Carnaval 2023: como o setor de turismo vai faturar bilhões este ano
O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil e atrai turistas de todo o mundo, além de proporcionar oportunidades para que os brasileiros viajem por todo o país devido ao feriado prolongado. Nesse contexto, vamos analisar algumas estratégias de marketing turístico no Carnaval 2023.
Com a volta das grandes comemorações de Carnaval em todo o Brasil no período pós-pandemia, muitas empresas e destinos turísticos estão lançando campanhas de marketing para atrair mais visitantes ou vender mais passagens e hospedagens.
Uma das principais estratégias de marketing de turismo no Carnaval é a promoção de pacotes de viagens com preços acessíveis e serviços diferenciados. Livre das restrições da pandemia, o setor de turismo no Brasil já está em grande aquecimento, pois uma das grandes táticas dessas empresas também é oferecer descontos para reservas antecipadas.
Veja a seguir algumas das principais estratégias de marketing de turismo no Carnaval 2023 e quanto o setor deve movimentar este ano.
O que você verá neste artigo
- Turismo no Carnaval 2023
- Marketing digital no turismo no Carnaval 2023
- Criação de conteúdo no Carnaval 2023
- Estratégias de marketing no Carnaval 2023
Turismo no Carnaval 2023
De acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval 2023 deve movimentar mais de R$ 8,18 bilhões em receitas este ano, um avanço de 26,9% em comparação ao ano passado que foi um ano ainda sem as comemorações típicas da festividade.
O setor do turismo está entre os três maiores responsáveis por essa alta elevação do faturamento. A CNC apurou que cerca de 85% dessa receita deve ser gerada pelos seguintes segmentos:
- bares e restaurantes;
- transporte de passageiros;
- serviços de hotelaria e hospedagem.
Vejamos quais são as estratégias desse segmento para gerar resultados tão positivos no Carnaval 2023.
Marketing digital no turismo no Carnaval 2023
Nos últimos anos, a experiência digital de compra se inseriu de forma muito profunda na vida dos consumidores. Diferentemente de outros hábitos criados na pandemia que se enfraqueceram com o afrouxamento das restrições, este é um que veio para ficar.
Nesse sentido, muitas empresas de turismo exploram as tecnologias digitais diversas para atrair e fidelizar seus clientes.
Entre recursos que são cada vez mais usados e estão mostrando muita força no Carnaval 2023, estão os aplicativos móveis criados justamente para facilitar a reserva de hotéis, comprar ingressos para as variadas festas e eventos e obter informações turísticas.
As estratégias digitais tem um apelo eficiente, especialmente para o público mais jovem, que está sempre conectado. Nesse contexto, é importante lembrar que, neste ano, boa parte da geração Z já pode fazer suas próprias compras de viagem e, inclusive, estava ansiosa para aproveitar as atrações de Carnaval a seguir a 2 anos de hiato.
Portanto, o marketing digital está muito presente nas campanhas de turismo no Carnaval 2023, justamente para direcionar os clientes a esses recursos digitais a fim de criar leads e fidelizá-los.
Criação de conteúdo no Carnaval 2023
Uma estratégia que gera muito reconhecimento de marca nessa época é a criação de conteúdos temáticos nas redes sociais, como imagens, vídeos e artigos que explorem as tradições do Carnaval brasileiro.
Essa abordagem tem como objetivo despertar o interesse dos turistas e aumentar a visibilidade do destino ou empresa de turismo. Além disso, muitos destinos turísticos aproveitam o Carnaval para promover a cultura local e as tradições da região.
Estratégias de marketing no Carnaval 2023
O Carnaval gera uma série de oportunidades de negócios para as marcas de vários segmentos, além do turismo, já falamos sobre isso aqui no blog da Macfor.
Veja 5 campanhas incríveis de marketing no Carnaval.
De forma geral, as campanhas de marketing de turismo para o Carnaval de 2023 são, talvez, a melhor oportunidade do ano para o setor de turismo promover seus serviços e atrações, e para os turistas aproveitarem a festa e conhecerem mais sobre a cultura brasileira, seja participando das festividades ou conhecendo outros lugares do Brasil.
Com estratégias criativas e eficazes, é possível obter ótimos resultados e garantir uma experiência inesquecível para todos os envolvidos.
Você gostaria de receber análises e insights sobre campanhas e estratégias de marketing realizadas por grandes marcas no Carnaval e em outros momentos importantes do ano?
Assine a BRING ME DATA
Receba toda segunda de manhã o melhor conteúdo em português para gestores de marketing.
Cadastre-se para receber 1 e-mail da BRING ME DATA toda segunda.