As lives ganharam força no último ano e são ferramentas que aumentam as chances da sua marca fazer sucesso nas redes sociais. Aprenda como fazer transmissão ao vivo no Instagram para melhorar ainda mais suas estratégias.
O que você precisa garantir antes de começar a live?
As lives no Instagram aproximam você de seus clientes e são os alvos atuais do algoritmo do aplicativo. Ao iniciar uma transmissão, seus seguidores são notificados no mesmo instante e assim você pode compartilhar experiências que agregam valor ao vivo.
De acordo com um relatório da AdMarketing, o consumo de vídeos ao vivo cresce 113% ao ano, mais do que em qualquer outro formato.
Por isso, além das lives contribuírem para a humanização da sua marca, fazer transmissões ao vivo aumenta os índices de engajamento, por conta do alto número de curtidas e comentários.
Se você quer aproveitar mais essa oportunidade do meio digital e descobrir como fazer transmissão ao vivo no Instagram, acompanhe os passos a seguir:
Planejar o conteúdo
O primeiro passo para fazer uma live no Instagram é o planejamento. Definir o conteúdo da sua transmissão, através de roteiro ou anotações é o que vai garantir mais confiança para você apresentá-la.
As ideias de conteúdo costumam surgir a partir de insights, motivados pelas opiniões dos usuários ou tendências atuais. Independente da sua escolha, definir um conteúdo que transmita autoridade, conhecimento e inspiração sobre determinado assunto é fundamental para o sucesso de uma live.
Divulgação da live no Instagram
Mais do que saber como fazer uma transmissão ao vivo no Instagram, é importante investir na divulgação para atrair mais audiência. Promova a sua live com certa antecedência, no Instagram e em outros canais, como Facebook, site e e-mail.
Utilize também os recursos do Instagram e publique Stories com o sticker de contagem regressiva, para gerar ainda mais expectativa.
Cuidados com a tecnologia
Vale lembrar que não é possível alterar uma transmissão ao vivo, seja durante ou após a conclusão. Tudo que for falado e compartilhado ficará registrado, por isso é importante planejar o conteúdo e ter cuidado com o que será dito. Nas redes sociais, qualquer deslize pode comprometer fortemente a sua marca.
O que fazer depois da live?
Depois da live, o conteúdo ficará disponível por 24 horas nos Stories, caso eles estejam visíveis ao público. Existe também a opção de salvar a transmissão e deixá-la disponível no IGTV para quem perdeu ou quiser rever o conteúdo da live.
Como fazer transmissão ao vivo no Instagram?
Fazer uma transmissão ao vivo no Instagram é muito simples! Basta seguir os passos abaixo:
- ao abrir o aplicativo, toque no ícone de câmera no canto superior esquerdo do aplicativo. Na atualização mais recente, clique no símbolo de + no canto superior direito;
- na parte inferior da tela, passe as opções e selecione Ao vivo;
- em seguida, clique em Iniciar vídeo ao vivo.
Pronto! Sua live está no ar!
Como adicionar participantes na live do Instagram?
Você pode adicionar participantes na sua live. Esse recurso é muito interessante para fazer transmissões ao vivo com convidados especiais ou até mesmo para responder às perguntas dos espectadores.
Para transmitir em conjunto com outro usuário do Instagram, clique no ícone com dois rostos na barra inferior.
Principais recursos para lives do Instagram
Durante a transmissão ao vivo, acompanhe o número de pessoas no canto superior da tela e os comentários na parte inferior. Se você preferir bloquear os comentários, basta clicar nas reticências e depois selecionar a opção Desativar comentários.
Ao finalizar a live, clique em Encerrar. Como dissemos anteriormente, é possível salvar a transmissão em seu perfil. Nesse caso, basta clicar em Salvar depois do encerramento. Para deletá-la imediatamente, clique no ícone de chave e, a seguir, em Descartar.
É possível fazer uma live privada?
Uma live privada só será possível se o seu perfil for trancado. Dessa forma, apenas os seus seguidores terão acesso a ela. Outros recursos do Instagram permitem que você oculte a transmissão para determinados usuários ou faça uma live para um grupo específico da sua caixa de mensagens, através do ícone de seta.
O Instagram é uma rede social com grande potencial para estratégias de marketing de relacionamento e as lives são apenas uma das maneiras de reforçar o seu branding.
Se você quer acelerar os resultados nas redes sociais da sua marca, conte com a Macfor, uma consultoria de marketing digital com foco total em inovação constante e alta performance.