Para alcançar a máxima performance digital, não basta simplesmente aplicar diversas estratégias de marketing. Afinal, você precisa descobrir como essas ações convergem entre si e impactam seus resultados. Por isso, é importante reunir métricas e outros números relevantes em um painel de indicadores – a tradução para dashboard.
O que é um dashboard?
Basicamente, um dashboard facilita a análise de desempenho das suas estratégias digitais. Ou seja, através desse painel, é possível apresentar a todos os colaboradores, de forma organizada, dados relevantes para o desenvolvimento de ações.
Assim, a partir de números, imagens e gráficos, todos são capazes de absorver as informações facilmente, o que contribui para qualquer tomada de decisão.
Essa ferramenta de medição pode ser criada tanto para campanhas, com investimentos específicos ou veiculação em canais isolados, quanto para a estratégia geral da sua marca.
A importância do dashboard no marketing digital
Os indicadores-chave de performance (KPIs) – tráfego, taxa de conversão, custo por lead e muitos outros – são fundamentais para mensurar o sucesso de campanhas de marketing digital. Então, perder ou ignorar qualquer uma dessas informações pode comprometer seus resultados.
Nesse sentido, o dashboard é uma solução repleta de vantagens para reunir os principais dados relacionados às suas estratégias. Confira!
Centralização das informações
Imagine a seguinte situação: você está prestes a apresentar à sua equipe os principais KPIs de uma campanha desenvolvida cuidadosamente. Porém, você percebe que as métricas estão espalhadas em várias planilhas diferentes.
Além de perder tempo para reunir informações, apresentá-las dessa forma afeta até mesmo o entendimento por parte dos colaboradores. Portanto, aproveite que o dashboard permite a centralização das informações e use isso a seu favor para coletar e organizar os principais dados das ações de sua empresa.
Auxílio na tomada de decisões
Somos especialistas em combinar marketing com dados e, por isso, reforçamos a importância de implementar iniciativas e tomar decisões sempre pautadas em números, sem suposições.
Os dashboards no marketing digital auxiliam na identificação de problemas e mostram se uma determinada estratégia está sendo executada da melhor forma para atingir resultados consistentes ao longo do tempo. Assim, é possível tomar decisões de maneira assertiva e realizar melhorias ao longo do processo.
Comprovação de resultados
Na hora de comprovar resultados para seus superiores, área de vendas e outros setores, conte com o dashboard para mostrar em tempo real o desempenho do que vem sendo executado. Além de transmitir confiança para quem acredita em seu trabalho, indicadores positivos registrados nesse painel de controle servem de referência para ações futuras.
Como você pôde ver, dashboards são ferramentas incríveis que facilitam o planejamento estratégico do seu negócio.
Conheça os principais tipos de dashboard
Para colocar em prática essa ferramenta que nos mostra os números mais relevantes para uma estratégia e contribui para o alcance de objetivos organizacionais, conheça os principais tipos de dashboard.
Dashboards operacionais
Além de facilitar o monitoramento de dados resultantes de campanhas digitais, um dashboard é extremamente útil para verificar as métricas referentes às operações da sua empresa.
Com esse tipo de dashboard, gestores podem acompanhar de perto o desempenho dos processos realizados internamente, identificar erros e realizar intervenções quando necessário. Do mesmo modo, empresas podem acompanhar entregas, métricas de campanhas criadas para clientes, entre outras práticas.
Dashboards analíticos
O dashboard analítico auxilia principalmente nas tomadas de decisão. Em outras palavras, permite a investigação de tendências para alcançar insights valiosos que podem contribuir para as estratégias de uma marca.
Especialmente útil para decisões de médio prazo, esse tipo de dashboard costuma vir acompanhado de KPIs relevantes, com o intuito de avaliar ou prever a eficácia de uma determinada estratégia e descobrir quais melhorias podem ser implementadas.
Dashboards estratégicos
Para concluir, o dashboard estratégico é responsável pela validação da estratégia de negócio e contribui para que problemas sejam percebidos o quanto antes e um plano de ação seja colocado em prática. Nesse caso, são avaliadas principalmente as métricas de vendas e dados referentes ao setor financeiro da empresa.
Ferramentas para criação de dashboards
Criar um painel de indicadores pode parecer desafiador, mas felizmente existem ferramentas online que irão facilitar esse trabalho para você!
Dashboard no Excel
O Excel pode até não ser a opção mais indicada para acompanhar resultados em tempo real, mas traz funcionalidades que permitem a organização de dados em planilhas e tabelas. Você pode fazer um esboço do seu dashboard no software ou utilizá-lo para construir painéis que não exigem tantos dados.
Vale lembrar que conhecimentos avançados em Excel são fundamentais para criar funções capazes de monitorar os dados da maneira esperada.
Dashboard via Google Data Studio
Com o Google Data Studio, é possível criar relatórios integrados com outras ferramentas, como o Google Ads e as planilhas de Excel. Além disso, uma grande vantagem da plataforma é permitir o compartilhamento com outros membros da equipe.
Escolher essa opção para desenvolver seu dashboard garante a otimização de dados importantes para suas campanhas digitais de forma prática.
Dashboard via Power BI
Por último, uma avançada tecnologia que contribui para a criação de dashboards de forma objetiva, o Power BI. A ferramenta da Microsoft permite a coleta de dados do Excel e outras fontes para transformá-los em informações coerentes, visualmente atrativas e interativas. Apesar de oferecer uma das soluções mais completas para desenvolver painéis, são necessários treinamentos e profissionais dedicados a entender a ferramenta a fundo.
Como criar dashboards eficazes?
Criar dashboards para gerenciar suas métricas e KPIs vai ajudar a sua empresa a alcançar mais resultados. Então confira algumas dicas para criar painéis eficazes de acordo com os seus objetivos.
Selecione os melhores dados
Na hora de construir um dashboard, preze por incluir apenas dados úteis e relevantes para a campanha em questão. Nesse momento, menos é mais. Portanto, pense naquilo que sua equipe realmente precisa saber sobre o desempenho das ações implementadas.
Organize as informações de forma hierárquica
O painel de indicadores já é uma maneira de organizar informações de forma coerente, mas para tornar a apresentação ainda mais atrativa visualmente, crie uma hierarquia a partir de elementos gráficos e diferentes tipografias. Assim, os colaboradores poderão focar no que realmente importa.
Use o mínimo de telas possíveis
Um dos intuitos do dashboard é transmitir informações com rapidez, então busque concentrar as informações usando o mínimo de telas possível. Como você já separou as informações mais importantes para o painel, isso não deverá ser um problema.
Evite a poluição visual
Para garantir que o foco do dashboard sejam os dados nele contidos, lembre-se de que – novamente – menos é mais. Então, nada de exagerar nas cores ou elementos para compor a apresentação e procure seguir a identidade visual de sua empresa.
Squads dedicados para alcançar resultados exponenciais
Desenvolver dashboards de marketing digital é uma prática que deveria estar presente no cotidiano de todas as empresas do ramo. Por isso, é importante contar com squads dedicados a acompanhar de perto a performance da sua marca.
A Macfor é especialista em combinar estratégia e criatividade, além de ser destaque e referência em iniciativas na área de Data Science. Aqui, qualquer decisão tomada é baseada em dados.
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