5 comportamentos do consumidor que vão mudar o marketing digital
O mercado e os comportamentos do consumidor estão sempre mudando e apresentando novas tendências de consumo. Neste contexto, se aplica muito a máxima do filósofo Heráclito de Éfeso (540 a.C. – 470 a.C.): “a única constante é a mudança”. Aqui, nós veremos como esses comportamentos devem mudar o marketing digital nos próximos anos.
A missão do marketing é acompanhar e prever essas mudanças. Os melhores estrategistas da área são aqueles que, além de antecipar o que vem a seguir, compreendem por que as coisas acontecem e, dessa forma, mantêm o que os especialistas chamam de uma “mente futurista” que é o seu diferencial frente aos concorrentes.
Prever e compreender as mudanças garantem que as marcas respondam melhor aos comportamentos do consumidor a fim de não ficarem estagnadas e, principalmente, o que é importantíssimo para a nossa época, não serem canceladas pelo público.
Nesta perspectiva, este artigo vai te ajudar a aprimorar sua mente futurista apresentando 5 comportamentos do consumidor que devem ser chave de mudança para o marketing digital e o mercado como um todo. Veja também como a sua marca pode responder a essas mudanças da melhor forma.
Como prever os comportamentos do consumidor
O marketing precisa fazer um trabalho quase psicológico de análise dos comportamentos do consumidor para ficar a par de todas as suas mudanças, bem como às reações do público aos updates do mercado.
Fazer esse acompanhamento, entretanto, pode ser menos complexo do que parece, já que é possível realizar essas análises por meio dos dados disponibilizados por estudos, relatórios e levantamentos feitos constantemente por empresas e consultorias do mercado.
No entanto, o volume de dados é bastante extenso e é necessário verificar o que pode ou não ser útil para o seu segmento e a sua marca. Neste artigo, você tem a oportunidade de conferir 5 comportamentos do consumidor analisados a partir de vários desses relatórios e levantamentos, especialmente, uma pesquisa recente feita pela Stylus by Studio ID.
Esses comportamentos são gerais e sua compreensão é útil para marcas de todos os segmentos. Acompanhe.
1 Consumidores esperam que as marcas ofereçam mais autoaprimoramento
A partir da pandemia, a busca por autoaprimoramento se tornou uma das tendências de consumo mais quentes do mercado. A procura pelo bem-estar e saúde além da evolução profissional e a busca por novos conhecimentos e habilidades consolidou um segmento baseado, em suma, no controle do corpo e da mente.
Nesse sentido, o comportamento do consumidor é esperar que as marcas ofereçam mais e melhores formas para que ele não apenas obtenha uma aparência melhor, mas também e principalmente se sinta melhor e performe melhor em vários aspectos: da aparência e condicionamento físico à inteligência emocional e a libertação da ansiedade.
Os dados
- 74% dos consumidores globais desejam que a indústria da beleza ofereça meios para que, além de parecer, eles se sintam melhores.
- 64% dos consumidores declaram que o suporte imunológico se tornou muito mais importante desde a pandemia.
- 14% dos americanos, somente, declara nunca ter problemas com sua saúde mental.
- 44% dos consumidores declara que dormir melhor é sua principal meta de bem-estar a partir de 2021.
Mudanças no marketing digital
- As marcas de vários segmentos devem criar hubs de conteúdos e orientações para atender demandas de saúde e bem-estar no dia a dia.
2 Consumidores devem cobrar mais pela sua lealdade
Um dos principais comportamentos do consumidor a passar por mudanças logo é a forma como o cliente valoriza a sua própria lealdade em relação às marcas que consome.
À medida que o consumidor se vê cada vez mais cheio de opções, os varejistas mais experientes criam formas mais sofisticadas para fidelizá-los. Os programas em que os clientes precisam se tornar membros de clubes exclusivos em que são recompensados com promoções personalizadas, descontos maiores, cashbacks e experiências gamificadas no geral, são algumas dessas estratégias.
Entretanto, os tempos são complicados para as marcas: o consumidor, além de opções, tem cada vez mais informação e também mais distrações que fazem com que ele esqueça de várias dessas exclusividades.
Por isso, de forma quase inconsciente, o consumidor deve passar a valorizar muito mais a sua lealdade. E as marcas, por sua vez, a fim de não serem esquecidas no dia a dia do cliente, passarão a recompensar não só as suas compras, mas também os seus hábitos e rotinas diárias.
Os dados
- 60% dos gamers, em 2023, serão mulheres, e marcas como Versace, Gucci e Prada já pensam em programas de recompensa nesse sentido.
- Os milhões de views do TikTok vão ajudar as marcas a entender o que o consumidor aceita como recompensa rápida.
Mudanças no marketing digital
- Os programas de fidelidade e recompensa ficarão cada vez mais gamificados a fim de premiar mais ações dos clientes e também colher mais dados. Por isso, esse mercado deve se tornar ainda mais digital.
- Mais colaborações devem surgir, já que as marcas vão se unir para criar programas de fidelidade mais atraentes.
3 Gamificação não será somente para os gamers
A indústria dos games já ultrapassou a da música e do cinema já que influencia ambas. Além disso, a comunidade de gamers é mais “devota” e diversificada e novas comunidades assim devem se formar para o desenvolvimento de novos hábitos de consumo no metaverso. Nessa nova realidade, a gamificação abrangerá novos consumidores que até então não eram gamers.
À medida que as marcas terão que passar a compreender o metaverso não mais como um ambiente de experiências diversificadas mais um meio de comunicação, a gamificação se tornará mais natural, desbloqueando novas formas de viver, aprender e experienciar o mundo.
Os dados
- 70% da gen-z nos Estados Unidos esperam ser impactados por estratégias de melhoria da sociedade por meio do metaverso.
- 21% das pessoas acima de 60 anos em todo o mundo jogam videogame regularmente.
As mudanças no marketing digital
- Com maiores opções de comunicação e entretenimento no metaverso, a compreensão que temos de gamer vai se expandir e esse estereótipo tende a sumir.
- As campanhas e anúncios serão parte dessas experiências passando a ser mais integradas e menos distrativas.
4 As segmentações de público vão evoluir
Evolução de segmentações de clientes significa que a forma como se categorizam as gerações no atual momento vai mudar, pois seus comportamentos vão amadurecer e algumas categorias vão, inclusive, se interseccionar.
Isso vai acontecer à medida que os millennials entrarem na meia idade, a gen-z passar a ter filhos e a geração Alpha se tornar adolescente. Os adultos do futuro serão cada vez mais tatuados, falarão mais abertamente sobre sexualidade, se preocuparão mais com o meio ambiente e buscarão um modo de vida mais sustentável.
Essas gerações, embora com idades diferentes, terão valores partilhados e o que deve mudar entre elas é mais a ênfase que dão a esses valores.
Os dados
- 83% dos consumidores jovens já mostram interesse em fazer compras com mais facilidade pelo metaverso.
- 52% da gen-z já declaram que se sentem mais autênticos em experiências de realidade virtual como o metaverso do que na vida real.
As mudanças no marketing digital
- As segmentações por idade e gênero se tornarão mais fluídas e, por isso, mais complicadas. A necessidade de ferramentas baseadas em dados e inteligência artificial vai aumentar cada vez mais.
5 Não haverá distinção entre experiências de compra digitais e físicas
O omnichannel já é uma grande tendência e promete dominar o mercado de forma a se tornar o comum das experiências de compra. Em um futuro próximo, o consumidor não vai mais separar as jornadas de compra digitais das físicas.
Devem acontecer transformações em relação às experiências sensoriais para que haja cada vez mais estímulos impactantes ao longo dessas jornadas híbridas como sons ou imagens que despertem sabores e cheiros, entre outras inovações.
Os dados
- 34% dos consumidores de todo o mundo se prontificam a gastar mais de US$1000 em experiências de realidade virtual para ter alguma vivência física do que um produto pode ser na realidade.
As mudanças no marketing digital
- Deve haver um avanço em proporcionar passagens entre o físico e o digital sem fricções, além de estímulos para todos os sentidos e suporte ao cliente omnichannel.
Quer acompanhar as mudanças nos comportamentos do consumidor mais de perto?
Receba updates e dados atualizados com tudo que mais importa em marketing digital no Brasil e no mundo. Cadastre seu e-mail para receber toda segunda de manhã a BRING ME DATA.