Brand Awareness é o termo técnico utilizado para definir a consciência de marca. Ou seja, ele é capaz de metrificar o quanto uma marca é lembrada pelos consumidores e a relevância dela para a tomada de decisões durante a jornada de compras.
Por que investir em Brand Awareness?
- Aumenta as suas vendas;
- Dá mais credibilidade à marca;
- Melhora os resultados das campanhas;
- Transforma os consumidores em fãs fiéis;
- Alavanca o alcance dos produtos;
- Proporciona maior espaço na corrida competitiva.
As iniciativas digitais são excelentes oportunidades para você aumentar a performance do Brand Awareness e ter ainda mais resultados. Veja, a seguir, um resumo dessas ações para você ter insights:
Comunidades
Grupos nas redes sociais ou em aplicativos de conversa, como Telegram ou WhatsApp, são ótimas oportunidades para criar uma base de clientes fidelizados.
Marca
A personalidade da marca é o grande diferencial do Brand Awareness. Lembre-se de construir um discurso pessoal e empático.
Participação online
Em quais plataformas e redes sociais o seu público está ativo? É fundamental que a sua marca esteja ali também.
SEO
Estar no topo das pesquisas do Google significa ter mais visibilidade, por isso é fundamental trabalhar as estratégias de SEO em seu site ou blog.
Unbranded content
O marketing de conteúdo é uma ferramenta crucial para empresas que desejam ampliar a consciência de marca. Que tal falar menos de promoções ou produtos e focar no estilo de vida do seu público?
Mas, como fazer Brand Awareness? Veja a seguir!
O que é Brand Awareness?
Você pode até não se lembrar, mas é provável que já tenha comprado uma lâmina de barbear ou curativo adesivo. Certo?
Esses dispositivos são muito utilizados no nosso dia a dia, porém dificilmente os chamamos pelos seus nomes originais. Suas marcas se tornaram tão grandes e conhecidas que passamos a usar o título delas ao nos referirmos a esses produtos: Gillette e Band-Aid.
Ao falarmos “Cotonete” em vez de haste flexível ou “Maizena” em vez de amido de milho, estamos reiterando a importância de saber o que é Brand Awareness e mostrando o quanto essa estratégia é importante para termos uma marca memorável.
Outra marca que conseguiu um feito impressionante é o McDonald’s. A rede de fast-food é mundialmente conhecida pelas cores amarelo e vermelho, e pelo M gigante, que pode ser visto mesmo de longe, indicando que ali há um lugar para fazer uma pausa e comer.
Marcas como MMartan e Melissa apostaram no cheiro característico dos produtos e das lojas físicas para construir a sua presença. Depois, as empresas passaram a fabricar e vender perfumes com essas essências.
O Brand Persona também é uma estratégia de Brand Awareness, em que a marca utiliza personagens para criar uma comunicação mais empática e humanizada com o público. A Lu do Magalu e o recente CB da rede Casas Bahia são ótimos exemplos disso.
Portanto, símbolos, cores, aromas e imagens podem ajudar a construir a presença de marca e aumentar a visibilidade e o reconhecimento dela. Na era digital, isso não é diferente!
O impacto do Brand Awareness nas vendas
Aumenta as suas vendas
A confiabilidade e a credibilidade de uma marca são tópicos importantes na hora de tomar uma decisão de compra. Por isso, o Brand Awareness é uma estratégia em que a sua empresa deve ficar de olho, principalmente se você atuar no mercado B2B. Afinal, esse modelo de negócio depende da aprovação de mais pessoas e envolve um processo de vendas mais criterioso e com redução da carga emocional.
Dá mais credibilidade à marca
Construir a autoridade de uma empresa não é fácil e requer anos de experiência no mercado. No entanto, pequenos deslizes ou escolhas erradas podem colocar todo o trabalho a perder.
Quando há uma forte estruturação envolvendo o nome da marca, fica mais difícil perder a credibilidade construída. Além disso, há o apoio de clientes fiéis, que se tornam advogados da empresa, revelando o impacto do Brand Awareness nas vendas.
Melhora os resultados das campanhas
As pessoas gostam de interagir com a sua marca ou estão dispostas a consumir seus conteúdos? Pode ser que a falta de carisma de uma empresa prejudique o desempenho de campanhas e, ao detectar aquela marca, o usuário simplesmente pule o anúncio.
Logo, é imprescindível construir uma personalidade cativante para a marca, que atraia a atenção do público-alvo. As pessoas devem estar disponíveis para escutar o que a sua empresa tem a dizer.
Torna os consumidores em fãs fiéis
Atualmente, o mundo digital passa pela chamada “cultura do cancelamento”. Marcas e personalidades que confrontam algum tipo de expectativa popular são boicotados e podem até perder a confiança do público.
Por outro lado, quando há uma boa estratégia de Brand Awareness, mesmo nesses casos atípicos, os danos são menores. Contando com um público fiel, a marca fica mais segura e não precisa se preocupar tanto em se defender ou mesmo dar uma resposta, já que esses fãs farão isso por ela.
Amplia o alcance dos produtos
Como citado anteriormente, dificilmente você vai em uma farmácia comprar uma “haste flexível”. O Brand Awareness proporciona essa notoriedade de marca e aumenta o alcance dos produtos, tornando-os referências no mercado.
Proporciona maior espaço na corrida competitiva
Sair na frente dos concorrentes não é uma tarefa simples. No entanto, quando as estratégias de construir autoridade e visibilidade da marca estão bem alinhadas e com alta performance, isso se torna mais fácil.
Em geral, as empresas que dominam o mercado e se tornam líderes no segmento são aquelas que elaboram estratégias sólidas e eficazes de Brand Awareness. Ou seja, elas possuem presença, personalidade, participação e oferecem uma ótima experiência aos consumidores.
Brand Awareness e Marketing Digital
O novo marketing é uma grande oportunidade para quem deseja alavancar os resultados com Brand Awareness e atrair ainda mais visibilidade para a marca. Isso porque a internet é uma espaço que proporciona o compartilhamento de conteúdos e a interação com usuários sem limites físicos.
Algumas iniciativas digitais podem ajudar a sua empresa. Confira!
Comunidades
Os seres humanos são animais extremamente sociais e dependem do convívio com outros para viver e sobreviver. Por isso, é sempre importante participar de tribos de pessoas com interesses em comum.
Grupos nas redes sociais ou em aplicativos de conversa, como Telegram ou WhatsApp, são ótimas oportunidades para criar uma base de clientes fidelizados, aqueles fãs que irão defender a sua marca.
Há algumas estratégias que podem ser usadas:
- Grupos por interesses: por exemplo, uma marca de carros pode criar e promover um grupo para os apaixonados por automóveis.
- Grupos por estilo de vida: marcas veganas têm uma ótima oportunidade de unir pessoas que cultivam essa alimentação.
- Grupo de estudo: caso a sua empresa tenha conteúdos relevantes para compartilhar, que tal abrir um espaço para a troca de conhecimento?
- Grupo da marca: a própria marca pode ter o seu grupo e compartilhar cupons e promoções exclusivas, além de interagir com os usuários.
Marca
A personalidade da marca é o grande diferencial do Brand Aawareness. Lembre-se de construir um discurso pessoal e empático. E a internet é o melhor espaço para fazer isso!
A possibilidade de interagir em tempo real com os usuários abre porta para a estruturação de uma marca sólida. É fundamental estar próximo ao seu público-alvo e corresponder às necessidades dele.
Participação online
Em quais plataformas e redes sociais o seu público está ativo? É muito importante que a sua marca esteja ali também.
Portanto, o ideal é fazer diversas pesquisas para compreender o comportamento do seu público-alvo. É imprescindível obter as respostas das seguintes perguntas:
- Em quais plataformas o público acessa a internet?
- Quais são as redes sociais mais usadas?
- Em quais horários eles costumam frequentar essas redes?
- Por quais tipos de conteúdos eles mais se interessam?
- O que eles buscam na internet?
Outro tópico relevante na participação online é a frequência de postagem. Para construir o Brand Awareness e o Marketing Digital, é preciso ser lembrado pela sua audiência e, portanto, aparecer com periodicidade.
SEO
Quando alguém faz uma pesquisa no Google, dificilmente avança para a segunda página de resultados, certo?
Isso acontece porque a plataforma possui dezenas de regras para ranquear uma página e proporcionar uma melhor experiência ao usuário, fazendo com que ele encontre exatamente aquilo que procura.
Por isso, estar no topo das pesquisas do Google significa ter mais visibilidade e credibilidade, já que esses links passam a ideia de conterem informações mais confiáveis.
Unbranded content
O marketing de conteúdo é uma ferramenta crucial para empresas que desejam ampliar a consciência de marca. Que tal falar menos de promoções ou produtos e focar no estilo de vida do seu público?
A estratégia de unbranded content foca em proporcionar uma melhor experiência ao usuário, falando menos da marca ou dos produtos. Pode parecer incoerente uma estratégia de Brand Awareness que evita promover o nome da marca e assuntos institucionais, mas não é.
O conceito traz uma alternativa para conquistar a atenção e a confiança do consumidor: falar sobre as necessidades dele e apresentar soluções eficazes.
Além disso, o unbranded content também oferece conteúdos para diversão, entretenimento e informação. Dessa maneira, fica mais fácil interagir com o público e construir uma marca com boa personalidade.
Essa estratégia de conteúdo está ligada ao propósito pessoal das pessoas que estão consumindo seu produto ou serviço. Atualmente, os clientes não querem mais se relacionar com empresas frias e distantes: eles desejam buscar marcas cada vez mais próximas a eles.
Como fazer Brand Awareness e ter resultados?
Mas, afinal, como metrificar um “conceito” e entender se as estratégias aplicadas estão ou não funcionando? Para isso, é fundamental avaliar os KPIs que conseguem identificar a performance da sua consciência de marca.
Brand Lift
O Brand Lift é o principal KPI quando se fala em Brand Awareness. Com essa métrica, é possível medir o crescimento de interações entre cliente e empresa. Esse dado pode oferecer diversos benefícios, como identificar a intenção de compra e descobrir o interesse que a marca gera em determinado público.
Para realizar essa mensuração, é preciso planejar pesquisas com o público consumidor, envolvendo perguntas como:
- Quando você tem contato com a MARCA, qual é o primeiro pensamento que vem?
- Qual foi a última vez que você lembra de ter visto uma propaganda da MARCA?
- Você tem intenção de comprar a MARCA nos próximos meses?
- Você recomendaria a MARCA para um amigo ou familiar?
Essa métrica analisa o impacto de campanhas em determinado público, avaliando a sua funcionalidade e performance. Sendo assim, é possível detectar a receptividade das pessoas e se aquele conteúdo gerou algum tipo de memória ou emoção.
Além disso, é importante destacar também que o Brand Lift é uma pesquisa que deve ter dois tipos de amostras: um grupo de pessoas que teve acesso à campanha específica e outro que não teve. Somente na comparação entre os resultados é possível identificar o desempenho.
Alcance do post/impressões
Com as informações de alcance e impressões, é possível saber quantas pessoas foram impactadas por determinada publicação. Dessa maneira, sua empresa consegue identificar quantitativamente o tamanho do público que teve contato com a marca.
Para entender se essa receptividade foi positiva ou negativa, é importante observar a seguinte métrica:
Engajamento nas redes sociais
As redes sociais são importantes ferramentas também para quantificar o Brand Awareness. A métrica utilizada para isso é a porcentagem de engajamento que as publicações conquistam.
O engajamento é um cálculo que avalia a quantidade de pessoas que interagiram com o post em comparação ao número de seguidores da conta. Ou seja, é a melhor maneira de avaliar se um conteúdo atingiu ou não o público desejado.
No Instagram e no YouTube, é possível detectar o engajamento das publicações de uma maneira simples: a ferramenta WEFIND é uma extensão gratuita do Chrome e revela a porcentagem das contas, mesmo para usuários que não possuem o login.
Compartilhamento
Pense em como funciona o marketing offline ou tradicional: uma empresa compra um determinado espaço em uma mídia, como TV, rádio ou revista, para fazer a sua publicidade.
Quando falamos em compartilhamento nas redes sociais, a estratégia de vincular a sua marca a outro meio de comunicação é a mesma. No entanto, não há investimento financeiro, apenas a vontade espontânea do usuário em levar um conteúdo aos seus amigos e familiares.
Por isso, é fundamental analisar a quantidade de compartilhamentos de um post e ter a percepção de que mais pessoas foram influenciadas pelo conteúdo – porém, com um diferencial: a “indicação” de um conhecido.
Para identificar os compartilhamentos de uma página do seu site, é possível usar a ferramenta gratuita SharedCount.
Menções
As pessoas estão falando da sua marca nas redes sociais? Ter um story compartilhado com o seu produto, receber uma menção nos comentários de uma foto ou ganhar um tweet elogiando um atendimento positivo são excelentes conquistas para as estratégias de Brand Awareness.
Portanto, é essencial ficar de olho nas menções da sua marca nas mídias sociais. Com esse KPI, é possível analisar a quantidade de citações, além de identificar se o público está aprovando ou não os seus produtos ou serviços.
Ou seja, mais importante do que ter uma quantidade enorme de menções, é fundamental ter qualidade nas publicações feitas pelos próprios consumidores.
Além disso, é possível mensurar as menções também com o uso de hashtags. Para isso, procure usar sempre termos padrões em suas publicações e incentive os seguidores a compartilhá-los nas próprias publicações.
Google
Com as ferramentas de análise do Google, também é possível metrificar a consciência de marca da sua empresa de acordo com o número de pessoas que pesquisam pela sua marca.
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