A análise de tendências é uma atividade que deve fazer parte constante do seu planejamento. E com as tendências de marketing digital para 2024 não é diferente.
Enquanto as pessoas se adaptavam ao distanciamento social, as empresas buscavam meios de fortalecer a sua marca no ambiente digital. Esse cenário contribuiu para acelerar movimentos que vinham ganhando força nos anos anteriores, tanto no comportamento do consumidor quanto nas relações de trabalho.
Neste conteúdo, a Macfor trouxe algumas tendências de marketing digital que podem ser exploradas de maneira positiva este ano. Estar antenado com as mudanças do mercado pode fazer o seu empreendimento dar um grande passo e conquistar cada vez mais clientes. Então, confira!
6 principais tendências do marketing digital para 2024
As mudanças em termos de estratégias digitais, ferramentas, alocação de recursos e até mesmo a forma como as pessoas trabalham serão cada vez maiores. Independentemente da área em que a sua organização atua, ela precisa estar atenta às tendências do marketing digital para 2024.
Confira abaixo quais são as 6 principais tendências para este ano e comece a fazer com que a estratégia da sua empresa gire em torno dessas mudanças.
1. Crescimento do Tik Tok e Reels no Brasil
Em 2020, o Tik Tok se consolidou no Brasil, tornando-se uma rede social bastante acessada e que veio para ficar. Durante a quarentena, ele se tornou o aplicativo mais baixado do mundo, com 2 bilhões de downloads no primeiro trimestre.
Dessa forma, o crescimento do Tik Tok é uma das principais tendências do marketing digital para 2024. Organizações passaram a entender mais sobre o aplicativo, buscando formas de viralizar por lá, sabendo que o retorno pode ser grande.
Além disso, as parcerias com criadores de conteúdo da plataforma se tornaram novas formas de fazer publicidade. Segundo a WARC, 45% dos influenciadores já usam a rede social chinesa nas suas campanhas de marketing, ultrapassando o Facebook.
Já no Instagram, para abrir concorrência, Mark Zuckerberg inseriu um recurso semelhante ao Tik Tok, o Reels. Essa também é uma das tendências que devem ser acompanhadas neste ano, porque também tem grandes chances de crescimento, devido à ferramenta já ter uma base consolidada de usuários que já passam horas no aplicativo.
2. Mais usuários usando assistentes por voz
Os assistentes por voz chegaram com grande força no Brasil. Durante a pandemia, o uso de assistentes virtuais teve um aumento de 47% entre os brasileiros. A Alexa, assistente de voz da Amazon, por exemplo, foi um dos mais procurados durante o período.
Aparelhos como Amazon Echo e Google Home são capazes de tocar músicas, buscar informações, configurar alarmes, controlar aparelhos conectados, lista de tarefas e até fazer compras, mostrando que a praticidade e a agilidade são o futuro das pessoas.
Considerados uma forte tendência de marketing digital para 2024, os assistentes de voz são uma boa opção para empresas que buscam a inovação. É um enorme campo a ser explorado, com a criação de conteúdos em áudio e a oferta de produtos que se conectam aos assistentes.
3. Humanização das marcas
Uma das tendências de marketing digital de 2024 que tem chamado bastante já nos últimos anos a atenção é a humanização das marcas. A pandemia do coronavírus mexeu com o lado emocional das pessoas, e essa é uma ótima oportunidade para consolidar a relação da sua empresa com elas.
As marcas foram afetadas por esse cenário e perceberam sua fragilidade diante de um mercado que mudou drasticamente no último ano. Porém, empresas como Netflix e Airbnb, que conseguiram assumir uma condição mais humana e compreenderam o papel de dificuldade do momento, conseguiram se conectar com os usuários.
Segundo uma pesquisa feita pela Infobase, 57% dos consumidores afirmaram que aumentariam a sua fidelidade a marcas que são mais humanizadas. Além disso, 46% fariam recomendação a outras pessoas caso a comunicação com a marca fosse mais humanizada.
Muitas empresas acabam deixando para trás a análise de dados na pressa de produzir a maior quantidade de conteúdo possível. E esse é um grande erro. Se o marketing de conteúdo tem objetivos, a estratégia deve ter indicadores para saber se tudo está caminhando bem.
Uma boa análise de dados e métricas mostra se o conteúdo teve ressonância com o público, se alcançou um bom número de pessoas, se gerou conversões, entre outros objetivos.
Porém, as marcas costumam priorizar a quantidade, e não a qualidade, enchendo a rede social com conteúdo que não está sendo relevante ao público. Por isso, o slow content deve se aliar à cultura data-driven para pensar a estratégia de conteúdo, a fim de criar campanhas cada vez melhores.
Quando o volume é menor, é possível se dedicar mais a cada publicação de blog, a cada e-mail e a cada rede social. Um bom exemplo é analisar o histórico de posts e ver qual linguagem funciona melhor com seu público.
5. Busca por consultoria de marketing digital
Consultorias de marketing também se tornaram uma tendência bem explorada no último ano. Por conta da pandemia, muitas empresas tiveram que migrar para o digital e continuar suas vendas, porém, não sabiam como fazer isso. Isso se tornou uma oportunidade para as consultorias, que passaram a atuar como um suporte aos pequenos negócios em fase de transformação digital.
6. Gestão de crise para as marcas
No mundo em que vivemos, onde as pessoas cobram cada vez mais o posicionamento das marcas e seus influenciadores, a gestão de crise é essencial.
Como uma tendência do marketing digital para 2024, implementar esse processo ou setor em sua empresa é urgente. A gestão de crise é, antes de tudo, trabalhar para evitar qualquer crise.
No âmbito corporativo, nós sabemos que qualquer empresa, independentemente do segmento ou tamanho, está exposta a eventuais crises. Mesmo as mais cautelosas precisam de uma excelente gestão, caso isso aconteça.
As tendências de marketing digital para 2024 são pontos em que as empresas precisam estar atentas para aproveitar as oportunidades do mercado. Seguindo isso, é possível obter um crescimento significativo, visando o futuro do marketing pós-pandemia.Para saber mais sobre as tendências, a Macfor preparou um e-book incrível em que você pode conferir a fundo tudo o que este ano promete. Para saber mais, clique aqui e baixe agora o e-book sobre tendências de marketing digital para 2024!