Datas sazonais: ações de marketing digital para vender mais nestes dias
Nos últimos anos, comemorar as datas sazonais se tornou um elemento muito importante na construção de campanhas publicitárias de sucesso. Agora que a prática está consolidada, vamos falar de ações de marketing digital para se destacar da concorrência nessas datas. Com elas, sua empresa pode impulsionar as vendas ainda mais..
Além das datas que já conhecemos, como o Natal, o Dia das Mães e a Páscoa, existem mais dias interessantes no calendário para serem explorados ao iniciar um planejamento de campanha.
Muitas marcas utilizam o marketing sazonal para destacar o seu negócio dos demais e também para oferecer descontos e promoções aos clientes de uma maneira mais atrativa que o normal.
Para você não perder nenhuma oportunidade de aproveitar essas campanhas especiais em seu negócio, apresentamos algumas datas comemorativas e alguns dados em relação a elas para você ter insights e realizar ações sazonais para alavancar vendas em 2022.
Datas sazonais 2022: principais comemorações do segundo semestre
Os calendários sazonais definem uma comemoração diferente a cada dia do ano. Em agosto, por exemplo, além do já conhecido Dia dos Pais, temos também o Dia da Televisão, o Dia do Filósofo e até mesmo o Dia Internacional do Biodiesel.
Há centenas de datas que possibilitam a realização de ações sazonais, mas a grande maioria delas não é tão popular entre as pessoas. Porém, cada segmento deve analisar o calendário para identificar as oportunidades de impulsionar vendas nessas datas e o marketing digital é um aliado fundamental para encontrar e aproveitar essas possibilidades.
Confira as datas que mais geram ações sazonais de sucesso no segundo semestre do ano.
Agosto: Dia dos Pais
Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data que reúne pessoas, propicia momentos de socialização como almoços, jantares, passeios, além de movimentar o varejo com a procura pelos presentes.
Marketing digital para o Dia dos Pais
Este ano, a Macfor, lançou um estudo completo sobre o dia dos pais e os comportamentos de consumo relacionados às ações sazonais deste período.
Entre outros destaques, o levantamento mostrou que 8 em cada 10 brasileiros pesquisam preços vinculados especificamente à data e até buscam por “ideias” de presentes online. Essas pesquisas aumentam muito na última semana antes da data.
Posicionar a sua marca para termos como “ofertas”, “descontos”, “promoções” e até ideias de presentes, sobretudo se o seu segmento inclui produtos e serviços voltados ao público, é garantia de bons resultados com marketing digital.
Setembro: Dia do Cliente
O Dia do Cliente, comemorado no dia 15 de setembro, apresenta grandes oportunidades para fortalecer o relacionamento com os clientes e conquistar novos. As campanhas de marketing digital voltadas para essa data devem focar em ações sazonais por meio das quais as marcas possam demonstrar gratidão e reconhecimento pelo preferência do cliente.
Marketing digital para o Dia do Cliente
O Dia do Cliente é uma data sazonal estratégica, porque ela foi criada, justamente, tendo em vista que setembro é um mês sem momentos que aquecem o varejo.
O próprio responsável por criar a comemoração, afirma que escolheu setembro como mês da data, pois percebeu a falta de datas comerciais nesse período do calendário. Foram dois fatores identificados pelo consultor gaúcho João Carlos Rego que levaram à instituição do Dia do Cliente:
- a falta de uma data para homenagear as pessoas que são a razão de existência de qualquer negócio;
- a falta de oportunidades para movimentar o varejo no mês de setembro.
Assim, o consultor fundou o Dia do Cliente em 15 de setembro, que passou a ser comemorado a partir de 2003 e, depois de vários projetos de lei para sua oficialização, a data é comemorada em todo o país.
Dia do Cliente: dados para vender mais nesta data
Um estudo de marketing digital que pode ser extremamente útil para ajudar as empresas a vender mais em diversos momentos do ano, especialmente, no Dia do Cliente é o Tendências e Insights de e-commerce no Brasil, recentemente lançado pela Macfor.
Embora seja voltado para o varejo online, este estudo analisa o comportamento do consumidor ao longo de todos os meses do ano a partir de um levantamento feito no período de 2016 a 2022. Por isso, é um conteúdo muito rico que permite, inclusive, observar o que mudou no pré e pós-pandemia.
Neste estudo, você encontra informações valiosas como: volume de compras por estado, por mês do ano, ticket médio e até categorias mais procuradas. Acesse aqui.
De forma geral, campanhas de marketing que valorizem os consumidores por meio de facilidades na compra dos produtos que eles mais desejam é uma ótima medida para fortalecer e aumentar sua base de clientes nesta data sazonal.
Outubro: Dia das Crianças e Halloween
O público infantil é um segmento complexo a ser impactado, por isso o Dia das Crianças exige algumas estratégias específicas como manter o foco das campanhas de marketing para essa data nos adultos.
O Halloween também pode ser bem explorado como campanha promocional. Por ser uma data mais temática, a ideia aqui é aproveitar os atributos visuais que ela oferece para realizar ações criativas, envolvendo promoções e cupons de desconto.
Marketing digital para Dia das Crianças e Halloween
O estudo Tendências e Insights de e-commerce no Brasil, que analisa o comportamento de consumo do Brasileiro ao longo do ano num período entre 2016 e 2022 mostra que no período das datas sazonais do Dia das Crianças e Halloween as categorias que atraem o público infantil são mais procuradas. Há também grande elevação na busca por maquiagens.
Veja o levantamento completo e veja o que o consumidor brasileiro mais procura no período dessas datas, assim você pode ter insights para criar campanhas de marketing digital com ROI muito maior que em anos anteriores.
Novembro: Black Friday
Os últimos meses do ano são sempre os mais esperados. Como tradição, algumas pessoas economizam dinheiro durante o ano inteiro para aproveitar as promoções fantásticas que os comerciantes preparam para a época que conta com a Black Friday, uma data sazonal pela qual o consumidor espera, se prepara e passa o ano todo comparando preços.
A Black Friday é conhecida por seus superdescontos, principalmente em produtos ou serviços que costumam ter um valor mais elevado. Aqui, o segredo é apostar em campanhas de varejo e oferecer mais desconto do que o seu concorrente.
Marketing digital para a Black Friday
Esta data sazonal movimenta muito o varejo e, portanto, a melhor estratégia de marketing digital para a Black Friday é destacar a sua marca para as vantagens mais procuradas pelo consumidor neste período.
O Google Trends mostra que as vantagens mais desejadas pelo consumidor na Black Friday são as seguintes e nesta ordem:
- 1º: Promoção;
- 2º: Frete Grátis;
- 3º: Cupom;
- 4º: Desconto.
Evidentemente, os termos de busca relacionados aos benefícios mais procurados na Black Friday geram alta concorrência e as campanhas de marketing digital podem gerar alto custo.
Por isso é importante ter visão estratégica para usar termos mais específicos ao seu público, de modo a impactar quem realmente é relevante para sua marca e ter menos custos nas campanhas CPC.
Veja aqui como melhorar suas campanhas de custo por clique e otimizar o orçamento de marketing digital.
Dezembro: Natal e Ano Novo
No fim do ano, vêm o 13º salário e todas aquelas sensações de mais um ciclo se fechando. Nesse momento, celebrar o Natal e o Réveillon é o foco principal da maioria das pessoas.
Nesse clima, existem também as compras excessivas – aquelas que têm, principalmente, o objetivo de presentear as pessoas, fazer viagens, reunir e proporcionar experiências a familiares e amigos. Nesse período, é essencial oferecer ao cliente promoções diversas, com o desafio de se destacar da concorrência num período ainda mais aquecido que a Black Friday no Brasil.
Marketing digital para o Natal e Ano Novo
Este é o período de maior competitividade para o varejo do ano, por isso, neste momento, você deve usar as ferramentas de marketing digital para conhecer melhor o seu público e ter visibilidade dos seus comportamentos e preferências nessa época especial.
Usar ferramentas como o Analytics e Trends do Google é ótimo para visualizar e se antecipar em relação aos interesses dos seus clientes. Dessa forma, você pode criar campanhas de marketing digital antes que os concorrentes e atrair a atenção do público em períodos em que os custos das campanhas não estão tão altos.
Aqui, também, você pode acessar o estudo de Tendências e Insights de e-commerce no Brasil para ver quais são as vantagens e as categorias mais procuradas no período, o ticket médio das compras, entre outros dados e insights muito importantes para essas datas sazonais.
Como planejar campanhas de marketing digital para datas sazonais?
Confira 3 passos essenciais para que suas campanhas de marketing digital tenham maior destaque que a concorrência.
1 Antecipe-se
Antecipar o seu planejamento é a melhor estratégia para ter sucesso em uma ação sazonal. Não comece a criar as campanhas no começo do mês em que as datas ocorrem. Trabalhar com o tempo reduzido impossibilita que você e sua equipe consigam fazer ações de alto impacto. Por isso, o melhor momento para iniciar seu planejamento sazonal é no começo do ano.
O indicado é mapear todas as datas que podem impactar o seu negócio. Assim, caso você precise alterar alguma ideia ou mudar a sua estratégia de divulgação, haverá tempo de sobra para realizar os ajustes necessários.
Selecione as datas que têm relação com seu público ou que podem, de alguma maneira, alavancar as suas vendas. Aposte nas datas mais conhecidas, mas não se esqueça daquelas que, apesar de não serem tão famosas, podem oferecer bons resultados para o seu negócio.
2 Faça benchmarking
Na tradução literal, benchmarking significa ponto de referência. Ou seja, trata-se de uma análise comparativa das melhores estratégias utilizadas por empresas do mesmo segmento que o seu.
A ideia é que os comerciantes comparem ações, práticas ou estratégias usadas pelos seus concorrentes – diretos ou indiretos – e, com isso, melhorem os processos da sua empresa para conseguir gerar mais lucro.
Aqui, não estamos falando em cópia, e sim da capacidade de buscar as melhores práticas entre as empresas do mercado e adequá-las às peculiaridades do seu negócio. Em outras palavras, é usar o que as empresas fazem de melhor para aplicar na sua operação.
3 Analise o comportamento de mercado
Entender como os consumidores se comportam na hora de tomar uma decisão de compra é uma excelente maneira de definir as melhores estratégias de marketing digital para colocar em prática nas datas sazonais e em qualquer período.
Por isso, é fundamental compreender como eles se relacionam com produtos, serviços, marcas e, principalmente, como fazem suas escolhas. Alguns fatores, como cultura e classe social, são fundamentais para fazer essa análise.
Por meio desse estudo, é possível entender como o consumidor reagiria a determinadas campanhas e passar a usar essa informação a favor do seu negócio.
Conte com uma agência de marketing digital
A Macfor é uma agência de marketing digital especializada em acelerar o desempenho de empresas, através de estratégias totalmente orientadas por dados e criatividade.
Agência Google Partner Premier
Sendo uma das maiores agências de marketing digital do país, a Macfor recebeu o selo Partner Premier 2022 do Google. Essa designação é concedida somente para os 3% dos parceiros do Google que apresentam o melhor desempenho no país. Isso significa que a Macfor alcançou o nível mais alto de performance no Programa Google Partners para Google Ads.
Se precisar de consultoria para iniciar o seu planejamento de marketing digital, conte com a expertise da equipe Macfor.