Taxa de conversão: estratégias para aumentar essa métrica
Para aumentar a taxa de conversão e assim alavancar sua performance no mercado, é importante aliar estratégias efetivas de marketing digital a um olhar visionário. Isso porque a jornada de um lead dentro de uma campanha deve ser acompanhada de perto, de modo a garantir as práticas mais favoráveis a transformá-lo em um cliente.
Descubra a seguir como aumentar essa métrica tão importante, o que pode estar atrapalhando sua evolução e como otimizar ações para alcançar o melhor desempenho com seu conteúdo digital.
Por que aumentar a taxa de conversão?
A conversão ocorre quando um lead qualificado torna-se cliente de fato, ao cadastrar seus dados para baixar um e-book ou ao realizar uma compra, por exemplo. Basicamente, o termo trata das vendas concretizadas a partir de uma campanha digital bem-sucedida.
Ou seja, aumentar a taxa de conversão é aumentar o volume de vendas, aquilo que todo negócio deseja. Do mesmo modo, estudar essa métrica também é importante para descobrir o alcance de uma determinada ação e a eficácia das estratégias escolhidas.
Motivos que deixam sua taxa de conversão baixa
Desenvolver ações de marketing pautadas em dados contribui para o sucesso de suas campanhas, assim como identificar os erros cometidos possibilita melhorias nos próximos passos. Descubra os principais motivos que deixam sua taxa de conversão baixa para resolvê-los o quanto antes!
Problemas no site
Seja pelo fato de o site não carregar ou por apresentar erros em formulários e outras etapas importantes da jornada do usuário, qualquer problema técnico pode diminuir sua taxa de conversão e fazer você perder muitas vendas.
Conteúdo confuso
Se o usuário não entender a proposta do seu produto ou restar alguma dúvida sem resposta poucos instantes antes da compra, há grandes chances de a conversão não acontecer. Portanto, é fundamental investir em boas estratégias de conteúdo para evitar que isso ocorra.
CTA pouco atrativo
O CTA (Call to Action) não tem esse nome por acaso. Seu intuito é exatamente convidar o lead a clicar no botão para concluir o objetivo que você estabeleceu para a estratégia – que pode ser comprar um produto, contratar um serviço ou simplesmente assinar a sua newsletter. Nesse sentido, é interessante refinar as palavras escolhidas para garantir uma frase curta e imperativa, que chame a atenção do usuário e o convença a avançar na jornada.
Taxa de conversão: como aumentar?
Agora que você já sabe quais pontos merecem atenção, veja nossas dicas para aumentar a taxa de conversão nos negócios digitais.
Alinhe o tom de voz e a linguagem
Conhecer o seu público-alvo e entender se ele corresponde à sua buyer persona permite que você encontre a linguagem e o tom de voz adequados para atrair as pessoas certas. Dessa forma, o usuário terá mais interesse em conhecer a sua marca de perto. Afinal, ela estará se comunicando com ele de uma forma coerente.
Utilize técnicas de persuasãor
O copywriting é um forte combustível das estratégias de Inbound Marketing por usar as palavras e gatilhos mentais mais adequados para persuadir sua audiência. Então invista em apresentar conceitos relacionados, por exemplo, à exclusividade, escassez e urgência em seus conteúdos, levando o futuro cliente a acreditar na solução que você oferece.
Invista em SEO
Além de desenvolver conteúdo relevante, quem quer se destacar no meio digital deve apostar em estratégias de SEO. Garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca é apenas uma das vantagens que essas práticas podem trazer. Portanto, contar com uma Consultoria SEO para criar planos de ação consistentes é mais do que um simples diferencial – é uma necessidade.