Os vídeos dominaram completamente a internet e, por isso, aproveitar as oportunidades oferecidas pelas plataformas digitais é dever de todos que investem em mídia paga. Saiba como aumentar sua taxa de conversão através de vídeo marketing com nosso guia definitivo de como anunciar no YouTube, o segundo site mais visitado do Brasil.
A importância de anunciar no Youtube
Seja em busca de um tutorial, boas risadas ou até mesmo para acompanhar o dia a dia de outras pessoas, usuários consomem vídeos o tempo inteiro. Por isso, o YouTube, a maior plataforma do ramo, é uma ferramenta poderosa e extremamente útil para anúncios.
Você pode até ser aquele tipo de pessoa que sempre pula os anúncios do YouTube, mas de acordo com o Think With Google, 95% dos anúncios feitos no site são visualizados até o fim. Por outro lado, essa média fica em 66% em outras plataformas. Em outras palavras, conteúdos em vídeo são capazes de aumentar ainda mais suas chances de conversão, principalmente quando comparados a outras mídias digitais.
Portanto, se você quer alcançar mais resultados e aprimorar suas estratégias de marketing digital, saiba quais são as principais vantagens de anunciar com o YouTubeAds.
Youtube é o 2º maior buscador da internet
O YouTube não é apenas um dos sites favoritos dos brasileiros, mas também é o 2º maior buscador da internet, ficando atrás apenas do Google. Nesse sentido, basta imaginar a quantidade de pessoas que acessam a plataforma diariamente para concluir o quanto o site pode beneficiar suas campanhas digitais.
Em números, estamos falando de 1,8 bilhão de usuários que gastam em média 15,4 horas por semana assistindo a vídeos no YouTube. As chances de causar impacto, com um conteúdo bem estruturado e campanhas planejadas estrategicamente, são muito grandes. Então, não ignore o potencial dessa plataforma de vídeos para fazer sua marca crescer.
Seu público-alvo está lá!
Com suporte da plataforma, as campanhas podem ser segmentadas por região, faixa etária, interesses e outros fatores. Assim fica mais fácil focar no público mais adequado à sua estratégia. Ou seja, entre os bilhões de usuários do YouTube, é possível atrair as pessoas mais interessadas em seu conteúdo, tornando suas campanhas muito mais efetivas.
Vídeos: um formato que não irá sair de moda
Fundado em 2005, o YouTube com certeza revolucionou a internet e é a principal referência quando se trata de vídeos até hoje. Além de tornar qualquer conteúdo mais dinâmico, de acordo com estudos recentes, 76% dos empreendedores afirmam que os vídeos aumentaram o número de vendas. Da mesma forma, o grande sucesso da plataforma, que nunca parou de crescer, reforça a ideia de que o vídeo é um formato que nunca irá sair de moda.
Os formatos disponíveis para anunciar no YouTube
Antes de mais nada, para aprender de vez como utilizar o YouTube Ads a favor do seu negócio, conheça os principais tipos de anúncio disponíveis na plataforma. Assim você pode escolher o formato mais adequado de acordo com a sua estratégia.
Anúncios in-stream
Os anúncios in-stream são exibidos antes do início do vídeo e podem ser pulados pelo usuário. Apesar de trazer maior engajamento, esse tipo de anúncio pode dificultar a conversão, já que o usuário pode escolher ou não se vai assisti-lo até o final. Ao anunciar no Youtube dessa forma, foque em prender a atenção do usuário nos primeiros 5 segundos, com as informações mais relevantes sendo apresentadas primeiro. Outra dica é aproveitar os recursos disponíveis para inserir CTAs (chamadas para ação) customizadas e outros recursos de texto para aumentar as chances de interação com o cliente.
Anúncios in-stream não-puláveis
Como o nome já diz, nessa modalidade de anúncio, o cliente não pode pular o vídeo, o que costuma gerar bastante frustração. Por isso, anúncios in-stream não puláveis possuem duração máxima de 20 segundos. Além de estarem presentes no início dos vídeos, o YouTube exibe anúncios não puláveis em conteúdos com 10 minutos ou mais de duração.
Caso você queira utilizar anúncios não puláveis, certifique-se de analisar cuidadosamente a segmentação de sua campanha para descobrir o melhor momento para aplicar esse formato.
Bumper Ads
Com objetivo de aumentar o alcance e identificação da marca, os bumper ads são anúncios não puláveis com até 6 segundos de duração. Trazendo uma mensagem rápida, esse formato proporciona um aumento de 48% na lembrança do anúncio, segundo o Google. Ao anunciar assim, invista em roteiros criativos com linguagem simples e assertiva para conquistar seus clientes.
Masthead
Masthead trata-se de um tipo de anúncio disponível apenas por meio da compra de mídia reservada, com um representante de vendas do Google. Por conta do alto custo, ele costuma ser mais utilizado por grandes empresas. Nessa modalidade, os anúncios são apresentados exclusivamente na página inicial do YouTube.
Video discovery
Esse anúncio costuma aparecer em locais de possível descoberta pelo usuário, como o espaço acima da lista de vídeos relacionados do YouTube. O video discovery consiste basicamente em uma imagem em miniatura do seu vídeo, acompanhada de um texto convidando o cliente a assisti-lo.
Anúncios out-stream
Os anúncios out-stream não estão disponíveis no YouTube e sim em dispositivos móveis, sites e apps do Google, portanto são recomendados para aumentar o alcance e atrair mais pessoas até o seu canal. Nesse tipo de anúncio, o vídeo começa a ser reproduzido sem som e o espectador deve tocar na tela para ativar o áudio.
Como anunciar no YouTube: passo a passo
Agora que você já conhece os formatos de anúncio disponíveis na maior plataforma de vídeos do mundo, aprenda como anunciar no YouTube através do seguinte passo a passo.
- Publique seu vídeo no YouTube
Primeiramente, para utilizar o YouTube Ads, você deve ter um vídeo publicado em seu canal. Para isso, basta acessar a página inicial do YouTube ou a sua página de perfil e buscar pelo ícone de câmera situado no canto superior direito da tela. Depois, clique na opção Enviar vídeo. Selecione o arquivo que deseja carregar na plataforma e preencha todas as informações, como título, descrição e tags, antes de publicar.
- Vincule seu canal ao Google Ads
O próximo passo é vincular seu canal ao Google Ads para posteriormente criar sua campanha de vídeo marketing. Vamos lá?
- acesse o seu canal;
- clique no ícone do seu canal e em seguida na aba Meu Canal;
- clique em Estúdio de Criação;
- depois, clique na aba Canal e, logo após, na categoria Avançado;
- finalmente, clique em Vincular uma conta ao Google Ads para finalizar esse passo.
- Crie sua campanha no Google Ads
Abra uma janela separada para acessar o Google Ads e acesse sua conta. Em seguida, clique na categoria Campanhas, no menu esquerdo e logo após, clique no ícone azul com símbolo +.
Na nova tela, você deverá escolher o objetivo de sua campanha, entre as cinco opções oferecidas pelo Google:
- leads;
- tráfego do site;
- consideração de produto e marca;
- alcance e reconhecimento da marca;
- campanha sem meta.
Depois de escolher o objetivo, selecione a opção Vídeo e defina a meta da sua campanha, juntamente ao formato do anúncio que será veiculado.
- Defina seu público-alvo e orçamento
Esse é o passo mais importante para anunciar no YouTube e alcançar sucesso com sua campanha, portanto escolha corretamente o perfil dos usuários que deverão ser atingidos por seus anúncios em vídeo. No YouTube Ads, é possível realizar a segmentação através da escolha de temas, interesses do público e frases de busca, além de informações como idade, sexo, renda e status parental.
Depois de segmentar seu público, chega o momento de definir o quanto você está disposto a pagar pelos seus anúncios, de acordo com seus objetivos. A recomendação é testar a campanha com um orçamento menor e aumentá-lo gradativamente. Porém, você também pode contar com as estratégias de lances oferecidas pelo Google Ads:
- CPV máximo: custo da campanha calculado com base no número total de visualizações e interações;
- CPM máximo: campanha onde você irá pagar uma quantidade pré-determinada toda vez que os anúncios atingirem a marca de mil impressões;
- CPM visível: quando você paga pelas mil impressões apenas quando o anúncio for realmente visualizado pelo usuário.
- Ative seu anúncio no YouTube
Por fim, para ativar seu anúncio no YouTube, você deve realizar o upload do vídeo que será vinculado na campanha, caso ele não esteja lá. Antes de publicá-lo, lembre-se de adicionar todas as informações necessárias, além de CTAs e links.
Quais métricas você precisa acompanhar?
Para avaliar se sua campanha está dando certo, algumas métricas devem ser acompanhadas, como o CTR (Click Through Rate ou taxa de clique) e a taxa de visualização, responsáveis por medir o nível de interação e engajamento alcançado com o anúncio.
Da mesma forma, é conveniente acompanhar a taxa de conversão, quando o anúncio conter um direcionamento para uma landing page, ou página de compra, assim como o tempo médio assistido. Através desse último indicador, é possível descobrir por quanto tempo o anúncio retém a atenção dos espectadores.
Como escolher a melhor campanha para minha marca?
Encontrar o melhor tipo de campanha para o seu negócio pode ser um desafio. Por isso, vale a pena conferir a tabela abaixo, associando metas com os formatos de anúncio recomendados:
Ainda tem dúvidas sobre como acelerar seus resultados e encontrar as melhores estratégias para o seu negócio? Então conte com uma consultoria de marketing digital que irá te ajudar a aplicar os conceitos explicados no artigo em prática.
Somos um time de estrategistas criativos, prontos para oferecer serviços de alta performance, afinal nenhum desafio é grande demais para nós.
Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores e tenha a ajuda de um consultoria especializada em Transformação Digital.