Como integrar a comunicação do seu supermercado de forma eficiente
As plataformas para anúncios digitais como Google Ads e Facebook Ads oferecem uma variedade de caminhos para que os supermercados causem impacto nos consumidores de forma assertiva e personalizada. Mas como mensurar o impacto em vendas físicas das campanhas de marketing digital para supermercados?
Acompanhar a jornada de compra dentro do funil de vendas digital não é uma tarefa simples, principalmente quando essa jornada é híbrida, isto é, se inicia no digital e se converte no físico.
Durante muito tempo, não era possível mensurar o desempenho das campanhas online nas vendas in-store. Mas agora, com a evolução das ferramentas de análise e integração de algumas soluções, é possível rastrear e medir a performance das suas estratégias online.
Veja como fazer isso no seu supermercado.
Como usar o marketing digital para supermercados com o objetivo de vender mais nas lojas físicas
É fato que as pessoas pesquisam online sobre tudo que desejam comprar, inclusive, produtos de supermercado e outros itens que adquirem localmente. Sabendo disso, é possível criar anúncios online que convertam em vendas nas lojas físicas.
Nesse sentido, plataformas como o Google Ads podem impactar na decisão de compra que leva mais e mais clientes para o seu supermercado. Por isso, visualizar a relação entre os seus anúncios online e o volume de compras nos seus pontos de venda físicos é muito importante para otimizar essa jornada de compra híbrida.
Com as marcas cada vez mais se tornando omnichannel, a jornada de compra híbrida predomina. Assim é necessário dominar os processos para mensurar o que acontece no mundo real, que é impulsionado pelo digital.
A seguir, descubra o que você deve fazer para fazer essa medição.
Como medir o impacto offline das campanhas online
Existem vários recursos do Google para medir o impacto das campanhas digitais para supermercados nos seus pontos de venda físicos. Os dados que você pode obter dessa mensuração geralmente provêm das interações que as pessoas fazem com seus anúncios online e da localização das suas lojas.
Com essas informações é possível indicar quais ações foram impulsionadas pelos seus anúncios: interações que se mantêm no digital como cliques, visitas ao site do supermercado, cliques no mapa direcionando para seu ponto de vendas e também vendas efetivas em loja física.
Como identificar as conversões em visitas ao supermercado
Você pode contabilizar as visitas ao seu supermercado provindas da visualização dos seus anúncios. Para isso, é possível usar o Google Analytics, que conta com recursos que permitem compreender como o número de cliques nas suas mídias impactam o número de visitas ao seu ponto de venda físico.
Este número de visitas à loja física são estimativas que a ferramenta oferece com base nos dados de pessoas que foram ao seu supermercado com o histórico de localização ativado no Google.
Contudo, você só pode ter acesso ao volume dessas visitas. Outras informações relacionadas a elas como de onde essas visitas são provenientes – por exemplo, se são do seu site ou do clique em seus anúncios – não ficam visíveis em razão da privacidade.
Vale lembrar que as restrições em relação à privacidade do usuário ficaram ainda mais rigorosas com a chegada do Google Analytics 4. Veja aqui o que mudou.
Portanto, para identificar o impacto dos seus anúncios no número de visitas ao seu supermercado (loja física), é necessário fazer uma relação entre o número de cliques nos anúncios e o número de visitas à loja no período em que a campanha estava no ar.
Como identificar o número de vendas que são conversões das campanhas digitais do seu supermercado
Para contabilizar o número de vendas realizadas em loja física e provenientes do seus anúncios online, o processo tem mais etapas.
Para isso, além do Analytics, é necessário contar com ferramentas de Business Intelligence integradas ao ERP do seu supermercado. Essas soluções coletam dados das compras realizadas, isto é, efetivadas no checkout, e oferecem a visualização das informações em dashboards que facilitam a sua compreensão.
Então, por exemplo, se você colocou no ar uma campanha digital sobre promoção de artigos de limpeza, primeiramente visualize o desempenho dessa campanha no Analytics: número de impressões, cliques, conversões, etc.
Depois, levante na ferramenta de B.I. o número de vendas de itens de limpeza no período em que os anúncios estavam no ar. O cruzamento dessas informações fornece a visibilidade do impacto offline das suas campanhas online.
Para conhecer as melhores ferramentas de Analytics e Business Intelligence para o seu supermercado e como usá-las, acione um especialista da Macfor.
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