Ao pensarmos no mundo digital, é natural que pareça um enorme desafio acompanhar tendências e aproveitar micromomentos para alcançar mais relevância no meio. Por isso, preparamos um guia definitivo, voltado para multinacionais, que vai otimizar a sua produção de conteúdo para redes sociais.
Se você quer descobrir como desenvolver um plano estratégico eficaz e assim se destacar da concorrência, venha aprender conosco para crescer de forma expressiva.
A importância das redes sociais para multinacionais
Apesar de as multinacionais estarem presentes na rotina das pessoas, as empresas e multinacionais em solo brasileiro ainda estão atrasadas na transformação digital em relação às de outros países da América Latina. Por essa razão, ainda encontramos negócios que consideram o investimento em marketing um custo, e não um caminho estratégico para aumentar conversões e consolidar ainda mais a marca no ambiente virtual.
Nesse sentido, as redes sociais exercem um importante papel que facilita a entrada ou a manutenção dos gigantes do mercado nesse meio. Afinal, quando comparadas a mídia offline, elas permitem mensurar resultados com mais precisão e alcançam um público muito maior.
Chegou a hora de reconhecer que as estratégias digitais são a principal ferramenta para aumentar o seu alcance. Ao investir na criação de conteúdo para redes sociais, através de ações precisas e profissionais qualificados, o seu negócio será capaz de fornecer conteúdo relevante e entretenimento para a audiência – e garantimos que esse é um caminho repleto de possibilidades de crescimento.
Os benefícios das redes sociais para as empresas
Um bom planejamento para redes sociais atrai potenciais clientes, além de fidelizar os que já existem em sua base. Por meio de postagens embasadas em dados e um olhar atento para os principais assuntos do momento, a marca fortalece sua autoridade e sua presença digital.
Esses são apenas alguns dos benefícios de investir nessas ferramentas poderosas, a fim de potencializar o sucesso de multinacionais na internet. Além disso, as estratégias de Social Media também são responsáveis por:
- fornecer um espaço para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente;
- permitir a coleta de dados e métricas para a construção de relatórios;
- possibilitar a presença da marca em diferentes canais de comunicação;
- agregar personalidade na comunicação corporativa;
- promover o aumento de alcance, popularidade e engajamento.
Principais cuidados nas redes sociais
Vale ressaltar que, do mesmo modo que as práticas voltadas para as redes sociais podem fortalecer o seu negócio, o contrário pode ocorrer. Em termos de imagem, é importante estar ciente de que qualquer conteúdo compartilhado na internet dificilmente será esquecido pelos usuários.
Multinacionais não podem, de forma alguma, colocar sua reputação em risco. Portanto, reforçamos a importância de planejar qualquer ação B2B de forma estratégica.
A bíblia de conteúdo para redes sociais: o guia definitivo
O planejamento é uma etapa fundamental quando se trata de redes sociais para empresas, pois é ele que garante a previsibilidade necessária para implementar as melhores estratégias.
Da mesma forma, entender objetivos e traçar possíveis caminhos para alcançá-los possibilitam a projeção de resultados. Como resultado, você ganha tempo para garantir conteúdos únicos e criativos para os clientes.
Conheça a seguir o guia definitivo de produção de conteúdo para multinacionais e aproveite ao máximo cada dica para turbinar as suas ações digitais.
- Defina objetivos
Antes de tudo, estabeleça as metas que a sua equipe deseja ou precisa alcançar, de acordo com as expectativas do cliente. Desse modo, é possível mensurar o sucesso de suas campanhas e provar o retorno sobre o investimento (ROI), quando positivo.
A partir de três metas, que podem contribuir para toda a estratégia digital de uma empresa, já se pode iniciar o planejamento. Nesse momento, mais do que definir um número de seguidores como principal objetivo – por se tratar de uma métrica de vaidade –, defina junto a outros times metas relacionadas a número de leads, referências web ou taxa de conversão, por exemplo.
- Descubra o que vem sendo feito
Antes de iniciar com novas estratégias de conteúdo para redes sociais, avalie o que vem sendo feito para descobrir o que funciona e aquilo que deve ser aperfeiçoado. Analisar a presença digital de uma marca, principalmente em relação aos concorrentes, traz mais oportunidades para produzir conteúdo de acordo com os propósitos do negócio.
Nesse momento, é possível identificar em quais canais o público da marca está mais ativo, determinar quais contas precisam ser atualizadas ou excluídas e até descobrir se existem contas falsas utilizando o nome da empresa, para tomar as devidas providências.
- Busque inspiração ao máximo
Para superar as expectativas dos usuários, manter-se criativo é essencial. Por isso, busque inspirações constantemente, observando concorrentes e referências. A ideia não é realizar cópias, mas aprimorar o que outros perfis fazem através de perspectivas que ainda não foram exploradas.
Alguns exemplos incluem destacar os diferenciais da marca, fortalecer o relacionamento com o cliente e, principalmente, encontrar maneiras de compreender a linguagem do público e fazer parte do dia a dia dele nas redes sociais.
- Crie um calendário editorial
Com o intuito de prever cenários e planejar ações assertivas para cada momento, é recomendável criar um calendário editorial da produção de conteúdo para redes sociais. No plano de marketing voltado para o setor, são estabelecidos fatores como o tom de voz para cada canal e o tipo de conteúdo, a frequência de postagens, os responsáveis pela criação e as principais estratégias de impulsionamento.
No calendário, deve-se levar em conta as datas sazonais, além de definir espaços para conteúdos criados a partir de micromomentos. Isso porque, no meio digital, o timing para aproveitar os assuntos mais comentados é um recurso indispensável para alcançar notoriedade e conquistar o público.
- Teste e avalie as suas estratégias constantemente
No marketing digital, de nada adianta aplicar as melhores técnicas se você não puder comprovar a sua eficácia a partir dos dados. Sendo assim, o monitoramento é uma prioridade dentro de uma estratégia de Social Media, porque permite que as ações sejam continuamente aperfeiçoadas, substituídas ou eliminadas de acordo com sua performance.
Produzir conteúdo para multinacionais não precisa ser um desafio
De fato, não há fórmula mágica para que multinacionais produzam conteúdo para redes sociais. Porém, junto a um planejamento estratégico, outras recomendações podem melhorar ainda mais a performance de empresas nessas redes – muitas delas são mais simples do que você imagina. Confira!
- Frequência: descobrir a quantidade ideal de publicações em cada rede social contribui para alcançar os resultados desejados.
- Reaproveitar conteúdos: aproveite os conteúdos com maior engajamento e reutilize os seus principais pontos para produzir novas postagens.
- Potencialize o seu alcance: turbine as suas estratégias com apoio de ações com influencers ou até mesmo buscando envolver a sua audiência, através do uso de hashtags ou unbranded content, por exemplo.
- Busque parcerias: grandes empresas certamente podem contribuir para as ações uma da outra, então é válido buscar parcerias para fortalecer a sua presença digital.
Se você chegou até esse artigo, provavelmente tem um grande interesse em explorar o potencial das redes sociais para multinacionais. Tanto para empresas B2C, que lidam com o público comum, quanto para negócios B2B, ou seja, que vendem para outras empresas, existem inúmeras possibilidades de crescimento.
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