O Dia dos Namorados 2020 está chegando e muitos casais já estão em busca de presentes para celebrar a data. No entanto, diante da pandemia e da quarentena, que impôs o fechamento dos shoppings e do comércio de rua, muitos empreendedores não fazem ideia de como conseguir chamar a atenção de seus clientes e atraí-los para comprarem os seus produtos.
Neste cenário, mesmo que de maneira não-profissional, alguns estabelecimentos já possuem loja virtual, porém as estratégias no ambiente online são bem diferentes de uma simples incrementada na vitrine. Para aqueles que já fizeram a transformação digital há mais tempo, o momento promete trazer bons frutos.
Mesmo frente à crise, o setor espera um faturamento de R$ 2,96 bilhões para a próxima data comemorativa. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de vendas no comércio eletrônico para o Dia dos Namorados 2020 é de uma alta 18%, entre os dias 25 de maio e 12 de junho, em comparação com o mesmo período de 2019. A entidade projeta um total de 9,76 milhões de pedidos, sendo R$ 303,00 o valor previsto para o tíquete médio das compras.
Dicas valiosas
Para ajudar os comerciantes de plantão, separamos dicas valiosas de como usar o marketing digital para conquistar clientes e, consequentemente, como vender mais no Dia dos Namorados 2020.
Se você está pesquisando uma estratégia para o Dia dos Namorados 2020 e está com medo de perder essa oportunidade, não precisa se desesperar. Ainda dá tempo de preparar sua loja virtual para alcançar excelentes resultados nesta data. Confira!
Mas por que 12 de junho é Dia dos Namorados?
Diferente de países europeus e dos Estados Unidos, que comemoram o Valentine’s Day, também conhecido como “Dia de São Valentim”, em 14 de fevereiro, aqui, em terras tupiniquins, celebramos o Dia dos Namorados, sempre no dia 12 de junho.
De acordo com a história, São Valentim foi um padre romano que defendeu o casamento em tempos de guerra. Ele considerava o matrimônio um rito sagrado e, contrariando as leis da época, passou a realizar casamentos escondidos, motivo que levou à sua condenação de morte.
Quando preso, apaixonou-se pela filha do carcereiro. No dia de sua execução escreveu à moça, assinando a carta como “do seu Valentim”. Logo, deu-se origem à prática do envio de cartas para a pessoa amada nesta data. Somente em 496 d.C., o papa Gelásio instituiu a data, 14 de fevereiro, como o Dia de São Valentim, denominando-a símbolo dos namorados.
No Brasil
No entanto, aqui no Brasil, desde 1948, o Dia dos Namorados é celebrado às vésperas do Dia de Santo Antônio, em 12 de junho. Apesar de parecer ter alguma relação romântica com o santo casamenteiro, o motivo real é exclusivamente comercial.
A ideia de comemorar o “Dia dos Namorados” surgiu do publicitário João Dória, pai do governador atual de São Paulo. Na época, ele era dono da Standard Propaganda, uma agência que foi contratada para melhorar o resultado das vendas em junho da loja Exposição Clipper.
O mês de junho era conhecido por ter uma queda nas vendas do varejo. Logo, a iniciativa serviu de alavanca para ganhar adesão do mercado. A primeira campanha publicitária do Dia dos Namorados dizia: “Não é só com beijos que se prova o amor!”. Outro slogan utilizado na época foi: “Não se esqueçam: amor com amor se paga”.
Na ocasião, a Associação Paulista de Propaganda julgou a propaganda como a melhor do ano. Logo, no ano seguinte, outros varejistas aderiram ao movimento, que pouco tempo depois tornou-se uma comemoração nacional.
Atualmente, o “Dia dos Namorados” é considerado uma das principais datas do comércio brasileiro, figurando ao lado de datas como o Dia das Mães, Natal e, recentemente, a Black Friday.
Como preparar o seu e-commerce para o Dia dos Namorados 2020?
Agora que você já sabe a história dessa data comemorativa, prepare-se para deixar tudo pronto para aumentar as suas vendas no período. Apesar de ter pouco tempo pela frente, basta você se organizar e correr atrás para fazer tudo o que precisa ser feito. Confira as dicas que preparamos para você!
Avalie os resultados do ano anterior
Se no último ano você já fez algum tipo de campanha digital para atrair os apaixonados, o ideal é começar com uma profunda análise dos dados das ações que foram feitas anteriormente. Isso irá lhe ajudar a entender o que trouxe mais engajamento e conversão para o seu e-commerce.
Depois de interpretar os dados responsáveis pelo incremento nas vendas, identificar quais foram os produtos mais procurados e entender quais foram os principais erros cometidos anteriormente, é hora de arregaçar as mangas e elaborar as estratégias que irão ajudá-lo a conquistar o coração de seus clientes no Dia dos Namorados 2020.
Entenda o perfil do cliente
Em um período em que o contato físico está limitado e frente ao cenário desafiador da nossa economia, lembre-se que muitos clientes estão migrando do varejo físico para os canais online. Isso lhe dá uma grande vantagem, pois a procura pelo seus produtos deve ser superior a dos anos anteriores.
No entanto, como alguns desses consumidores nunca compraram pela internet ou realizaram poucas compras no ambiente online, é preciso estruturar a jornada de compra do site de uma maneira intuitiva. Além de criar um espaço para que ele possa esclarecer suas dúvidas, seja por meio de chat ou por uma página de perguntas e respostas.
Lembre-se da importância de se reinventar, afinal, neste ano, o comportamento do seu consumidor será diferente dos anos anteriores. É preciso criar uma conexão social com ele, além de propiciar experiências cada vez mais afetivas. A maneira como você enfrentará este momento de crise, poderá influenciar diretamente na construção de um relacionamento com seu novo consumidor.
Descreva detalhadamente seus produtos
Você já sabe que algumas categorias de produtos são campeãs de procura neste período. Os apaixonados fazem de tudo para agradar o seu parceiro escolhendo presentes como eletrônicos, livros, perfumes, roupas, etc. Normalmente, quem compra o produto prefere manter segredo sobre sua escolha e mantém um certo mistério em relação ao que será escolhido.
Surpresa! É essa a reação que o amante espera encontrar ao presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados 2020. Por isso, tenha em mente que quem comprará o seu produto na maior parte das vezes, não o usará. A compra será feita por quem, não necessariamente, entende daquilo que está comprando. Logo, invista tempo descrevendo o produto detalhadamente. Quanto mais informações, maiores são as chances de você conquistar o comprador.
Defina a precificação de suas ofertas
Em nosso país, é muito comum os comerciantes alterarem o valor de seus produtos em períodos sazonais. Lembre-se: o consumidor de hoje é muito antenado. Para conquistar o seu cliente, use transparência. Ao escolher os produtos que entrarão em oferta, avalie se isso trará efetivamente alguma vantagem ao consumidor e se isso não lhe dará prejuízos.
Definida a clareza dessas vantagens, utilizando estratégias de cross-sell, coloque essas ofertas em destaque no site. Tente relacionar a compra desses produtos sugerindo outros que sejam complementares, ou seja, monte combos de itens parecidos para serem adquiridos juntos. Por exemplo, coloque um hidratante junto a um sabonete líquido ou uma loção pós-barba com um perfume.
Aqui vale pensar também na criação de cupons de descontos, bem como estabelecer descontos progressivos. Imagine que na compra de um produto seu cliente ganhará 5% de desconto, na compra de dois, 10%, e assim sucessivamente. Isso, além de aumentar o volume da compra, tende a elevar o valor do ticket médio de sua loja no Dia dos Namorados 2020.
Organizar e controlar o seu estoque
Invista em um software de controle de estoque. Ele poderá ajudá-lo, em tempo real, a organizar a entrada e saída dos seus produtos. Além disso, algumas lojas virtuais não mantém mais estoques para venda de mercadorias. Isso é bastante arriscado num período como este. As vendas em datas comemorativas acontecem não apenas na sua loja, mas também nos concorrentes. Se vocês usarem o mesmo distribuidor, isso poderá acarretar na ausência de produtos e o seu cliente ficará muito frustrado por não receber sua compra.
Outra dica bacana é observar o histórico de vendas do ano passado. Veja quais produtos foram mais comprados e reforce a aquisição deles. Em função da crise, os produtos mais baratos e personalizados poderão chamar mais a atenção de seus clientes no Dia dos Namorados 2020.
Dê atenção à logística
Se você quer conquistar os seus clientes e sua intenção é fugir de reclamações, evite atrasos de entrega. Se você normalmente utiliza os Correios, pense em ter como alternativa uma parceria com transportadoras ou com uma rede de entregadores rápidos. Isso poderá ajudá-lo a absorver todos os pedidos de compra de última hora e permitirá que entregue tudo no tempo combinado.
O cliente não se importa em ter que pagar mais pelo frete, desde que isso lhe garanta o recebimento do produto em tempo hábil para surpreender a pessoa amada.
Agora, invista em Marketing Digital
Depois de estruturar tudo no seu e-commerce para receber os apaixonados nesta semana romântica, chegou a hora de buscar esses clientes na rede. Para isso, confira algumas estratégias matadoras que sugerimos a seguir:
Crie landing pages e hotsites exclusivos para o Dia dos Namorados 2020
Se o seu objetivo é atrair os namorados, casados e amantes de plantão, invista em artes que valorizem o amor. O clima de romance nesta semana estará no ar e você, sem dúvidas, precisa ressaltar isso na sua comunicação.
Dado o tempo curto que terá pela frente, o ideal é investir em banners e em pop-ups temáticos. Eles levarão menos tempo para ficar prontos, mas se tiver algum designer que possa ajudá-lo com isso, faça um hotsite exclusivo para o Dia dos Namorados 2020.
Lembre-se de incrementá-los com imagens e mensagens sedutoras e apaixonantes, ressaltando os produtos que quer destacar. Aproveitar esse espaço para mostrar as novidades personalizadas e exclusivas de sua loja pode funcionar muito bem, além de valorizar as ofertas mais atrativas que seu e-commerce tem para oferecer.
Invista em mídias pagas
As redes sociais são uma ótima vitrine. Para aumentar suas chances de conquistar o seu cliente no Dia dos Namorados 2020, aproveite as redes sociais e invista em mídias pagas. O uso de Facebook Ads poderá ajudá-lo a impactar quem deixou para comprar o presente do seu amor na última semana. Boa parte das compras já acontecem pelo celular, se seu cliente for impactado usando as redes sociais, você tem grandes chances de vender seus produtos.
Outra estratégia essencial é o remarketing. Principalmente se você ainda não fez nenhum anúncio até agora. Lembre-se, é hora de alcançar o seu público indeciso onde ele estiver. Invista nisso, pode valer muito a pena.
Crie novos canais de comunicação
De acordo com o estudo recente “Seasonal Insights – Dia dos Namorados”, Brasil – Estudo comissionado pelo Facebook IQ e realizado pela Bridge Research em 2020, 62% dos pesquisados conversam com amigos sobre o Dia dos Namorados pelo WhatsApp. Logo, este aplicativo tem atraído, e muito, a atenção dos consumidores, figurando como um novo canal de comunicação entre lojistas e clientes, digamos, um canal de vendas.
Com a pandemia, o app tem auxiliado muitos comerciantes na conclusão de suas vendas e ganha cada vez mais força entre os consumidores, além de ser uma ótima opção de compartilhamento entre os amigos. Uma estratégia que pode dar certo é direcionar os seus anúncios para o canal do WhatsApp. Lá, o seu cliente poderá esclarecer dúvidas e concluir suas compras.
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