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  • 25/10/2021

WhatsApp: aproveite toda a força do melhor meio de comunicação no agronegócio

WhatsApp: aproveite toda a força do melhor meio de comunicação no agronegócio

Se sua empresa está disposta a traçar uma estratégia de marketing digital no agronegócio, seu planejamento deve incluir o WhatsApp: ele é, sem dúvida, o melhor meio de comunicação no agronegócio.

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Mais de 90% dos produtores rurais brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar – e inclusive para negociar –, de acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio. 

Portanto, a maior parte dos 94% dos produtores rurais que têm smartphone usa também o WhatsApp – certamente, nem todos com a mesma assiduidade e para os mesmos fins… Ainda assim, a ferramenta pode ser um estratégico ponto de contato.

De forma geral, o WhatsApp é uma ferramenta muito eficiente para alcançar, criar e fortalecer o relacionamento das empresas agro com o produtor rural.

Porém, não se trata de obter uma lista de números e mandar mensagens de forma desenfreada!

Neste artigo, você conhecerá recomendações de especialistas em agro digital sobre como usar o WhatsApp de forma estratégica, estabelecendo uma comunicação assertiva com o produtor rural, além de registrar o histórico de comunicações e mapear oportunidades.

Comunicação digital no agronegócio: por que o WhatsApp é a ferramenta mais eficiente

Além de ser o meio de comunicação mais usado pelos produtores rurais, o WhatsApp oferece uma maneira muito mais conveniente e ágil de interação para qualquer fim – informação, entretenimento e negócios.

Por exemplo: se você tem um problema relacionado a negócios, uma mensagem de WhatsApp pode ser muito mais eficiente do que uma chamada telefônica. Afinal, você pode mandar uma foto ou um print de tela diretamente para uma pessoa ou um grupo inteiro, tirar suas dúvidas e compartilhar conhecimentos.

WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo, segundo dados de relatórios sobre dispositivos Android e iOS. Em 2020, já contava com mais de 2 bilhões de usuários, em mais de 180 países e 60 idiomas diferentes.

É o app de maior alcance, mesmo nas áreas mais remotas do globo.

Agora, o WhatsApp Business (API) possibilita que empresas de todos os tamanhos revolucionem a comunicação com sua audiência e clientes, construindo jornadas de vendas muito mais efetivas.

Por que priorizar a comunicação pelo WhatsApp Business na sua estratégia de marketing digital no agronegócio

Se a sua empresa deseja automatizar e escalar as interações com clientes e com toda a sua audiência, o WhatsApp Business é um must-have para suas estratégias de comunicação.

Ele oferece possibilidades muito mais ricas para a jornada de compra, porque, através de um fluxo mais interativo de conteúdo relevante com mídias visuais, você leva seu cliente a aprender muito mais, construindo uma relação de maior confiança com a sua marca.

Contudo, antes de iniciar a sua estratégia com WhatsApp Business, considere os seguintes pontos.

Integração da ferramenta com Inteligência Artificial

O WhatsApp oferece uma excelente relação custo-benefício quando integrada com Inteligência Artificial e Machine Learning.

No agronegócio, essa relação é ainda mais satisfatória quando comparada a outros canais – como centrais de atendimento, SMS e até social media.

Portanto, é essencial integrar sua ferramenta de mensagens a uma dessas tecnologias, sobretudo se você busca resultados em grandes proporções.

Melhores conteúdos e momentos para interagir com o cliente 

Como citado anteriormente, não vale a pena simplesmente enviar muitas mensagens sem critério. É preciso conhecer seu público, sua persona, saber quais são as melhores abordagens, conteúdos mais atrativos e os momentos certos de enviar as mensagens.

Para isso, existem ferramentas de automação que são grandes aliadas, além da produção de conteúdo especializado para o agronegócio com a linguagem do produtor rural.

Use o WhatsApp e seja a fonte mais confiável de notícias, informações e conteúdos para o produtor rural

Com a pandemia, a conectividade transformou-se no principal insumo de inovação em meios rurais. As escolas rurais estão mais conectadas; as mulheres, em seus espaços de trabalho, fazem maior uso da internet…

Assim, uma estratégia de comunicação digital acaba alcançando outras pessoas importantes, além do próprio produtor rural. Ao conectar-se com pessoas que, em algum momento, também fazem parte da tomada de decisão, sua marca acaba gerando ainda mais autoridade.

Nesse sentido, alguns insights não podem passar despercebidos.

Grupos de WhatsApp no agronegócio

Mediante a autorização do usuário, você pode incluir seus clientes/prospects em grupos exclusivos no WhatsApp, através dos quais poderá informá-los sobre previsão do tempo, cotações, eventos e outras informações que os produtores e familiares apreciam ter sempre à mão.

Além de gerar uma sensação de exclusividade, você constrói um relacionamento de confiança que pode evoluir para a tomada de decisão.

Jornadas de compra mais amigáveis e educacionais 

Por meio de uma ferramenta de educação de fácil uso, sua empresa pode oferecer dicas, vídeos, tutoriais, aulas e conteúdos mais interativos, que ofereçam solução de problemas. 

Isso gera maior demanda de conteúdo especializado e disposição de experts para dialogar com clientes/prospects, mas aumenta bastante as taxas de conversão – como as próprias ferramentas de automação comprovam.

Como usar, monitorar e comprovar o desempenho do WhatsApp na sua estratégia de marketing digital no agronegócio

Primeiramente, use o WhatsApp Business e integre-o a uma plataforma de Inteligência Artificial ou Machine Learning, garantindo que os dados gerados das interações sejam devidamente armazenados e processados.

Em seguida, certifique-se de ter uma gestão eficiente e centralizada para essa comunicação: um monitoramento constante desses dados permite que você envie as informações necessárias e estratégicas para cada contato – o sempre eficiente “no lugar certo, na hora certa”, e com a mensagem certa.

Com as tecnologias e os conteúdos ideais, o uso do WhatsApp será sua melhor estratégia de comunicação no agronegócio, permitindo que você apoie seus clientes/prospects com informações relevantes onde eles estiverem, além de garantir a verificação de agendamentos e oportunidades em tempo real. 

Como escolher e gerenciar as ferramentas e conteúdos certos? 

Para começar desde o primeiro passo com uma estratégia de comunicação assertiva, preparamos um material completo para você dominar o marketing digital no agronegócio.

Com ele, além da comunicação pelo WhatsApp, você aprenderá as práticas mais recomendadas por especialistas do agro para aumentar sua presença e seus resultados em curto prazo no marketing digital.

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