Aquele parente querido que sempre te chamou para dar uma ajudinha no smartphone e lembrar a senha dele não precisa mais tanto assim de você.
Engana-se quem pensa que a geração Z é a que domina o ambiente das compras online.
Os baby boomers (indivíduos com 61 anos ou mais), que controlam suas próprias finanças e possuem um poder aquisitivo considerável, além de grandes patrimônios, estão tão ativos no ambiente digital quanto os jovens.
Apesar de usarem diferentes redes sociais, baby boomers se encontram entre 59% e 72% no Facebook e 86% no Youtube, a geração não fica tão para trás quando os assuntos são compras e pagamentos online.
Destrinchando os baby boomers
Em um contexto pós segunda guerra mundial, os boomers chegaram ao mundo imersos em um cenário de otimismo e ascensão econômica.
A origem da nomenclatura “baby boomers” vem do fato de que, nesse momento pós-guerra, a taxa de natalidade cresceu e muitos nascimentos ocorreram em um curto período.
Essa geração não presenciou poucas coisas. Os boomers passaram por uma onda de novos movimentos sociais que iam de contraponto com as regras convencionais estabelecidas na época.
Entretanto, pelo momento político da época, ainda era forte uma sensação de prosperidade. Em paralelo ao crescimento econômico, atravessaram um período de positivismo e esperança.
Economia grisalha e valores da geração
Por terem atravessado esse momento, eles também construíram em sua psique um sistema de valores e crenças que priorizam a preocupação com o bem-estar pessoal, familiar e comunitário. Em resumo, uma grande qualidade de vida em diversos aspectos, principalmente quanto a saúde.
A experiência da longevidade atrelada ao poder aquisitivo considerável da geração faz com que os baby boomers estejam a frente da ‘economia grisalha’. Isso porque, eles demandam produtos e serviços que consigam suprir suas necessidades conforme envelhecem.
Graças ao período de estabilidade econômica que a geração passou, eles também valorizam bens materiais que durem.
Por isso, a geração é muito atenta as marcas que são mais conhecidas e por isso optam por escolhê-las na hora de optar por uma marca.
Porém, nem tudo está perdido, demonstrando uma certa adesão aos produtos/serviços de determinada marca com depoimentos de clientes, um ambiente seguro pode ser criado para o boomer e ele pode chegar a aderir.
Boomers digitais e estratégias de vendas
De forma detalhista, fiel, e que valoriza a qualidade do produto/serviço, atendimento e preza por encontrar marcas confiáveis, o número de pedidos feitos pelos baby boomers via aplicativos de compras cresceu em 308% entre 2023 e 2024.
Atualmente, a geração supera os mais jovens em crescimento de adoção do e-commerce.
De acordo com especialistas, as marcas precisam oferecer aos boomers qualidade, durabilidade e confiança.
O ponto mais essencial para venda aos boomers é que as marcas mostrem que aquele produto ou serviço irá melhorar a vida dele de forma segura e tradicional.
Principais características dos baby boomers no digital
- Alta adoção digital: 88% das pessoas 60+ já realizaram compras online e muitos fazem uso do smartphone para isso (79%) ou do computador (52%).
- Independência e autonomia: 83% dos boomers controlam suas próprias finanças, descontruindo a ideia de dependência dos mais jovens.
- A confiança é essencial: 50% só compram de marcas nas quais confiam. São detalhistas, preferem qualidade e atendimento, e tendem a ser leais a marcas já conhecidas.
- Planejamento e pesquisa: Eles buscam ofertas em lojas físicas para comparar preços antes da compra online (47%) e realizam pesquisas detalhadas sobre os produtos.
- Valor médio por compra: Compram aproximadamente 15 vezes ao ano, com valor médio acima das demais gerações. O ticket médio é de US$203 por transação.
- Itens favoritas: Eletrodomésticos, eletrônicos, casa, decoração, livros e produtos de saúde
- Sensibilidade a preços e ofertas: Bem receptivos a programas de fidelidade, descontos e promoções, embora usem menos cupons e cashback em relação aos jovens.
- Influência de campanhas e publicidade: 84% são impactados por campanhas publicitárias e promoções; já a influência de redes sociais e criadores de conteúdo é menor, predominando a recomendação de amigos e familiares.
Dessa forma, as marcas precisam entregar tradicionalismo, segurança e confiabilidade aos que vieram ao mundo entre 1946 e 1964. Um conteúdo claro, detalhista e prático irá atrai-los, tal como vídeos informativos e didáticos.
Marcas que criaram estratégias para alcançar os boomers
- T-mobile: Segmenta os boomers com campanhas positivas, usando imagens acolhedoras e descontos específicos para “55+”.
- AARP: Publica conteúdos sobre saúde e bem-estar, com blogs extensos, vídeos tutoriais e foco em valorização do envelhecimento ativo.
- Hudsn Meats: Usa posts claros com descontos evidentes e visual amigável no Facebook, o que gera alto engajamento da geração.
A presença forte no Facebook irá ajudar a chamar os boomers, além de e-mail marketings com segmentados e ocasionais.
Transparência, autenticidade (depoimentos reais, histórias inspiradoras e que valoriza o legado deixado), e uma boa otimização de conteúdos também fará com que eles cheguem e se encantem pela marca.
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