A Barba de Respeito é uma empresa web-native, criada em 2016 por quatro homens barbudos (ou nem tanto) que queriam se tornar “lenhadores”, mas tinham a dificuldade de encontrar produtos eficazes para o crescimento da barba.
Cenário
Antes de conhecer a Macfor, a empresa já tinha um posicionamento digital: com milhares de curtidas nas redes sociais, a página Barba de Respeito é uma das maiores fanpages de conteúdo de barba do mundo. Além disso, a empresa é líder no setor de e-commerce voltado para o nicho.
Apesar do site possuir uma média de acessos e vendas que entram na casa dos milhares todas as semanas, a sensação era de que, devido aos altos investimentos, já tinham falado com toda a internet, atingindo o máximo de público, o que refletia na estagnação das vendas.
Esse sentimento fez com que os sócios buscassem uma consultoria especializada em Growth Hacking, focada em dados e resultados, que fosse capaz de ajudá-los na missão de reter clientes. Foi assim que a Barba de Respeito fechou uma parceria com a Macfor em 2018, que segue até os dias de hoje.
Como embasamos nossas ações
A nossa análise mostrou que o público que consumia o blend para crescimento da barba não o recomprava depois que atingiam o objetivo de ter uma barba de lenhador.
Esse era um ótimo sinal sobre a qualidade do produto, mostrando que ele realmente funciona com eficácia e a longo prazo. Por outro lado, isso estava afetando o LTV (lifetime value) da empresa.
Dessa forma, para atingir o objetivo de aumentar o faturamento de um produto de nicho, identificamos que era preciso apostar em técnicas de Growth Hacking no marketing da empresa, para atrair mais clientes engajados.
Diagnóstico
Através de um diagnóstico da presença digital da Barba de Respeito, a Macfor identificou que, apesar de buscarem sempre novos clientes ao menor custo por compra, o problema era, na verdade, a recorrência das vendas.
Antes x Depois
Antes da nossa parceria, a Barba de Respeito sentia que:
- Já havia atingido todos os públicos e
- Estava com as vendas estagnadas.
Depois que juntou esforços com a Macfor, a empresa passou a ter:
- Investimento direcionado para o público-alvo nos canais corretos;
- Clientes retidos e fidelizados;
- Atuação mais forte, atrativa e direcionada nas redes sociais e
- Crescimento das vendas e do faturamento.
Melhorias implementadas
As estratégias de Growth que estabelecemos focaram em:
- Aumentar a retenção de clientes;
- Lançar novos produtos (blend para crescimento capilar, shampoo para barba e cabelo, acessórios e kits para barba, etc.);
- Estabelecer uma régua de CRM calibrada para os melhores compradores e
- Pensar em estratégias para reativação de base de e-mails.
Outro destaque foi o investimento em redes sociais. A Barba de Respeito entendeu que a estratégia de comunicação não funciona igualmente em todos os canais e essa visão trouxe para a marca mais liberdade criativa para que as ações fossem ousadas e se multiplicassem nas redes sociais.
Assim, estabelecemos interações mais humanas, aproximando o público da marca e criando uma comunidade, o que traz a sensação de “gente como a gente”. O que antes era considerado inviável, hoje se tornou uma possibilidade de venda, gerando interação e engajamento.
Youtube
O canal da marca no Youtube tem crescido desde o início da parceria com a Macfor. Conseguimos, através dos vídeos, aumentar o alcance e o reconhecimento da Barba de Respeito. Com 6,66 mil seguidores, o canal mostra curiosidades e explica de maneira engraçada e inteligente a aplicação dos produtos:
Facebook
Desde o início da nossa parceria, o número de seguidores da página aumentou gradativamente. Muito se deve ao conteúdo autêntico produzido, mas não podemos esquecer das campanhas de engajamento geradas por meio de anúncios segmentados e direcionados para o público-alvo.
Com um alcance ainda maior do que o número de seguidores, nosso foco na rede social é gerar empatia, conteúdo relevante e descontraído, conforme os exemplos abaixo:
Instagram
Na rede social queridinha do momento, não poderia ser diferente! Com um alcance orgânico predominantemente maior, o grande objetivo nesse canal é inspirar todos os amantes de barba.
Resultados conquistados
Com todos os esforços gerados pela Macfor em conjunto com a equipe Barba de Respeito, conquistamos resultados excelentes. O retorno sobre investimento publicitário (ROAS) aumentou em mais de 57%, com uma redução do CAC e aumento do faturamento.
Conseguimos aumentar a retenção de usuários, que também tinham interesse em, depois de conseguir a barba dos sonhos, cuidar muito bem dela e do visual como um todo.
Além disso, o tempo e o trabalho que dedicamos a cada uma das redes sociais faz da Barba de Respeito um grande case para a Macfor. É a prova de que respeitar as particularidades de cada canal é a grande chave para o sucesso!