Curiosidades que você não sabia sobre os logos
Todos os dias, praticamente desde a hora que abrimos os olhos até quando vamos dormir, nos deparamos com diversos logos, logotipos e marcas. Eles estão em todos os lugares, nas etiquetas de roupas, nos sapatos, móveis, travesseiros e em tantas outras coisas presentes no nosso cotidiano.
No entanto, você sabe qual a diferença entre cada um deles? E os significados ocultos e muitas vezes até bem óbvios, que os criadores incorporam no design do logo, já parou para olhar com atenção?
Na maior parte do tempo nem nos damos conta de reparar nos detalhes, especialmente aquelas imagens que já estamos mais familiarizados. Tanto é que se parar agora, para observar qualquer logo, que já tenha visto 1 milhão de vezes, provavelmente encontrará algo que nunca tinha notado antes.
A diferença entre logo, logotipo e marca
Logo – Significa conceito e vem do grego “logos”. Na publicidade, ele é um conceito a ser trabalhado.
Logotipo – Derivada da palavra logo, logotipo é a junção entre logo e typos, que no caso, significa símbolo ou figura. A partir desse conceito é criado o símbolo gráfico, que também pode ser chamado de tipo.
Marca – De forma literal marca é um conjunto de símbolos, ícones e tipografia que representa uma empresa, no entanto, marca é bem mais que isso. Além de ser uma solução gráfica que representa a imagem da empresa ela também retrata valores, filosofia e história.
Se você está pensando em criar um logo não deixe de ler 4 dicas para criar o logo para uma empresa
Esses são os sentidos literais das palavras, no entanto logo e logotipo, são apenas maneiras diferentes de se referir a mesma coisa. Em resumo o logotipo é uma parte da marca.
Agora que já sabe um pouco sobre as diferenças de logo, logotipo e marca, vamos ao objetivo principal desse conteúdo: apresentar curiosidades sobre logos famosos, como foram criados e quais seu significados.
E como o objetivo aqui é entreter, também vamos contar algumas polêmicas e até comentar alguns casos que envolvem significados ocultos no mundo publicitário. Acompanhe!
Você já viu essas logos? Então olhe de novo!
Separamos um Top 10 de logos e seus significados, daqueles para depois de ver a gente ficar se perguntando: Como não tinha reparado nisso antes?
Amazon
Em um primeiro momento o logo da Amazon, uma empresa norte-americana, transnacional de comércio eletrônico – parece simples. Algumas letras e abaixo delas uma linha amarela. No entanto, se olhar com mais atenção perceberá que a linha amarela lembra um sorriso, uma maneira que a Amazon encontrou de mostrar o quanto gosta de ver seus clientes satisfeitos. E tem mais. A lista amarela, também pode ser interpretada como uma flecha. As lanças apontando para as letras “A e Z”, foi uma maneira de demonstrar que a empresa possui tudo o que os seus clientes possam querer, de “A à Z”.
Vaio
A empresa Vaio é uma fabricante de computadores pessoais, produzida pela japonesa Japan Industrial Partners. Originalmente a marca foi lançada pela Sony. A letra “V”, representada pela linha contínua denota uma onda, que simboliza o sinal analógico. As letras “I” e “O”, simbolizam o código binário, o que consequentemente simboliza o sinal digital. Melhor junção, impossível!
Fedex
É uma empresa norte-americana de remessa expressa de correspondência, documentos e objetivos. Ela atua em todos os lugares do mundo com muito sucesso. Seu logo parece bem simples e sem significados ocultos, no entanto, se olhar com mais atenção verá que entre o “E” maiúsculo e a letra “X”, tem uma seta branca camuflada, que associa o nome da empresa com sua rápida velocidade de entrega. O design do logo da Fedex foi motivo de muitos prêmios, por ser pontual e criativo.
Baskin Robiins
É uma cadeia americana de sorveterias e restaurantes especializados em bolos e sorvete. Fundada em 1945 ela é muito tradicional e seu antigo slogan dizia que ofereciam tantos sabores de sorvetes, que daria para provar um a cada dia do mês. A partir daí, seu logo trouxe o número 31, simbolizando sua variedade de sabores, impresso entre as letras “B” e “R”.
Unilever
É uma das líderes mundiais nos mercados alimentícios, produtos químicos de higiene pessoal e limpeza, entre outros. Seu logo à primeira vista, parece apenas ser o nome da empresa. Agora, se você faz parte da parcela da população com um perfil mais atento, provavelmente já até notou alguns desenhos colocados nas letras que formam a palavra Unilever, mas e os 25 ícones pequenos, já percebeu? Muito bem escolhidos, cada um desses desenhos simbolizando algum coisa. O Coração por exemplo, significa o amor da empresa por seus clientes, o pássaro a liberdade e o símbolo da reciclagem, simboliza a preocupação da empresa com o meio ambiente.
Hyundai
A Hyundai Motor Company, que significa “moderno”, é uma multinacional sul-coreana. Talvez você ache que o “H” representa pura e simplesmente a inicial do nome da empresa, certo? Mas, na verdade, não é isso, ou, pelo menos, não apenas isso. Olhe novamente e verá que o “H” na verdade, representa duas pessoas apertando as mãos. Ao que tudo indica trata-se de uma referência ao cliente apertando a mão do vendedor, depois de fechar um bom negócio. Demonstra também a satisfação dos dois lados (cliente/empresa).
Adidas
O logo da Adidas já mudou algumas vezes ao longo de sua história, até porque a empresa alemã de calçados foi fundada em 1920. Atualmente, as 3 linhas que se destacam, formam um triângulo, representando uma montanha, que por sua vez simboliza os desafios que devem ser vencidos diariamente por qualquer esportista. Vale lembrar, que atletas e esportistas fazem parte do público-alvo da marca.
Carrefour
O logo faz uma referência a origem francesa da rede de supermercados. A França é homenageada através das cores de sua bandeira: branco, azul e vermelho. A palavra significa cruzamento e o logo remete à um quarteirão. Não é à toa que ele está rotacionado em um losango. Também é possível ver duas setas que representam novos horizontes, como se no supermercado o consumidor pudesse encontrar tudo que precisa. Se reparar bem, perceberá que o “C” de Carrefour, na verdade está escondido dentro do losango.
Fórmula1
Como todos sabem a Fórmula1 é a mais avançada modalidade de automobilismo do mundo. Em seu logo simbolizado pela letra “F” é possível notar um espaço branco entre a letra “F” e as linhas vermelhas. Nesse espaço é possível ver o número1. A escolha das letras vermelhas para as linhas, simboliza a alta velocidade dos carros.
Pinterest
É uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas. Não é à toa que se olhar bem enxergará o alfinete em formato de pin, estrategicamente inserido na letra P.
21 logos com significados oculto que nunca percebemos.
Curiosidades rápidas sobre alguns detalhes em logos
- O M do McDonald’s foi criado em formato de arcos para lembrar seios femininos, o que, subconscientemente, deveria despertar apetite nas pessoas, por estar associado a infância.
- Ao contrário do que muita gente pensa o logo da BMW não simboliza hélices de um helicóptero no céu azul e sim uma homenagem à bandeira da Baviera (capital Munique), Estado da Alemanha onde fica a sede da empresa.
- O Uber mudou seu logo, para algo que lembra um átomo. A ideia era mostrar que, agora, o Uber está em todo lugar.
- O logo da Nike foi inspirado no movimento das asas da deusa grega da vitória. Não por acaso, o nome dela é exatamente o mesmo nome da marca.
- A mulher que aparece no logo do Starbucks é uma sereia segurando suas duas caudas com as mãos. A imagem foi inspirada nas lendas sobre a fada Melusina, uma mulher com dois rabos de peixe que casou com um simples mortal.
- O logo do Dove – marca de produtos de higiene pessoal – é um pássaro voando.
- Na latinha da Budweiser, podemos ver o nome de alguns continentes, além da Austrália.
- O logo do iFood forma um rostinho feliz.
- O logo do Banco do Brasil consiste em duas letras “B” minúsculas, entrelaçadas.
Empresas que merecem um capítulo à parte!
Algumas empresas tem tanta simbologia escondida por trás de seus logos, que merecem um capítulo à parte. Vamos à elas:
Toyota
Um dos logos com o maior número de significados escondidos, a Toyota, como todos sabem é uma fabricante japonesa multinacional de automotivos.
Entre as simbologias atribuídas ao logo da Toyota destacam-se:
- A elipse lembra um chapéu de cowboy. Há quem diga que também pode representar um touro com chifres. Nesse caso, o que isso significa de fato, não possui nenhuma explicação plausível.
- As ovais perpendiculares dentro da argola maior, representam dois corações – o do cliente e o da empresa – e a oval exterior simboliza o mundo abraçando a Toyota.
- Cada uma das seis letras do nome da marca estão desenhadas de forma sutil nas argolas.
- As elipses que se cruzam simbolizam o coração do carro e do motorista. E a grande elipse que os unem fazem uma referência as perspectivas e as amplas capacidades da companhia.
- Uma das versões mais aceitas está associada ao passado, quando a Toyota ainda produzia tear de tecelagem – ela foi fundada em 1891 mas, só mudou de ramo em 1937. Como os japoneses são famosos pelo conservadorismo, há quem diga que o logo simboliza de maneira estilizada o buraco de uma agulha e a linha passando nele.
Se você olhar bem o logotipo ainda verá todas as letras da palavra Toyota nele e talvez até consiga descobrir mais significados.
Toblerone
A Toblerone é uma marca de chocolate suíço, produzida na cidade de Berna, desde 1908. Criada pelo confeiteiro Theodor Tobler em parceria com Emil Baumann, a Toblerone é a segunda marca mais conhecida do mundo, atrás apenas da Coca-Cola.
Supostamente, a cidade onde a empresa nasceu é homenageada através de ursos que aparecem implicitamente no logo. O animal é um dos símbolos da cidade e por isso foi escolhido para ter a imagem associada a marca.
Há quem diga também, que a forma triangular que aparece, foi inspirada pelo monte Matterhorn, nos Alpes Suíços, entretanto, de acordo com os filhos de Theodor, o formato triangular se origina de uma pirâmide humana que umas dançarinas fizeram ao final de uma apresentação a que Theodor assistiu. Qual o real significado dela, jamais saberemos, então escolha a sua versão preferida e ponto final.
Apple
Reza a lenda que o criados do logo da Apple comprou um saco de maças e durante uma semana ficou desenhando a fruta em diversas perspectivas, inclusive cortando e mordendo a fruta para ver se conseguia um ângulo melhor. Depois de sete dias, ele finalmente chegou ao resultado que conhecemos, com uma mordida do lado direito.
Por coincidência a palavra mordida, em inglês é bite. O fato de ser homófona ao termo de informática byte, uma unidade de computação, provavelmente foi apenas uma grande coincidência, afinal, em 1976 ela praticamente não existia. Já a escolha pelo nome Apple, possui duas versões bem conhecidas:
- Como a palavra começa com a letra “A”, em qualquer lista, inclusive de indexação, ela ficaria no topo.
- A escolha da fruta para simbolizar a marca está ligada a vida saudável, assim como a fácil memorização do termo.
Há quem diga também que o logo foi uma homenagem ao matemático Alan Turing, que se matou mordendo uma maça envenenada. Já o próprio criador do logo, diz que só colocou a mordida no desenho, para diferenciá-lo de outros em formato redondo. Uma outra versão sobre a Apple, é bem mais obscura e fala sobre significados ocultos escondidos na marca, criada para dominar o mundo, mas aí já é tema para outro item desse conteúdo.
Significado de nomes de marcas famosas
- Johnnie Walker – Tem o nome do seu criador que se chamava John Walker, que era conhecido como Johnnie, que em inglês, equivale ao nosso Joaozinho. Enquanto isso, Walker significa caminhante, andarilho.
- Habib‘s– Apesar do nome, a empresa é brasileira e foi fundada por um português. Em árabe a palavra significa “amada”.
- Samsung – Em coreano significa algo como 3 estrelas, que na cultura coreana representa algo poderoso, grande e numeroso.
- Microsoft – Vem da junção da palavra microcomputer e software que é justamente o que a empresa trabalha.
- Google – O nome na verdade foi um erro de digitação – a ideia era nomear a empresa como Googol, um termo matemático que representa o número 1 seguido de 100 zeros. A ideia era representar uma quantidade enorme de informações. Segundo boatos, na hora de registrar o domínio, houve um erro de digitação. Ao invés de digitar as letras gol, digitaram gle.
4 vezes onde o menos foi mais na criação de logos
Beats – É uma companhia de equipamentos de áudio. O logo usa a inicial do nome e simboliza um fone de ouvidos na cabeça de alguém.
LG – A logo é a imagem estilizada do rosto de alguém e representa o desejo da companhia de manter relações extraordinárias com seus clientes.
Evernote – Como todos sabem os elefantes possuem uma memória invejável. Por esse motivo, o aplicativo de anotação escolheu o animal para representar sua marca. A ponta dobrada da orelha do elefante simboliza como as pessoas dobram os cantos da página para fazer anotações.
Continental – É uma das maiores fabricantes de pneus e peças automotivas do setor automobilístico. Em seu logo a marca traz o próprio nome, no entanto, as duas primeiras letras formam a roda de um carro.
Achou pouco apenas 4? Então veja 30 imagens que mostram divertidos logos com significados ocultos
Teoria da Conspiração
Você acredita em mensagens subliminares?
Quando o assunto envolve comunicação, sempre surge alguma teoria conspiratória, tentando confirmar uma tentativa oculta de dominação do mundo, ou de um grupo. Nos logos, a história não muda muito. Há quem diga que as grandes marcas colocam mensagens subliminares escondidas para tentar manipular o público. Não estamos aqui para julgar, nem tomar as informações como verdade, apenas citaremos alguns casos conhecidos.
Apple – Novamente voltamos a uma das empresas mais conhecidas do mundo. Existem muitas versões sobre a criação da logo, mas a que aponta para algo subliminar diz que a escolha da maça se deu por ela ser o símbolo do fruto do pecado. Dessa forma a Apple mostraria ao mundo a força do pecado.
Google – Considerada a empresa mais famosa do mundo, quando o assunto é Internet, a escolha da cor das letras que formam seu nome, seria uma alusão ao apoio que a empresa dá à diversidade sexual. A expressão também teria no nome o significado de comer com os olhos, representando a inveja, um dos pecados mais perigosos.
Hellmann’s – A palavra foi escolhida por representar Homens do Inferno. Nem é preciso explicar mais nada.
Anhanguera – O termo, que dá nome à uma das rodovias mais conhecidas do país, significa Diabo Velho em Tupi Guarani e em outras línguas indígenas significa espirito maligno ou demônio da floresta.
Como podem ver, teorias para explicar o porquê de cada logo, não faltam. Ao longo dos anos, muitas marcas confrontaram as versões divulgadas e outras tantas deram novas explicações, enquanto outros ressignificaram suas representações. Comprovadas ou apenas fruto da imaginação, todas elas são muito interessantes e levam à reflexão.
E você já encontrou algum significado escondido em alguns logos? Conta pra gente!