Apple quer revolucionar a experiência do usuário com double tap
A Apple, conhecida por seu design intuitivo e inovação em experiência do usuário, fez mais um anúncio impressionante: o Apple Series 9 Watch.
Embora o relógio em si seja uma maravilha técnica, com seus 5,6 bilhões de transistores e uma bateria de 18 horas, o que realmente chamou nossa atenção foi uma nova forma de interação: o double tap.
O que o double tap significa para a experiência do usuário
O double tap é uma inovação em UX (Experiência do Usuário) que permite ao relógio reconhecer um toque sem que você toque na tela. Para realizar um double tap, basta beliscar os dedos rapidamente duas vezes. Dependendo do contexto, essa ação pode resultar em diversas funções, como atender uma chamada, desligar um alarme ou pausar um filme.
Como funciona?
A capacidade do Apple Watch de reconhecer o double tap é fascinante. Ele detecta o movimento da mão e identifica mudanças específicas no fluxo sanguíneo relacionadas ao gesto.
Tecnicamente, essa funcionalidade não é tão diferente de contar seus passos ou saber se você está correndo. No entanto, em termos práticos, representa uma mudança significativa na forma como a Apple imagina a interação com seus produtos.
Imaginar como você usa o produto: isso é UX
O conceito de usar o corpo como interface não é novo. Estudos iniciais em UX de dispositivos vestíveis, como os da Carnegie Mellon University, já exploravam essa ideia.
O Google, com seu Project Soli, também já havia imaginado um futuro onde gestos no ar controlariam dispositivos. A questão fundamental sempre foi: como interagir com um computador que é virtualmente pequeno demais para ser usado?
O que esperar do double tap
O que torna o double tap promissor é a capacidade do sistema de adaptar-se automaticamente para garantir que o gesto resulte na ação esperada pelo usuário. Isso é uma UI baseada em contexto. Se a Apple não acertar esse contexto, pode haver complicações. No entanto, o potencial é imenso: um único gesto pode controlar diversos dispositivos sem a necessidade de olhar ou tocar neles.
Com o Vision Pro, a Apple já havia introduzido o conceito do double tap, usando as mãos como controladores. A empresa encontrou uma maneira de adicionar um “botão” às suas mãos.
O que vem a seguir
A introdução do double tap pela Apple em seus dispositivos será um estudo interessante para o futuro. Poderíamos, por exemplo, usar o double tap para abrir um arquivo no computador? Seria o double tap o novo “clique” para tudo dentro do ecossistema Apple? A partir de hoje, essa possibilidade parece muito provável.
Para gestores de marketing digital e designers de UX, o double tap é um lembrete da constante evolução da tecnologia e da necessidade de se adaptar e inovar para melhorar a experiência do usuário. A Apple, mais uma vez, nos mostra que o futuro da interação está além das telas.
Para receber as principais notícias, análises e comentários do que de mais relevante acontece no mercado por uma visão de especialistas em marketing e growth, assine a BRING ME DATA. Receba os principais updates toda segunda de manhã.