Como expandir uma empresa a nível nacional com baixo investimento
Um plano de expansão pode representar uma grande oportunidade para as empresas – ou, por outro lado, uma grande drenagem de dinheiro.
Expandir uma empresa a nível nacional envolve assumir muitos riscos: o principal, provavelmente, é apostar que o capital investido gerará retorno rápido, e que continuará gerando a longo prazo.
Quando as empresas se veem preparadas para atuar em novas regiões, geralmente apostam alto nessa empreitada. Porém, o que parecem não levar em consideração é a possibilidade de expandir negócios com orçamentos muito mais baixos e, ainda assim, ter mais assertividade e menor índice de risco.
Basta saber como expandir. É sobre o que vamos falar neste artigo!
Vamos listar o que, segundo especialistas, os empresários devem avaliar antes de investir tempo e capital em novas unidades e franquias.
Como expandir uma empresa a nível nacional com baixo custo em 3 passos
1. Adote uma cultura de growth.
A cultura de growth é uma chave muito importante para expandir uma empresa com sucesso.
Mas do que, exatamente, ela se trata?
Growth consiste em realizar estratégias de crescimento antes mesmo de empregar recursos em novas frentes de negócio – isto é, iniciar o trabalho internamente, com ações completamente orientadas por dados, e baseadas principalmente em testes. Por isso, o growth tem muito a ver com apostas.
Nesse contexto, devem ser realizados experimentos para validar as hipóteses do seu plano de expansão empresarial, checar o valor do seu produto principal e verificar a sua aderência em outras regiões, por meio de pesquisas, anúncios em mídia digital e landing pages.
Com tudo isso, é possível verificar de antemão o engajamento desse novo público-alvo que sua empresa pretende alcançar.
Uma cultura de growth é baseada na metodologia de growth hacking: portanto, você deve fazer testes aplicando estratégias digitais. Assim, constatará se pode realmente duplicar o que já funciona na sua atual região de atuação, ou se precisará mudar a abordagem.
O importante é analisar dados, realizar testes e validar hipóteses, antes de qualquer grande investimento em expansão: isso garante um crescimento mais rápido e pode economizar milhões.
2. Explore o potencial das redes sociais com foco na sua estratégia de expansão.
As empresas que sabem explorar o potencial das suas redes sociais obtêm crescimento 20% maior do que as que não usam.
Este dado é de uma pesquisa da FGV, que mostrou que 7 em cada 10 empresas têm presença online em redes sociais, aplicativos e na web (e, com isso, cresceram 20% a mais durante os mesmos períodos).
Plataformas como LinkedIn, Instagram, Facebook, entre outras, permitem que você atraia e engaje novos públicos dentro de um orçamento mais baixo do que o que precisaria para concretizar ações in loco.
Criar conteúdo e interagir nesses canais gera visibilidade e aumenta a sua brand awareness. Assim, antes mesmo de efetivamente atuar em uma nova região, sua marca expressa seu posicionamento e aumenta seu alcance de mercado – e, muitas vezes, você consegue isso de forma orgânica, ou seja, sem mídia paga nessas plataformas.
3. Foque somente nos prospects que representam oportunidades reais de negócio.
Uma vez que você escolhe seguir uma estratégia baseada em dados para expandir a sua empresa, esses dados permitem que você identifique previamente os seus prospects por meio de uma segmentação de público.
Dessa forma, você pode focar somente nas oportunidades reais de negócio, poupando vários custos.
Como? Antes de mais nada, atraindo uma base de contatos por meio das redes sociais e de sua presença online, como um todo.
A partir disso, com o uso de softwares de automação de marketing, sua empresa tem o recurso de segmentação das listas de contatos.
Com ele, é possível separar automaticamente os contatos em grupos específicos, por critérios como estágio do funil de vendas, cargo, idade, área de atuação, renda, quanto está disponível a investir no seu produto, entre outras possibilidades.
A segmentação permite, além de identificar quem tem mais probabilidade de se tornar um cliente, falar com cada grupo de forma personalizada. Dessa maneira, você estabelece um relacionamento e uma comunicação assertiva que têm chances muito maiores de se converterem em vendas.
O caminho da expansão de empresas é o digital – porque o mundo de viagens a negócio está ficando no passado.
Uma análise da Bloomberg mostra que os deslocamentos a negócios são uma prática que será reduzida a um terço do que acontecia antes da pandemia em todo o mundo – e para as reuniões presenciais, a redução parece ser ainda mais drástica.
Os especialistas percebem esse fato como uma medida de economia, sustentabilidade e eficiência para os negócios.
Segundo a análise, 84% das maiores empresas do mercado internacional pretendem cortar, ainda neste ano e também nos próximos, entre 20% e 40% dos custos com viagens e filiais.
Evidentemente, isso não significa que os negócios também passarão por cortes. Pelo contrário: eles ganharão escala no digital!
Descubra como expandir uma empresa a nível nacional a baixo custo através do digital.
Este estudo completo mostra como as empresas expandem mais rápido e com maior economia pelo digital.
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