Deezer conquista número impressionante de seguidores no TikTok em parceria com a Macfor
A Deezer, uma das plataformas de streaming de áudio com maior número de usuários do mundo, registrou um crescimento notável no seu perfil do TikTok em um curto prazo.
A conquista se deu entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023, prazo em que a companhia manteve uma parceria estratégica com a Macfor, agência full service de marketing digital.
Ao longo desse percurso entre 2022 e 2023, a companhia atraiu para sua conta na plataforma de vídeos curtos mais de 50 mil seguidores, o que representou um aumento de mais de 3400% do público da marca no TikTok.
A estratégia para tamanho crescimento seguiu um planejamento de mídias que tinha o diferencial de
combinar ações em mídia orgânica e mídia paga.
A meta de social media da Deezer
Como uma das maiores plataformas de streaming de áudio do mundo, a Deezer tem grande foco no público brasileiro, pois a concorrência dos gigantes pelos usuários do Brasil é bem acirrada já que nós somos um dos públicos que mais consome esses serviços em todo o cenário global, sendo os maiores consumidores da América Latina.
Portanto, em 2022, a Deezer iniciou uma busca por um nova agência de social media e conteúdo que fosse capaz de contribuir na sua meta de contribuir com o planejamento estratégico e execução de conteúdos para todos os canais o Brasil.
Além do desafio de impactar um público tão grande e diversificado como o brasileiro em todos os seus canais de social media ativos no Brasil, a meta da Deezer era iniciar uma estratégia no TikTok e aumentar a base de seguidores e engajamento na plataforma.
Então, de forma geral, a Deezer buscou uma parceria para ter o suporte de criação e estratégia que precisava para gerar crescimento notável em todas as suas redes sociais com ênfase no TikTok.
A parceira escolhida para este projeto foi a Macfor, agência de marketing digital full service devido à sua metodologia que combina dados e criatividade com squads exclusivas formadas por profissionais de exatas e humanas como engenheiros, matemáticos, designers e publicitários.
A estratégia da Deezer no TikTok
A partir da parceria da Deezer com a Macfor, aconteceu um planejamento de mídias para o TikTok da marca no Brasil.
Para definir exatamente o ponto de partida até aàs metas a serem alcançadas, foi realizado
um profundo estudo de benchmarking com a finalidade de analisar seu posicionamento em relação aos seus principais concorrentes para apontar os melhores caminhos para criar e expandir sua presença neste que é um dos nos canais mais usados pelo seu público.
A partir desse panorama, foi identificado o potencial para atrair público, gerar engajamento e aumentar o número de seguidores no TikTok em poucos meses.
Orientada por esses dados, a Deezer iniciou uma campanha com foco em obter novos seguidores no TikTok, combinando estratégias de mídia orgânica e mídia paga da seguinte forma:
- Criação de conteúdo focada no principal público do TikTok: de acordo com dados da Opinion Box, mais de 60% dos usuários do app chinês no Brasil pertencem a geração Z. Portanto, a estratégia de conteúdo da Deezer neste canal, assim como em todas as suas redes sociais, passou a priorizar essa parcela de usuários, adotando a linguagem e os principais formatos que impactam esse segmento do público.
- Estratégia de mídia paga para o TikTok: tendo como base a análise e a seleção das publicações com os melhores índices de performance, a Deezer investiu em mídia paga para públicos estipulados por uma segmentação inteligente para gerar crescimento entre os usuários que fazem mais sentido para a marca na plataforma.
Com um planejamento tático guiado, sobretudo, nos dois pontos apresentados acima, a estratégia seguiu por 3 meses, incluindo os seguintes passos:
- otimizações semanais;
- testes A/B;
- alinhamento de conteúdo orgânico.
Resultados
Em apenas 3 meses com a estratégia em execução, o perfil da Deezer no TikTok saltou de pouco mais de 1470 seguidores para mais de 52 mil, o que representou um crescimento de mais de 3490% no número total de seguidores.
De acordo com Vitória Dias, Multi Digital Media Technical Expert da Macfor, o sucesso da estratégia foi precisamente alinhar a produção orgânica com o planejamento de mídias pagas e manter as otimizações semanais.
Creator exclusiva para a estratégia da Deezer
Especializada em estratégias digitais para enterprises, a Macfor é uma agência full service que atende suas contas com squads exclusivos. Para a Deezer que tinha o grande objetivo de impactar a geração Z no TikTok, a agência contratou uma criadora de conteúdo exclusiva com experiência e, inclusive, um perfil próprio com alto engajamento e influência na plataforma.
O TikTok é a plataforma onde o conteúdo dos streamings de áudio transcende para o audiovisual e viraliza, impactando as tendências de comportamento dos usuários.
Para realizar uma produção de conteúdo de acordo com essas especificidades, Ana Luisa Lokschin passou a integrar o squad de atendimento da Deezer, ela que é especialista em conteúdo sobre música no TikTok, com seu
perfil que tem mais de 32 mil seguidores.
Com grande influência entre o público interessado em música e a geração Z no TikTok, Ana Luísa, atuou na criação de conteúdo da Deezer usando sua experiência como criadora e consumidora da plataforma.
Ela identificou oportunidades para selecionar os conteúdos de artistas que mais geram engajamento, além de aplicar elementos que chamam a atenção em conteúdos de marcas.
“Foi criando e consumindo muito do Tiktok que eu entendi que quanto mais espontâneo pareça o conteúdo, maior é a probabilidade de viralizar”, declara a creator. Por isso, os conteúdos que mais foram relevantes para a estratégia de aumento de seguidores da Deezer no TikTok foram as seguintes:
- Adesão a trends e programação estratégica com vídeos produzidos pela própria Deezer;
- Simplicidade da linguagem e presença das fontes de letras mais usadas;
- Prioridade às práticas que mais geram identificação e proximidade com o público;
- Narração dos textos em voz off para humanizar os conteúdos;
- Interação constante com a audiência nos comentários.
A partir dessa sequência de ações, hoje a Deezer conta com mais de 72700 seguidores na sua conta no TikTok até Maio de 2023.
Parceria Deezer e Macfor
A Deezer contou com a expertise em marketing digital da Macfor, após selecioná-la para atuar nas suas redes sociais devido aos seguintes diferenciais, expostos pela head de comunicação da Deezer Brasil, Polyana Ferrari: “ser uma parceira que nos atendeu estrategicamente, tanto na criação de conteúdos, quanto na análise de dados.
Conheça a Macfor.