O Supermercado Dalben iniciou sua trajetória em meados de 1974, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. O Sr. José Dalben e seus filhos eram donos de um pequeno sítio na região e comercializavam frutas e hortaliças produzidas por eles nas proximidades da propriedade.
Ao perceber a expansão das vendas e o reconhecimento pela qualidade dos produtos vendidos, a família decidiu se mudar para o bairro Taquaral, na mesma cidade, onde eles inauguraram uma pequena loja de varejo com 400m².
Após anos de muito trabalho e esforço e, com o falecimento do Sr. José Dalben em 1990, a loja foi gradualmente reformada e ampliada. Com o passar dos anos, o negócio cresceu de maneira acelerada e, no ano de 2007, a empresa abriu sua primeira filial com 11.800m² no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.
Sete anos depois, em 2014, inaugurou sua segunda filial no bairro Mansões Santo Antônio com 12.100m². Um marco muito importante neste período foi a modernização e padronização da comunicação visual das três unidades.
Atualmente, o Supermercado Dalben atende diretamente consumidores finais e também corporativos com mais de 30 mil tipos de itens em estoque.
Também oferece diversos serviços próprios e terceirizados, tais como: padaria, rotisseria, peixaria, frios e laticínios, hortifruti, açougue, restaurante, cafeteria, mercearia, bazar, adega, empório, farmácia, caixas eletrônicos, lotérica, salão de beleza, lavanderia, assistência de celular, chaveiro, entre outros.
Cenário
Em busca de novas oportunidades e sempre a frente da concorrência, o supermercado lançou, em 2018, o Dalben Delivery. Dessa forma foi possível facilitar a vida do consumidor, levando toda a tradição e qualidade do Dalben para o mundo digital.
O ano de lançamento também foi o ano em que iniciou a nossa parceira. O grande desafio da Macfor era fazer o Dalben vender mais, mas como fazer isso concorrendo com grandes players?
Como embasamos nossas ações
Você já reparou ou monitorou quanto tempo fica no celular e, principalmente, nas redes sociais? Nós não trabalhamos com suposições e, por isso, partimos para análise de dados com foco total em resultados.
Depois de realizarmos uma análise detalhada do público-alvo que queríamos atingir (que faz compras online, confere ofertas e segue páginas relacionadas), definimos uma estratégia que envolve a divulgação de ofertas por meios digitais, focando principalmente em Facebook e Google Ads.
Estatísticas e gráficos
Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados e conduzida pelo Ibope Inteligência mostrou que a porcentagem de consumidores brasileiros que compram itens de supermercado pela internet é de 15%, sendo a maioria pertencente à classe A (19%).
Os jovens de 16 a 24 anos são a faixa etária mais assídua neste canal (81%) e a região que mais utiliza esse método de compras é a Sudeste (16%), conforme podemos notar no gráfico abaixo:
A pesquisa entrevistou mais de duas mil pessoas acima de 16 anos, sendo 52% mulheres, de diferentes classes sociais, faixas etárias e regiões do país.
Antes x Depois
Inicialmente, quando lançou o sistema de delivery, o Dalben contava com:
- Equipe reduzida, que atendia em média 20 a 30 pedidos por dia e
- Entregas apenas de segunda a sábado.
Depois de desenvolver estratégias em conjunto com a Macfor, o supermercado teve:
- Aumento no número de pedidos;
- Estrutura separada e dedicada somente para o setor de delivery;
- Aumento da frota: entregas estendidas para domingos e feriados e
- Tornou-se a primeira opção de compra online na cidade de Campinas.
Melhorias implementadas
Dividimos as campanhas de Facebook e Google Ads em três objetivos: awareness, leads e fidelização. A primeira tinha como objetivo expandir o nome da marca no raio estipulado. Já a campanhas de leads, foi pensada para atrair novos clientes e, por fim, a de fidelização para reter os clientes adquiridos.
Além disso, também realizamos campanhas de SMS Push, que foram um grande diferencial da marca, uma vez que a relação quase direta com cada cliente cadastrado reforçou a presença do Dalben na vida das pessoas.
Com o aumento dos pedidos, aumentou também a demanda. Junto ao time do Dalben Delivery, estabelecemos uma rotina de disparos de ofertas em todos os canais que atuamos.
Por fim, através de um planejamento, conseguimos antecipar todas as ações no timing necessário para obter ótimos resultados.
Resultados conquistados
Ao implementar as estratégias de campanhas estipuladas pelo time Macfor, conseguimos atingir resultados excelente para o cliente: