente e tenha poder de reação rápida para mudar ou intensificar as ações.
Receba uma consultoria em análise de dados para o seu supermercado
Nada garante melhores resultados do que entender o comportamento do consumidor de forma detalhada e tomar decisões estratégicas a partir disso.
Sobretudo na realidade do varejo supermercadista onde o volume de dados é massivo e os hábitos de consumo estão em constante transformação, é crucial saber analisar esses dados e usar as ferramentas adequadas para isso.
Para elevar ao nível máximo a análise de dados do marketing do seu supermercado, você pode agendar uma consultoria agora mesmo. Saiba como migrar para o Google Analytics 4 e usar todos os novos recursos.
Agende o quanto antes uma consultoria com os maiores especialistas em Analytics do Brasil.
Veja também os resultados reais que o uso inteligente dos dados pode trazer para o seu supermercado: conheça o case do Dalben Supermercados.