Seja pela popularização do e-commerce ou até mesmo pela pandemia, que obrigou diversos negócios a migrarem para a internet, é indiscutível que o marketing e vendas andam juntos.
Apesar de a conversão não ser o único objetivo das estratégias digitais, elas certamente contribuem para aumentar o faturamento da sua empresa. Afinal, o marketing é o setor responsável por desenvolver as melhores práticas para cada etapa da jornada do cliente. Entenda mais a seguir.
Qual a diferença entre marketing e vendas?
Embora os setores caminhem lado a lado e os seus resultados dependam um do outro, os conceitos são distintos. De qualquer forma, conhecê-los garante uma atuação eficaz de ambas as áreas em prol do sucesso da empresa.
Enquanto o marketing é capaz de identificar e satisfazer as necessidades do consumidor, através da antecipação de tendências e de estudos sobre o mercado, as vendas têm a função de lidar diretamente com o lead gerado. Ou seja, o potencial cliente para o seu produto ou serviço.
Basicamente, o marketing é definido por tudo o que uma empresa faz para entender desejos, atrair e reter clientes. Seja por meio de propaganda, práticas digitais ou ações focadas em relacionamento, a área auxilia o planejamento estratégico de uma marca. Assim, fica mais fácil alcançar os objetivos estabelecidos e consolidar o negócio no mercado.
Quem trabalha com vendas, por outro lado, é responsável por entrar em contato com as pessoas que foram atraídas pelas ações da marca para transformar um lead em prospect, ou seja, fechar negócio.
Marketing e vendas: qual a relação entre eles?
Todas as etapas que antecedem a venda dependem das ações estratégicas desenvolvidas pelo marketing. Do mesmo modo, a habilidade de usufruir de oportunidades de negócio no momento certo propicia uma abordagem eficaz para atrair o consumidor.
A área comercial, após uma campanha bem-sucedida, continuará próxima ao cliente para assegurar um bom relacionamento e, assim, aumentar as chances de prospecção.
Dito isso, a relação entre os setores é o propósito por trás das suas respectivas atuações: compreender e lidar com as necessidades e desejos do consumidor. Portanto, um setor não alcança o seu máximo desempenho sem haver a atuação do outro.
Uma empresa precisa de ações estratégicas para cada etapa da jornada – o funil de vendas. Do mesmo modo, de nada adianta se dedicar às campanhas quando o time comercial não está preparado ou qualificado para convencer os clientes a tomar decisões.
Aliás, é importante ressaltar que, por mais que algumas negociações tomem mais tempo, como é o caso do marketing B2B, é dever dos vendedores agir com rapidez, persuasão e perspicácia, aproveitando todo o impacto gerado pelo marketing para não perder a venda.
4 dicas para integrar marketing e vendas
A essa altura, é fácil concluir que marketing e vendas, apesar de independentes, devem estar sempre alinhados para que a sua empresa cresça. Por isso, separamos 4 dicas para integrar os setores que vão te ajudar a turbinar as suas estratégias.
- Promova integração entre as áreas
Para garantir uma atuação conjunta eficaz, é importante reunir os times periodicamente, promovendo a troca de informações relevantes acerca do que vem sendo feito. Dessa maneira, diferentes profissionais podem agregar conhecimentos e insights valiosos.
- Estipule objetivos mensuráveis
Tão importante quanto incentivar a comunicação entre as áreas é definir objetivos com clareza, para que ambas continuem caminhando na mesma direção, independentemente das diferentes práticas de cada setor.
- Sempre se baseie em dados
Combinar marketing com dados é uma prática que tem muito a contribuir para qualquer negócio. Através da coleta e da análise, cujos resultados podem ser disponibilizados em dashboards digitais, todos os setores envolvidos nas estratégias terão conhecimento do que realmente funciona.
- Use a tecnologia a favor do seu negócio
Sabendo da importância das duas áreas para o sucesso de sua empresa, todos os dados referentes a leads e prospects devem ser compartilhados. É nesse momento que a tecnologia surge com softwares para automatizar processos, compartilhar ideias e facilitar fluxos de trabalho que envolvem o marketing e o time comercial. Use-os sem moderação!
Descubra os impactos dessa dupla imbatível na prática
Aumentar a receita da sua empresa e trabalhar em sinergia para alcançar resultados surpreendentes: essa é uma das principais vantagens de trabalhar com os setores de marketing e vendas alinhados.
Porém, o segredo por trás das melhores escolhas para ambas as áreas vai além de definir objetivos em comum. Para encontrar a fórmula perfeita para o seu negócio, é importante contar com especialistas em transformar ações de marketing digital em vendas.
Através da implementação de práticas orientadas para cada etapa do funil de vendas, garantir que o seu cliente tome a decisão certa na hora de fechar negócio não será mais um desafio. Mas como realizar esse planejamento?
Primeiramente, usando os dados para basear qualquer escolha – e não suposições. Além disso, é importante dedicar esforços para desenvolver estratégias de Inbound Marketing, SEO, CRM e marketing de relacionamento, a depender das necessidades do seu negócio.
Para vender mais e acelerar o seu desenvolvimento no mercado, conte com squads dedicados para realizar um diagnóstico preciso da sua marca. Assim, você vai descobrir na prática como marketing e vendas podem, e devem, trabalhar juntos.
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