Big Data: o que é e como aplicar
Atualmente, as empresas que buscam por resultados mais assertivos apostam em uma cultura orientada por dados. Em outras palavras, a operação passa a ser totalmente embasada em informações e números reais.
Nesse cenário, encontramos o termo Big Data. Em tese, Big Data é um grande conjunto de dados mais complexos, que não consegue ser processado ou gerenciado pelos softwares tradicionais.
A seguir, vamos nos aprofundar mais sobre o conceito de Big Data.
O que é e pra que serve o Big Data?
O conceito de Big Data pode ser compreendido como uma reunião de dados mais volumosa, variada e veloz, diferente dos dados tradicionais, que são facilmente analisados em nosso dia a dia.
Esse grande volume de dados é capaz de obter resultados nunca antes encontrados, principalmente quando falamos sobre as análises de volumes menores. Por isso, o Big Data se tornou uma ferramenta muito valiosa na tomada de decisões de uma empresa.
Afinal, com uma análise eficaz desses dados, as empresas conseguem criar um planejamento estratégico mais embasado e ter uma maior compreensão do seu público, alcançando impactos extremamente positivos.
As características mais marcantes desse conceito – a variedade, o volume, a veracidade, o valor e a velocidade –, são conhecidas como os 5 Vs do Big Data. Essas categorias explicam a importância de se trabalhar com dados relevantes na era da digitalização. Confira!
Quais são os 5 Vs do Big Data?
Como visto anteriormente, o conceito de Big Data se caracteriza por 5 palavras que identificam a maneira como esses dados são apresentados e trabalhados.
Volume
Aplicando o Big Data nas operações do dia a dia, você terá de lidar com uma grande quantidade de dados não estruturados e de baixa densidade. Por isso, esse volume é muito importante e deve ser um dos principais pontos a serem observados.
Variedade
Os dados são obtidos de diferentes formas, como redes sociais, aplicativos, e-mails, cookies e mais. Isso significa que, além de não existir um padrão, eles não fornecem os mesmos tipos de informação.
Com o aumento de Big Data, diferentes tipos de dados não estruturados passam a estar disponíveis, o que torna a tarefa de organização desses dados ainda mais desafiadora.
Velocidade
Nesse cenário, a velocidade refere-se à rapidez com que os dados são gerados e movimentados. Graças às novas tecnologias do Big Data, a análise feita aqui não precisa contar com um banco de dados.
Veracidade
Umas das prioridades dentro do Big Data é avaliar quais dados são relevantes para o crescimento do seu negócio. Dessa forma, utilizando informações atuais e verídicas, o planejamento estratégico criado pela sua equipe pode ser seguido com mais segurança.
Valor
Por fim, queremos gerar valor à empresa por meio dos dados obtidos pelo Big Data. Afinal, um dado sozinho pode não ser tão útil quanto um dado que tenha se transformado em um insight valioso para a sua companhia.
Resumidamente, o valor no Big Data entende-se pela transformação de uma amontoado de dados e informações que serão realmente relevantes ao negócio.
Qual é a importância do Big Data?
Apesar de ser um termo relativamente novo, o Big Data chegou para auxiliar o data science na compreensão dos dados que chegam em grande quantidade e em um menor período de tempo.
Assim, as aplicações ficam muito mais eficientes e objetivas. Afinal, uma coisa é fato: empresas que se baseiam em dados evitam erros de operação e conseguem alcançar seus objetivos com muito mais clareza.
Além disso, com os dados certos em mãos, uma marca é capaz de conhecer todas as características do seu público-alvo, graças aos avanços digitais que nos permitem armazenar e analisar dados com mais facilidade.
É por isso que, para os próximos anos, a produção de dados tende a se multiplicar ainda mais, até porque as empresas atuais já estão optando por uma cultura orientada exclusivamente para os dados.
E é aí que a participação do Big Data se torna cada vez mais importante, já que os softwares e as plataformas de gestão de dados não estão conseguindo acompanhar o crescimento de informações.
Como aplicar?
Antes de começar a usar o Big Data em suas estratégias de análise de dados, é importante investir em softwares de última geração e uma equipe especializada. Dessa forma, os processos serão realizados mais facilmente.
Além disso, todas as áreas do negócio devem estar integradas ao novo estilo de compreensão de dados, garantindo resultados de qualidade e alto desempenho para toda a companhia.
Nessa parte, é preciso saber como organizar e gerenciar os dados, além de alinhar o Big Data com os objetivos de negócio específicos e planejar uma estratégia voltada para o full service.
A equipe de especialistas da Macfor otimiza o armazenamento de dados e facilita as operações necessárias, além de trabalhar com análises preditivas, prescritivas e descritivas de alta complexidade.
Se você quer tomar decisões mais assertivas por meio de dados e tecnologia, conte com a gente!