Branded content: 5 etapas para uma estratégia poderosa
Sabe aqueles conteúdos que não propriamente vendem uma marca – mas, sim, aquilo que a marca significa? Você já deve ter visto na televisão, em grandes portais de notícias… Até mesmo em podcasts e outros canais.
Esse tipo de conteúdo é chamado branded content – e, aqui neste artigo, você vai ver como usá-lo com sucesso na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Existem vários tipos de branded content. Inclusive, temos exemplos famosos em algumas ações da Red Bull, Coca-Cola, Dove e Itaú (vale pesquisar para ver esses cases)…
Mas viemos falar sobre um tipo específico que contribui muito para o ranqueamento das marcas nos mecanismos de pesquisa, como o Google.
Esse branded content específico tem foco na produção de conteúdos informativos, educacionais e interativos, e seus principais objetivos são o relacionamento com o público, a criação de autoridade, a captação de leads e a educação de mercado.
O diferencial desse conteúdo é que ele faz todas essas ações sem focar no serviço ou na solução da marca – e, sim, nos valores e benefícios que ela produz. Por isso, é uma estratégia que gera tanto resultado.
Aqui, você vai conhecer as 5 etapas para produzir branded content e obter todos esses resultados para sua marca.
- Etapa 1: Defina o objetivo da marca para produzir branded content
- Etapa 2: Analise o momento da sua marca para escolher sua estratégia
- Etapa 3: Defina seu público-alvo
- Etapa 4: Escolha o formato mais adequado para sua estratégia de branded content
- Etapa 5: Conte com uma consultoria de conteúdo para ter uma estratégia de branded content de alto desempenho
Etapa 1: Defina o objetivo da marca para produzir branded content
Se o seu objetivo é garantir visibilidade e autoridade para sua marca, mas sem vender explicitamente seu serviço/solução, então, o branded content é uma estratégia adequada.
Embora branded content signifique literalmente conteúdo de marca, sua principal finalidade é, na verdade, construir um diálogo com o público, fundamentado na credibilidade e não necessariamente de forma atrelada a uma venda.
Assim, o propósito é levar informação (e até entretenimento) ao público, com intuito de gerar valor e criar uma conexão. Por isso, trata-se de uma inteligente intersecção entre informação, publicidade e entretenimento.
Branded content é um conteúdo que certamente tem grande êxito na captação de leads, sobretudo quando atrelado a uma estratégia de SEO – o que aumenta o tráfego orgânico do site à medida em que aumenta, também, a consciência do público sobre os valores, autoridade e relevância da sua marca.
Então, afinal, como usar o branded content atrelado a uma estratégia de SEO?
Continue a leitura: as informações estão na próxima etapa.
Etapa 2: Analise o momento da sua marca para escolher sua estratégia
Pense: por que você quer partir para uma nova estratégia de marketing de conteúdo –e, em especial, com o branded content?
Sua marca está atravessando alguma dessas três fases?
- Lançamento.
- Reposicionamento.
- Mudança de estratégia.
Se a sua resposta é afirmativa, usar o branded content aliado a uma estratégia de SEO é um grande acerto, pois você conseguirá mais alcance de público e ainda associará a sua marca à intenção do consumidor com o qual você deseja estar alinhado.
Como conseguir mais alcance e associação da sua marca às intenções esperadas do cliente
Nessa estratégia, especificamente, sua marca deve criar conteúdos que consistem na publicação de matérias produzidas pelo anunciante – no caso, a sua empresa.
O fator autoridade, associado ao SEO, é obtido ao publicar este conteúdo em algum portal de notícia relevante para seus consumidores e para o segmento de mercado.
Dessa forma, o seu branded content terá a assinatura do veículo que já conta com a credibilidade do seu cliente.
Ao inserir, nesses conteúdos publicados em portais, alguns links para o seu site ou para landing pages de seus produtos, será possível direcionar um grande público qualificado para as suas páginas e para o seu funil.
Assim, você obtém o melhor dos dois mundos para o marketing de conteúdo:
- Link building com backlinks externos vindos de veículos de grande relevância e credibilidade para o seu site.
- Aumento da taxa de conversão em suas landing pages com grande captação de leads.
Por isso, é importante verificar o momento da sua marca: quanto mais você especificar o seu objetivo, maior será a assertividade das campanhas de branded content em atrair público e explorar melhor seus produtos e serviços.
Etapa 3: Defina seu público-alvo
Geralmente, essa definição é a primeira tarefa de uma estratégia de conteúdo – mas, no caso do branded content, o momento de definir o público-alvo será depois de responder as perguntas que foram feitas nas etapas anteriores.
Isso acontece porque, a partir desse momento, sua marca já tem por certo que branded content é uma estratégia adequada para os seus objetivos; portanto, a definição do público-alvo vai eleger os melhores veículos para a publicação desses conteúdos.
Será justamente de acordo com seu público que a sua marca escolherá veículos com as editorias adequadas, além da linguagem com a qual se identifica – tanto verbal quanto visual.
Assim, desse ponto em diante, você pode começar a orçar os melhores veículos e a criar suas editorias e conteúdos.
Etapa 4: Escolha o formato mais adequado para sua estratégia de branded content
Como já dissemos, existem vários formatos que performam no branded content.
Em nosso caso, como estamos falando de um conteúdo específico para melhorar o ranqueamento do seu site com SEO e captar leads, o formato mais adequado são os blog posts e artigos informativos/educativos em geral.
Para gerar um bom número de backlinks externos e o maior volume possível de leads, é importante ter um fluxo bem forte de produção.
É por essa razão que a criação de blog posts, ainda que com conteúdo rico e relevante, exige menos tempo de produção do que vídeos e outros formatos – que, apesar de viralizarem e gerarem grande brand awareness, não apresentam a mesma relação custo-benefício, quando a finalidade é SEO e captação de leads.
Portanto, é necessário ter foco na produção de artigos com linguagens verbal e visual que dialoguem com o público-alvo e se adequem ao veículo escolhido.
Etapa 5: Conte com uma consultoria de conteúdo para ter uma estratégia de branded content de alto desempenho
Lembre-se de que o veículo escolhido para publicar o seu branded content será um investimento importante da sua estratégia: este site, ou portal de notícias, assinará o seu conteúdo!
Para garantir que, ao longo do caminho, mudanças desagradáveis não ocorram – como, por exemplo, o veículo alterar constantemente o seu conteúdo por inadequações às políticas e editorias, ou até vir a cancelar o contrato com você –, invista no mais importante: o próprio conteúdo.
Garanta que seu branded content será produzido por especialistas realmente capazes de dialogar com o público, colocando em pauta o que a sua audiência quer ouvir e saber mais a respeito.
Com uma consultoria de conteúdo, você poderá contar com uma equipe de especialistas em seu segmento, além de jornalistas preparados para emplacar a melhor linguagem e identidade para seu branded content.
Quer saber mais sobre branded content e marketing de conteúdo em geral? Conheça a melhor consultoria de conteúdo do mercado e tire todas as suas dúvidas.