Os dados digitais são informações fundamentais para ações de Marketing Digital e aplicação de estratégias de Growth Hacking. No entanto, mais do que coletá-los, é importante ter um controle seguro e eficaz desse banco de referências sobre consumidores.
Neste texto, vamos falar sobre 4 pontos essenciais na gestão dessas informações:
- A responsabilidade da empresa, segundo a LGPD;
- Os prejuízos causados pela desgovernança de dados;
- Como gerenciar essas informações para obter resultados e
- Como criar uma jornada do consumidor sem achismos.
Outro assunto importante para quem deseja ter ainda mais base de conhecimento do público-consumidor é o Google Analytics. Para usar essa ferramenta, é preciso saber configurá-la de acordo com as necessidades da sua empresa.
Confira um breve resumo de como colocar essa plataforma para operar a seu favor:
Faça a gestão dos usuários e configure as condições de política de privacidade.
Encontre o Código de Acompanhamento (UA) para gerenciar os sites e apps selecionados.
Defina os dados coletados em todos os relatórios gerados pela plataforma.
A importância dos dados digitais
Criar campanhas cada vez mais inteligentes e assertivas é um dos principais objetivos das estratégias de Growth Hacking. E, para isso, é imprescindível a utilização de um banco de dados digitais.
Com essas informações relevantes, é possível identificar com exatidão quem é o seu público consumidor, qual é o comportamento dele na internet e como ele gosta de se relacionar com a sua marca.
Além disso, a partir dos dados digitais, a sua empresa começa a detectar padrões de navegação e alcançar, portanto, uma maior previsibilidade no resultado de campanhas na internet.
Desde um simples cadastro para baixar algum infoproduto até plataformas avançadas como o Google Analytics são ferramentas primordiais para coletar informações e começar a criar um banco de dados.
A todo momento, milhões de informações são geradas e armazenadas na internet. Redes sociais, pesquisas no Google e navegações em sites podem ajudar a sua empresa ter uma percepção mais precisa sobre o público-alvo.
LGPD: qual a responsabilidade da minha empresa?
O recolhimento de dados digitais pode proporcionar inúmeros benefícios para a sua empresa, porém também traz grandes responsabilidades. Em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada e, com isso, as empresas passaram a ter obrigações legais.
De acordo com a lei nacional, é de responsabilidade da empresa a segurança de todas as informações armazenadas. Além disso, os usuários devem ser informados, com clareza, de quais dados serão coletados e como a organização utilizará essas informações.
O órgão responsável pela fiscalização da lei é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD). Já o descumprimento pode ocasionar multas para as empresas.
A desgovernança do banco de dados
Além de ser um grave problema jurídico, a desgovernança de um banco de informações pode inutilizar esses materiais e anular todos os esforços da equipe para consegui-las. Atualmente, quem controla os dados digitais da sua empresa?
Muitas vezes, a falta de controle pode tornar uma lista desatualizada e ineficiente.
- Afinal, quem são aqueles leads?
- Algum padrão de comportamento mudou desde então?
- As pessoas já se tornaram consumidoras?
- Há quanto tempo elas não recebem algum tipo de informações sobre a sua marca?
- Os canais de comunicação ainda são válidos?
É bem provável que esse material tão importante esteja sob a gerência da sua agência contratada. No entanto, a sua empresa precisa se apoderar dessas informações e manter uma boa gestão dos dados.
Esses materiais são próprios da sua empresa e podem trazer insights importantes para novas ações de Growth Hacking que irão alavancar os seus resultados na internet.
Como gerenciar meu banco de dados digitais?
Um dos primeiros passos para começar a gestão dos dados da sua empresa é implementar a cultura digital. Ou seja, adaptar times e processos para serem cada vez mais digitais.
Esse modelo de negócio significa pensar conforme a tecnologia e buscar nessa área a solução para problemas rotineiros. Além disso, faz parte dessa cultura a tomada de decisões ágeis e assertivas a partir da análise precisa dos dados digitais coletados anteriormente.
Outra etapa importante para gerenciar o banco de informações dentro da empresa, sem depender de terceiros, é conhecendo todos os processos de captura de dados e como acessá-los.
Também é indispensável a criação de uma política de segurança e transparência que respeite as normas previstas na LGPD. Certifique-se de que os os termos de uso do seu site, infoproduto ou aplicativo passem as informações necessárias ao usuário sobre a proteção, transmissão ou armazenamento dos dados recolhidos.
O Google Analytics
O Google Analytics é uma das principais ferramentas usadas quando o assunto é dados digitais. Sua utilização é essencial para a aplicabilidade de estratégias de Business Intelligence porque é uma plataforma para coleta de informações sobre seu site e, principalmente, seus visitantes.
Imagine ter uma auditoria completa sobre quem são os usuários do seu site, qual é a origem do tráfego deles, o que eles estão buscando no seu endereço e quais são os padrões de comportamento desse grupo de pessoas. Tudo isso é possível com esse instrumento do Google.
Usar o Google Analytics em um site proporciona a criação de páginas, entre outros conteúdos digitais, que irão converter ainda mais pessoas. Afinal, a base de informações oferecida revela dados significativos sobre o que as pessoas estão buscando ou consumindo dentro do seu nicho.
Apesar de ser uma ferramenta 100% gratuita e que pode ser instalada em qualquer domínio, o Google Analytics requer muito mais que instruções básicas para operar a favor dos resultados desejados pela sua empresa.
Por isso, uma das etapas mais cruciais para se obter excelente performance com essa ferramenta é a configuração dela. Ou seja, o modo como a plataforma é programada para coletar e analisar dados digitais.
Configurando o Google Analytics
Para funcionar corretamente e recolher os dados que a sua empresa precisa, é necessário configurar o código gtag.js, criado pela própria plataforma. Essa instalação exige conhecimentos básicos em HTML e pode ser feita de outra maneira em sites no WordPress.
A configuração do Google Analytics envolve 3 pilares importantes:
Conta
Nesta aba, você poderá fazer a gestão dos usuários e configurar as condições de política de privacidade. Com um único acesso à plataforma, é possível criar e controlar 100 contas diferentes.
Propriedades
Em “propriedades” é possível encontrar quais sites ou aplicativos você irá monitorar com a sua conta.
Portanto, nesta área, é possível encontrar o Código de Acompanhamento (UA) e definir qual será a URL trabalhada, além de padrões relevantes para o recolhimento de dados digitais.
Vistas de Propriedades
Em “Vistas de Propriedade”, o usuário consegue definir os acessos a todos os relatórios gerados pela plataforma. Ou seja, é possível escolher como cada dado será visualizado, facilitando a identificação de informações importantes para as suas campanhas.
Além disso, uma outra funcionalidade dessa aba para empresas que aplicam Growth Hacking é a definição de metas para um site. Tornando sua análise ainda mais ágil e otimizada.
Outro ponto fundamental da configuração é a possibilidade de selecionar os tipos de dados que serão recolhidos para a filtragem. E também poder fazer anotações que, futuramente, irão gerar ótimas campanhas de Marketing Digital!
Com isso, é possível obter os seguintes benefícios:
- Conhecer a geolocalização dos visitantes;
- Ter acesso a dados antropológicos dos usuários;
- Compreender o tempo que a pessoa passa em seu site;
- Identificar a origem do tráfego;
- Analisar as taxas de conversão;
- Entender o comportamento do usuário dentro do seu domínio;
- Saber em quais canais há mais conversão de leads;
- Visualizar quais páginas e conteúdos são mais acessados;
- Ver em quais dispositivos os visitantes estão e
- Mensurar resultados de campanhas de Google Ads.
Ou seja, com uma ótima configuração do Google Analytics é possível obter a governança de dados digitais fundamentais para a sua empresa e, além disso, mapear a jornada do seu consumidor na internet.
A jornada do consumidor com dados
De onde vem os seus leads e o que eles estão procurando neste momento? Quais são os assuntos buscados por eles e quais temas ou palavras podem convertê-los ainda mais? Qual é o comportamento padrão deles e as características mais relevantes do público que realmente consome o seu produto?
A partir da governança dos dados digitais, feita no Google Analytics ou em outras plataformas de gestão de redes sociais, por exemplo, é possível ter essas e outras respostas na ponta da língua.
Identificar e mapear a jornada do consumidor a partir da coleta e análise de dados é uma estratégia assertiva para se obter mais precisão nos resultados de ações na internet.
Em outras palavras, a utilização dessas informações pode fazer com que você preveja um tipo de comportamento e saiba, com mais exatidão, qual tipo de campanha ou conteúdo irá performar bem.
Além disso, a jornada do consumidor mapeada por meio de números proporciona mais resultados porque é possível sincronizá-la com ações.
Um exemplo bem simples e prático disso é a utilização de um pop-up com uma ótima oferta quando o usuário arrasta o mouse para cima, na intenção de deixar a página.
Mas essa estratégia pode ir além: imagine enviar um SMS para seu cliente quando ele estiver próximo à sua loja? Ou então oferecer os produtos certos com ótimas condições de preço no exato momento que a pessoa está assistindo a um vídeo daquele tema?
O controle dos dados digitais precisa estar dentro da sua empresa
Por todos os benefícios práticos e também devido aos fatos jurídicos, obter a governança dos dados digitais é imprescindível para empresas que querem implementar a cultura digital.
Portanto, mais do que uma agência digital que irá executar as ações de marketing na internet, é importante contar com o apoio de uma consultoria especializada em alta performance.
Esse tipo de serviço irá ajudar sua empresa a identificar os dados importantes e organizá-los para que possam ser utilizados da melhor maneira. Além disso, irá transferir todos os processos para o seu time interno.
Ou seja, a sua empresa irá ganhar autonomia! E essa é uma das etapas mais importantes para fazer a transformação digital e migrar de uma vez por todas para o universo online.
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A ciência de dados na transformação digital
A transformação digital é uma mudança profunda na estruturação de processos internos, os quais passam a utilizar a tecnologia e a internet para serem executados diariamente.
Por meio da ciência de dados, é possível identificar e compreender o perfil exato do cliente e direcioná-lo da melhor maneira para fazer uma venda, um cadastro ou até mesmo a fidelização dele.
Essa metodologia é fundamental para empresas que pretendem ter um novo posicionamento no mercado e transferir suas ações para a internet, obtendo resultados ainda mais relevantes.
O poder dos dados digitais irá levar a sua empresa para um novo patamar de comunicação e marketing. Atribuindo às campanhas as características e os conteúdos mais relevantes, conforme o próprio comportamento do usuário, é possível ter resultados certeiros!
Time de alta performance
Uma dúvida comum quando se fala em “dados digitais aplicados ao marketing” é: qual tipo de profissionais é preciso para fazer isso?
Por muito tempo, o marketing foi uma área dominada pelos cursos de humanas: publicidade, jornalismo, design, relações públicas, entre outros.
Mas com o advento da metodologia digital, o setor precisou de novos reforços. Assim, os profissionais de exatas começaram a entrar na área com o objetivo de otimizar a utilização dessas informações que passaram a ser coletadas.
Para implementar a ciência de dados e, consequentemente, executar a transformação digital na sua empresa é preciso contar com um time hibrido, isto é, ter representantes dos dois universos na sua equipe.
Se de um lado o olhar humano sobre as pessoas, a intuição e a criatividade são requisitos indispensáveis. Por outro, há a inserção de uma análise mais profunda e técnica sobre os dados armazenados e como eles podem ser utilizados para acelerar os resultados desejados.
Chamamos isso de “Mate-Marketing”!
Consultoria de Marketing Digital
Com um time hibrido e experiências com multinacionais, a Macfor é uma consultoria de Marketing Digital especializada em alta performance que irá te ajudar a organizar os dados digitais e aplicá-los da melhor maneira.
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