Dia do consumidor 2023: quais serão as maiores tendências deste ano
O mês de março, geralmente, é um período de ressaca para o consumo no Brasil. Grande parte das pessoas está se recuperando dos gastos realizados no Carnaval e se fazendo economias para a Páscoa, que é um próximo feriado com oportunidade para viagens e encontros. Por isso, o Dia do Consumidor no dia 15 de março se encaixa muito bem no calendário comercial brasileiro.
Mesmo em um ano em que uma das principais tendências de consumo é ter mais cautela e ser muito exigente antes de tomar a decisão de compra, as expectativas para o Dia do Consumidor 2023 são boas.
A Shopee fez um levantamento dos dados da sua plataforma global de e-commerce e constatou que 45% dos consumidores têm a intenção de realizar alguma compra na data que se aproxima. O investimento por pessoa também é bem relevante, já que a pesquisa mostrou que a média em compras será de R$250.
Confira o que esperar do Dia do Consumidor 2023 e como aproveitar a data para atrair e fidelizar clientes.
O que você verá neste artigo
- Dia do Consumidor: saiba mais sobre a data
- Dia do Consumidor 2023: principais tendências de compras
- Principais categorias do Dia do Consumidor 2023
- Comportamentos para o Dia do Consumidor 2023
Dia do Consumidor: saiba mais sobre a data
Sendo um match tão ideal no calendário comercial brasileiro, alguns nem imaginariam que a data não tem origem aqui. O Dia do Consumidor foi instituído em 1962 nos Estados Unidos no período do governo do presidente John F. Kennedy. ,
Sua origem, no entanto, não foi diretamente comercial: o governo americano instaurou a data para declarar que os direitos dos consumidores deveriam ser protegidos e que cada um deveria ter consciência de todos os seus benefícios e responsabilidades ao realizar uma compra.
De lembrar os consumidores de seus direitos, o principal objetivo da data passou a ser encorajar o público a comprar mais por meio de promoções, o que vem dando certo há mais de seis décadas.
Dia do Consumidor 2023: principais tendências
É interessante observar que, apesar de não ser uma data comemorativa como a própria Páscoa e o Natal, ou até mesmo uma data com bastante buzz como a Black Friday, as buscas por “Dia do Consumidor” na internet chegam a volumes altos durante todo o mês de março. Isso ficou evidente em um estudo sobre a Black Friday e outras datas comerciais realizado no ano passado. Veja aqui.
Apesar de ser uma data que gera bastante interesse, o Dia do Consumidor não gera um volume de busca tão alto quanto a Black Friday e o Prime Day, por exemplo.
Mas tornando a olhar para a pesquisa da Shopee, que é bem pertinente, uma vez que os e-commerces são grandes beneficiados pelas datas comerciais, é possível identificar um considerável aumento na média de gastos: mais de 18%.
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Principais categorias do Dia do Consumidor 2023
De acordo com os dados, esse aumento na média de gastos para o Dia do Consumidor significa que o ticket médio investido na data era de R$218 no ano passado e subiu para R$250 este ano. Agora, confira as categorias pelas quais o consumidor está disposto a pagar mais em 2023.
As categorias que mais cresceram no interesse do cliente para o Dia do Consumidor 2023 são:
- Eletrodomésticos;
- Eletrônicos;
- Cozinha;
- Decoração;
- Vestuário feminino;
- Calçados.
Dentro dessas categorias, os produtos pelos quais o consumidor está disposto a pagar mais caro são celulares, acessórios para smartphones, eletrodomésticos e itens de informática. Um cenário bastante comum em outras datas comerciais também.
Para a primeira data estritamente comercial de 2023, contudo, é importante lembrar quais serão as fortes tendências de comportamento do consumidor este ano. Nós apresentamos as 5 principais tendências de consumo aqui.
Comportamentos para o Dia do Consumidor 2023
Os marketplaces online devem ser os espaços de maior procura para compras no Dia do Consumidor 2023, uma vez que, além de facilitar o processo de vendas, eles permitem pesquisas mais fáceis e aprofundadas sobre cada produto.
Neste ano em que a inflação segue alta e o consumidor se mantém rigoroso e exigente fica claro por que os marketplaces são as principais escolhas. De acordo com o levantamento da Shopee, 75% dos usuários só pretende comprar algo após uma comparação detalhada de preços;
As comparações nem são somente entre marcas. Os consumidores, atualmente, comparam preços que viram em datas comerciais anteriores com as atuais.
Portanto, prepare-se para criar promoções muito atraentes para o cliente no Dia do Consumidor 2023 e, principalmente, oferecer experiências de compra online.
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