Com mais de 40 anos de história, a Danny Cosméticos é referência em qualidade de serviço e atendimento aos consumidores do interior de São Paulo. A empresa possui 18 lojas físicas, distribuídas em 12 cidades do estado.
Cenário
Apesar da vasta experiência, a Danny Cosméticos tinha dificuldade de entender o cenário da loja virtual. Por esse motivo, a empresa estava perdendo espaço para grandes varejistas, principalmente por não encontrar um parceiro que fizesse seu e-commerce crescer no mesmo ritmo das lojas.
Nesse contexto, aumentar a presença da marca no digital tornou-se fundamental para manter o negócio escalável. Para isso, a empresa apostou nos serviços de marketing digital de alta performance da Macfor para converter a base de clientes em novas vendas na loja online. O resultado: um crescimento acumulado em vendas de 400%.
Como embasamos nossas ações
Primeiro, analisamos o trabalho que já era realizado pela empresa no meio digital. A Danny Cosméticos sempre se preocupou em utilizar as plataformas online como um canal de comunicação com o cliente. Com o passar dos anos, se adaptou às novas tecnologias e focou na interação com o consumidor, por meio das redes sociais.
“A presença online é um dos fatores de decisão de compra e já não vemos como um varejista do setor de perfumaria pode sobreviver sem trabalhar com marketing digital” – Mariella Scuro, diretora de Marketing da Danny Cosméticos.
A partir das nossas análises, definimos o que poderia ser aprimorado e novas estratégias para serem implementadas, com o objetivo de transformar uma rede de lojas físicas em uma rede omnichannel. Para isso, seria necessário investir em:
- Estratégias de performance e
- Compra de tráfego qualificado.
Diagnóstico
Através de um Plano de Marketing Digital estruturado e uma equipe de Matemática e Marketing, conseguimos identificar os principais produtos da loja e estreitar o relacionamento com os fornecedores para conquistar uma vantagem competitiva.
Antes x Depois
Antes de fechar parceria com a Macfor, a Danny Cosméticos:
- Não anunciava de forma otimizada;
- Tinha um custo de aquisição de cliente muito alto e
- Estava insatisfeita com os resultados do e-commerce, que não crescia no mesmo ritmo das lojas físicas.
Depois de aplicar as estratégias propostas por nós, a empresa:
- Teve seus anúncios otimizados com machine learning;
- Reduziu o CAC;
- Ampliou a área de atuação do e-commerce para todo o território nacional e
- Aumentou consideravelmente o faturamento.
Melhorias implementadas
A Macfor desenvolveu uma plataforma omnichannel para atender os clientes da Danny Cosméticos e passou a criar anúncios otimizados baseados em machine learning.
As mídias digitais também foram combinadas com análise de dados quinzenal, para entender o CAC (custo de aquisição de cliente) e o LTV (lifetime value) do negócio e escalonar nos canais corretos. Dessa forma, o e-commerce quintuplicou de tamanho, ampliando sua área de atuação para todo o território brasileiro.
Investimos em inteligência e automatização, por meio de clusters avançados na ferramenta de e-mail marketing, facilitando a jornada de compra do cliente.
Também implementamos uma forma inovadora de atender os consumidores na rede com uma gestão full commerce, focada em entender suas necessidades e auxiliar nas tomadas de decisão.
Resultados conquistados
Em 2018, houve um aumento de 46% no faturamento do e-commerce em comparação com o ano anterior.
Porém o que realmente surpreendeu foi, em 2019, termos alcançado quase 183% no crescimento do faturamento do e-commerce, acumulando mais de 400% de aumento desde 2016, utilizando Google Smart Shopping e Facebook Ads. Além disso, conseguimos reduzir o custo de aquisição de cliente em mais de 70%.