Insights de marketing digital no agronegócio para melhorar a comunicação com o produtor rural
Ultimamente, dados muito intrigantes sobre marketing digital no agronegócio foram levantados. Depois de analisá-los, você vai repensar as estratégias de comunicação e marketing da sua empresa, entendendo definitivamente qual é o caminho mais fácil e eficiente.
Um questionamento já bastante frequente é: por que as grandes empresas agro ainda investem milhões em televisão e outras mídias off e negligenciam o poder do digital?
A ideia de que a conexão no campo é ruim e a população rural não tem a mesma relação com a internet que as zonas urbanas está muito ultrapassada.
94% dos produtores rurais têm smartphone e 74% usam a internet para buscar informações sobre os mais diversos temas, de acordo com pesquisa divulgada em 2020 pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio.
Somado a isso, há o fato de que, com o uso de novas tecnologias, o perfil do produtor rural mudou: ele está muito mais envolvido com mídias digitais e aprendeu esse hábito com as novas gerações – inclusive, consome conteúdos e interage com os apps e as redes sociais que toda sua família utiliza.
Para quais concorrentes sua marca está perdendo oportunidades, só por não ter uma presença digital mais forte?
Dados que estão mudando a relação marketing digital na agricultura
De acordo com relatórios do Ministério da Agricultura e da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, há uma presença cada vez maior de jovens trabalhando no campo.
Isso significa que a sucessão familiar está formando produtores rurais mais jovens, e essa é mais uma razão pela qual a comunicação por meios digitais deve ser uma prioridade.
Os dados a seguir são os mais interessantes.
Canais de comunicação e informação mais usados pelo produtor rural
O uso de WhatsApp, inclusive, só vem aumentando no meio rural nos últimos anos: 50% dos produtores declaram que a plataforma é o meio mais confiável para se informar – evidentemente, já que trata-se de um meio por onde chegam notícias e conteúdos compartilhados diretamente por pessoas em quem eles confiam.
Diante desses números, uma prática que está se consolidando entre as grandes empresas do agro digital é o forte investimento em comunicação online com o produtor rural.
Ao adotar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), as marcas criam fluxos de comunicação, onde estabelecem um diálogo com o produtor rural, permitindo a construção de relações de confiança com as empresas.
Além disso, essas ferramentas registram o histórico de todas as interações, permitindo que a comunicação com o produtor seja analisada, de forma a compreender melhor as necessidades e o momento desse usuário em relação à decisão de compra.
Os números mostram, portanto, que vale a pena direcionar os investimentos em mídia digital para ter uma comunicação mais assertiva com o produtor rural, alcançando resultados mais tangíveis.
Investir em marketing digital no agronegócio é saber com quem está falando
O aumento do controle obtido ao investir no digital é impressionante, principalmente porque, nas mídias off, só é possível ter acesso aos dados demográficos e de audiência – que tendem a ser muito abstratos.
No marketing digital, os dados são específicos, e o seu poder de ação em relação a cada métrica é maior e muito mais rápido. Você pode acompanhar os dados referentes às suas campanhas em tempo real e mudar, sem demora, aquilo que não esteja apresentando resultado satisfatório.
O diferencial da digitalização da comunicação no agronegócio
O principal diferencial é que, antes mesmo de iniciar uma estratégia, você pode analisar os dados e detalhar a sua persona, construindo fluxos de comunicação e campanhas que atingem milhares de pessoas com o seu perfil de cliente ideal.
Esses são dados pelos quais sua empresa não apenas conhece as necessidades e preferências dos clientes, como também – como você viu acima – os canais de comunicação mais usados, os dispositivos eletrônicos utilizados e os sistemas operacionais de seus dispositivos.
Tudo isso permite que as marcas construam estratégias para ter melhor desempenho em dispositivos móveis e canais de comunicação digital.
Acima de tudo, são dados seguramente obtidos e apurados pelas ferramentas adequadas de marketing digital.
A partir desses dados, é possível criar conteúdos que realmente “conversam” com o seu cliente, pois contêm informações úteis para o contexto de cada produtor e temas de seus principais interesses.
É importante ter uma presença constante em redes sociais, apps de mensagens e todos os meios digitais onde é possível construir sua brand awareness e manter um diálogo com os produtores rurais.
Sua empresa pode se destacar muito ao levar conteúdos objetivos e úteis que geram muito engajamento, como fez a Yara, empresa do segmento de fertilizantes:
Prepare-se para ir além.
Saiba quais são essas ferramentas e como você pode utilizá-las para melhorar sua comunicação com o produtor rural, agora!
Tenha todas as informações de que você precisa sobre marketing digital no agronegócio aqui.