O Dia das Mães é uma das datas sazonais mais aguardadas do ano, principalmente para o comércio. De qualquer forma, esse período representa uma oportunidade também para os profissionais por trás das grandes campanhas. Saiba mais!
Dia das Mães 2021: 9 de maio
Uma das datas mais importantes do país, o Dia das Mães foi fortemente atingido por conta da pandemia no ano anterior. Entretanto, apesar do cenário ainda ser desafiador, as expectativas para 2021 são positivas. Isso ocorre por conta de muitas empresas terem concluído seu processo de migração para o mundo digital.
Nesse sentido, as possibilidades expandem ainda mais quando se trata do setor de e-commerce. Consequentemente, há muito mais espaço para ações de marketing digital desempenharem uma performance excelente durante o período.
O dia 9 de maio está próximo! Portanto, chegou a hora de aplicar estratégias assertivas e assim alcançar os resultados esperados. Confira a seguir os principais dados sobre o Dia das Mães, além de passos importantes para consolidar suas práticas digitais.
Dia das Mães 2020: faturamento
Um dos principais interesses em torno do Dia das Mães refere-se ao faturamento esperado para a data. Mesmo em meio à crise causada pelo coronavírus, houve um aumento de 117% em comparação ao mesmo período em 2019, de acordo com um relatório da Social Miner. Os dados ainda apontam que aproximadamente 65,2% dos consumidores realizaram suas compras via computador no ano passado.
Por conta disso, é possível concluir mais uma vez que investir em campanhas para lojas virtuais é a grande aposta para 2021. Através do monitoramento para e-commerce, é possível entender melhor o comportamento do seu público-alvo e definir as melhores práticas a partir disso.
O segredo para uma campanha de sucesso é a antecipação
Para superar expectativas, é importante estruturar qualquer ação com antecedência. Afinal, a maioria das pessoas costuma começar a buscar presentes por volta de um mês antes do Dia das Mães – cerca de 62%, de acordo com o mesmo relatório.
Quando se trata de datas sazonais, é essencial contar com um calendário e desenvolver o planejamento estratégico para seus clientes antes mesmo do mês de abril. Além de otimizar tempo, você pode oferecer a garantia de resultados de alta performance.
Compras de última hora: categorias para ficar de olho no Dia das Mães
Apesar da antecedência ser um fator essencial para uma ação de sucesso, você também deve levar em conta que muitos consumidores acabam deixando as compras para a última hora. Por isso, é interessante explorar insights relacionados ao gatilho de urgência para atrair essas pessoas.
No entanto, por conta da pandemia, as compras online ganharam força. Por isso, é necessário assegurar aos clientes finais que o presente será entregue a tempo. Tenha em mente o limite de até 15 dias antes da data para garantir o máximo de conversões.
As categorias mais queridas para presentes de Dia das Mães exercem um papel fundamental nesse tipo de compra, como joalheria, floricultura e varejo fashion. Então, se você atende um cliente de algum desses segmentos, dedique-se ainda mais para construir campanhas eficientes.
Dia das Mães: 5 dicas para vender mais com suas ações
O Dia das Mães perde apenas para o Natal, em termos de impacto para o varejo. A seguir, conheça algumas das principais dicas para planejar suas ações e vender mais.
1. Comece pela seleção de produtos e serviços
O planejamento de uma campanha bem-sucedida começa na seleção de produtos e serviços que estarão em destaque durante a ação. É importante avaliar o quanto a marca contempla de fato o Dia das Mães para encontrar as melhores alternativas. A depender do caso, postagens institucionais na data cumprem bem o papel.
2. Prepare a loja, o site e as redes sociais
Qualquer período de grande movimentação no comércio exige equipes e sistemas preparados para o alto volume de vendas. A principal dica nesse caso é reforçar o atendimento, além de caprichar no conteúdo para redes sociais.
3. Fuja dos clichês
Atualmente, é imprescindível fugir dos clichês e estereótipos relacionados à maternidade. Em outras palavras, o ideal é encontrar um equilíbrio, para não correr o risco de resumir nenhuma mulher ao seu papel enquanto mãe. Pense especialmente em suas clientes para desenvolver um conteúdo que converse com a persona.
4. Organize a logística e o estoque
Lembre-se de que é fundamental cumprir as suas promessas, principalmente quando se trata de prazo. Revise todos os processos de logística e aproveite para fortalecer seu estoque para a data. Assim, a chance de decepcionar clientes será menor.
5. Invista em diferenciais para cativar seu público
Todas as marcas estão em busca de aumentar suas vendas nesse período, então aposte em diferenciais para se destacar. Alguns exemplos são brindes, guias ou quizzes sobre presentes para ajudar os indecisos de plantão, além de cupons.
Para turbinar sua estratégia digital, é válido convocar seus clientes a participar de suas campanhas, com menções da sua marca nas redes sociais ou através de hashtags temáticas.
Consultoria digital para alcançar resultados exponenciais
Obter resultados únicos nessa época tão importante não precisa ser complicado. Afinal, os principais segredos para vender mais no Dia das Mães são o planejamento e a criatividade. Se você busca acelerar seu desempenho durante as datas sazonais, conte com uma consultoria de marketing digital full service.
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