O ano de 2025 é um grande marco no cooperativismo brasileiro e global. Em um momento de grandes desafios para a economia internacional, o setor tem mostrado sua força ao executar estratégias sustentáveis e modernas de gestão e comunicação.
A Cocamar, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, vive neste momento uma fase de expansão da sua atuação digital com o propósito de facilitar a jornada do cooperado e alcançar mais público e comunidades. Os resultados já indicam um salto relevante em performance e engajamento online ao longo do primeiro trimestre.
Protagonistas de uma nova era de desenvolvimento global, as cooperativas agropecuárias representam mais de 50% da produção agrícola nacional, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e são exemplos de geração de renda, fortalecimento comunitário e distribuição justa de valor.
Em escala global, a ONU (Organização das Nações Unidas) designou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas a fim de reconhecer a sua relevância, ampliar a sua visibilidade e promover o cooperativismo no mundo. No Brasil, a Cocamar também vem desfrutando dessa fase positiva do setor e avança em seu pilar estratégico de comunicação. Para isso escolheu a Macfor, uma agência especializada em marketing para cooperativas.
O impacto da Cocamar
Presente no Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a cooperativa agroindustrial fundada em Maringá, PR tem mais de 115 unidades de atuação e integra mais de 19 mil famílias de cooperados produtores de soja e milho, além de trigo, café, laranja e pecuária.
Para se conectar cada vez mais com esse público e expandir a comunicação com suas comunidades em todos os seus territórios, a Cocamar viu no digital a oportunidade de realizar uma estratégia em que o produtor rural é o centro de tudo. Por isso, mais que uma agência de comunicação, ela precisava de especialistas que dominassem a realidade do agro, do campo e do cooperativismo. Assim, a Macfor se mostrou como a parceira ideal.

Grandes cooperativas investem em comunicação digital
O comportamento do produtor rural brasileiro se transformou nos últimos anos: cada vez mais conectado, ele consome informações, pesquisa soluções técnicas e interage com marcas diretamente em plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp. Segundo a ABMRA, mais de 90% dos produtores rurais utilizam a internet regularmente, com destaque para o uso intenso das redes sociais.
Atenta a essa realidade, a Cocamar tem buscado desenvolver uma comunicação digital mais estratégica, com foco em campanhas institucionais para ampliar o alcance da marca, estimular o engajamento com o público e gerar visitas aos seus canais online. A constância dessas ações, somada à expertise da Macfor, tem gerado os resultados a seguir.
O sucesso da comunicação institucional digital e integrada da Cocamar
Com uma estratégia digital sob medida feita pelos experts da Macfor, a Cocamar passou a realizar uma comunicação online com conteúdo criado por especialistas em agronegócio e orientada por dados. Assim, é realizada a análise constante das necessidades do produtor rural e dos cooperados e dos dados gerados a partir das interações desse público específico com a marca Cocamar nas plataformas online.
Dessa forma, a Cocamar é capaz de identificar quais temas e formatos fazem mais sentido para cada segmentação do público nos seus 5 estados de atuação e de acordo com suas diferentes fases nos ciclos de plantio e colheita. Com base nessas informações precisas, é possível visualizar oportunidades de elevar o impacto e os negócios.
O impacto da mídia paga durante o primeiro trimestre de 2025 foi na taxa de engajamento nas redes sociais da Cocamar que cresceu +33,5% em comparação com o último trimestre de 2024. O crescimento indica que as campanhas estão sendo cada vez mais assertivas na entrega de valor ao público-alvo.
O comparativo entre os anos de 2023 e 2024 também mostra um avanço ainda mais impressionante na presença digital da cooperativa:
- +91,4% de alcance no Facebook
- +125,1% de alcance no Instagram
- +754,6% de crescimento nos cliques no Instagram
- +70% de aumento nas visitas ao perfil do Instagram
Os números evidenciam a combinação bem-sucedida entre anúncios segmentados, conteúdos institucionais relevantes e uma linha editorial alinhada à linguagem do produtor rural.
A atuação da Macfor nas frentes de mídia e social media garantiu que a comunicação da Cocamar se mantivesse estável em termos de consistência, mas em constante evolução de performance.
Por que a Macfor é a agência ideal para cooperativas
O marketing digital no agro exige conhecimento técnico do setor, domínio dos ciclos de produção e sensibilidade para dialogar com diferentes perfis de produtores. A Macfor reúne engenheiros agrônomos, estrategistas e criativos que trabalham juntos para criar campanhas eficientes para o cooperativismo, atuando com equipes exclusivas para cada conta.
A parceria com a Cocamar mostra que investir em comunicação digital com estratégia inteligente e orientada por dados é o caminho para fortalecer a imagem institucional e criar vínculos reais com o público.
Conheça a Macfor, a agência ideal para cooperativas.