Você já viu alguma campanha publicitária de grande marca voltada especialmente para o público rural?
Não é comum ver esse tipo de ação, exceto pelas campanhas das grandes montadoras promovendo picapes. Mas, mesmo nesses casos, o foco costuma ser o desempenho no campo, são campanhas voltadas a oferecer soluções para que o consumidor rural produza mais para o agronegócio.
Não existem campanhas que pensem no bem-estar, personalidade e estilo das pessoas do agro?
Essa reflexão surgiu após uma campanha recente da Poise, marca da Kimberly-Clark voltada para mulheres com incontinência urinária.
A Poise oferece absorventes e protetores diários que ajudam mulheres a lidarem com os escapes de urina mantendo o bem-estar e a autoconfiança.
Sua última campanha nos Estados Unidos chamou atenção ao oferecer “gotas de esperança” para os chamados “desertos de saúde”, regiões rurais com pouco ou nenhum acesso a serviços médicos.
Segundo levantamento da própria marca, mais de 3,3 milhões de mulheres entram na menopausa nos EUA todos os anos, e muitas delas vivem em áreas rurais com pouca informação sobre os sintomas e tratamentos.
Para essas mulheres, o acesso à saúde é ainda mais difícil, já que precisam percorrer longas distâncias para conseguir atendimento.
A proposta da Poise é permitir que usuárias enviem seus protetores usados para análise médica.
A partir da urina seca presente nos absorventes, seria possível identificar condições como infecções urinárias e diabetes, facilitando o diagnóstico e o cuidado de mulheres que vivem longe dos centros urbanos, especialmente durante a menopausa.

A iniciativa da marca especial da Kimberly-Clark mostra uma atenção exclusiva ao público feminino do agro e, inclusive, atrai o olhar da sociedade para a questão.
- Com essa ação bem segmentada, a Poise leva a pensar no seguinte: as grandes marcas não focam no agronegócio por falta de volume de público?
De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE atualizado em 2022, 12,6% da população, 25.572.339, em números absolutos, viviam em áreas rurais. Até então, a Bahia era o estado com maior população rural no país.
Os índices de público rural são interessantes para as marcas. Além disso, assumir uma comunicação voltada especialmente a segmentações do públicos de zonas rurais tem potencial para diferenciar as marcas e fidelizar os clientes do agro, além de posicionar as empresas em frentes de ESG, como aconteceu com a Poise em sua iniciativa que foi também em prol de uma causa social.
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